Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 6767 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • Certo
    • Errado

Na Educação Infantil, o Professor pode promover aos seus alunos uma vivência adaptada de fazer um desenho animado. Esta vivência educativa pode ser corretamente classificada como uma experiência do seguinte campo da formação humana:

Com relação à aquisição dos marcos de desenvolvimento da audição e linguagem de uma criança com vinte e quatro meses, constitui um sinal de alarme (risco) no desenvolvimento infantil:

Considerando que brinquedos e produtos educativos e pedagógicos auxiliam no desenvolvimento das crianças, observe e analise a imagem e a descrição a seguir:

E, de forma específica, o brinquedo / objeto demonstrado possibilita o seguinte objetivo de aprendizagem:

Para desenvolvimento da escola é importante que haja comunicação da escola com os pais e a comunidade é frequente. No contexto do “clima escolar” essa caracterização pode ser corretamente associada ao seguinte requisito:

A palavra currículo tem origem no termo latino scurrere, que significa “curso” ou “pista de corrida”. É assim com o currículo escolar. Na escola, ele precisa ser revisado constantemente, até como forma de manter sua eficiência e coerência diante de mudanças ou problemas que eventualmente apareçam. Ele precisa ser um caminho norteador do planejamento pedagógico. O currículo escolar deve se basear:

Ao rompimento intencional da divisão que existe entre as disciplinas curriculares, como estratégia de ensino, dá-se o nome de:

Perceber-se como parte do ambiente em que vive, entendendo que suas atitudes influenciam o meio ambiente. Repensar atitudes, tornando-se mais consciente da relação entre os seres vivos, são objetivos imprescindíveis para o desenvolvimento de aulas que abordem o(a):

Diferentemente de quando a informação se restringia aos livros, hoje ela está disponível na palma da mão, nos aparelhos celulares dos estudantes. O acesso foi amplificado com a internet, então a questão, agora, é qualificar o uso desses dados. Acessar informações e compartilhar com o professor já não é suficiente. Nesse contexto, uma habilidade necessária que precisa ser desenvolvida nas salas de aula, é o(a):

Campello (2014) nos informa que as “traduções realizadas por Surdos no Curso de Letras Libras EaD e as interpretações realizadas por Surdos de uma língua de sinais internacional (ASL ou LSI) apresentam características específicas que as diferenciam das traduções e interpretações realizadas pelos intérpretes de Libras”. Analise os itens abaixo, referentemente à atuação do tradutor/intérprete surdo, e assinale a alternativa correta. I. Faz tradução de livros didáticos, provas de processos seletivos e editais. II. Realiza interpretação simultânea do par linguístico português/Libras em contextos de conferências e palestras. III. Interpreta sinais internacionais (SI) para a língua de sinais francesa (LSF). IV. Traduz textos acadêmicos do português para a escrita de sinais. V. Faz interpretação intralingual (sinais caseiros/gestuais) em contextos jurídicos.

Fonemas e morfemas se diferenciam porque:

A atividade do intérprete surdo de Libras iniciou por volta de 1875, na sala de aula do Imperial Instituto de Surdos Mudos. Assinale a alternativa em que conste o nome de uma pessoa surda que fazia o papel de “repetidor” nessa época.

A respeito da profissão de tradutor e intérprete de Libras, identifique quais itens completam a frase abaixo e assinale a alternativa correta.

A Lei n. 12.319, de 1º de setembro de 2010, que regulamenta a profissão de tradutor e intérprete da Libras, institui, em seu art. 7º, que o intérprete deve exercer sua profissão com rigor técnico, zelando pelos valores éticos a ela inerentes, pelo respeito à pessoa humana e à cultura do surdo e, em especial:

I. pela honestidade e discrição, protegendo o direito de sigilo da informação recebida.

II. pela atuação livre de preconceito de origem, raça, credo religioso, idade, sexo ou orientação sexual ou gênero.

III. pela imparcialidade e fidelidade aos conteúdos que lhe couber traduzir.

IV. pela postura e conduta adequadas aos ambientes que frequentar por causa do exercício profissional.

V. pela solidariedade e consciência de que o direito de expressão é um direito social, independentemente da condição social e econômica daqueles que dele necessitem.

VI. pelo conhecimento das especificidades da comunidade surda.

Se pensarmos em uma educação que seja inclusiva, a mesma deverá possuir uma abordagem completa e preocupada com o todo, ou seja:

Julgue o item seguinte, acerca do processo avaliativo da língua inglesa na educação básica.

A avaliação formativa possibilita a adequação dos conteúdos às necessidades e aos interesses dos alunos de língua inglesa.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282