Segundo a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, assinale a alternativa incorreta:
Art. 26 - Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos. § 3º - A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa ao aluno: I. Que estiver prestando serviço militar inicial ou que, em situação similar, estiver obrigado à prática da educação física. II. Que tenha prole. III. Que cumpra jornada de trabalho igual ou superior a quatro horas. IV. Maior de dezoito anos de idade. Com base na Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, está correto o que se afirma em:
Art. 27 - Os conteúdos curriculares da educação básica observarão, ainda, as seguintes diretrizes: ( ) Orientação para o trabalho. ( ) A difusão de valores fundamentais ao interesse pessoal, aos direitos e deveres individuais, de respeito ao bem próprio. ( ) Promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas formais. ( ) Consideração das condições de escolaridade dos alunos em cada estabelecimento. Em consonância com a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, indique se as alternativas acima são verdadeiras V ou falsas F:
Observe: I. Linguagens. 1. História. II. Matemática. 2. Geografia. III. Ciências da Natureza. 3. Arte. IV. Ciências Humanas. 4. Educação Física. Em consonância com a Resolução n.º 7 MEC/CEB – 14/12/2010, assinale a alternativa que faz a relação correta entre as duas colunas (componente curricular e área do conhecimento):
Artigo 4º - As unidades escolares que ministram esta etapa da Educação Básica (Ensino Médio) devem estruturar seus projetos político-pedagógicos considerando as finalidades previstas na Lei nº 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional):
I - A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos.
II - A preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores.
III - O aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.
IV - A compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática.
Segundo a Resolução nº 2 de 2012, está correto o que se afirma em:
“A criação do ________________________ (1931), a organização do ensino superior (1931) e, principalmente, as ____________________ (1931-1932) normatizaram rigidamente a educação nacional, apoiando e apoiados pela Igreja Católica, apesar das tendências laicistas dos “pioneiros" ou “reformadores" da educação que, desde os anos 1920, atuavam nos estados organizando o ensino primário". (CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. A 'Era das Diretrizes": A disputa pelo projeto de educação dos mais pobres, p. 14).
Assinale a alternativa que preenche as lacunas de forma correta e consecutiva:
As orientações deste Parecer em relação ao planejamento, estruturação e organização dos cursos e currículos, se restringem à indicação de critérios a serem contemplados, com base em princípios norteadores da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, tais como:
I. Dissociabilidade entre educação e prática social, considerando-se a historicidade dos conhecimentos e dos sujeitos da aprendizagem.
II. Respeito aos valores estéticos, políticos e éticos, na perspectiva do desenvolvimento de aptidões para a vida social e produtiva.
III. Pesquisa e trabalho, respectivamente, como princípios educativo e pedagógico.
Com base na Resolução CNE/CEB nº 06/2012, está correto o que se afirma em:
“A primeira notícia de um esforço governamental em direção à profissionalização data de 1809, quando um Decreto do Príncipe Regente, futuro D. João VI, criou o ____________________________, logo após a suspensão da proibição de funcionamento de indústrias manufatureiras em terras brasileiras. Posteriormente, em 1816, era proposta a criação de uma “Escola de Belas Artes", com o propósito de articular o ensino das ciências e do desenho para os ofícios mecânicos". (Parecer CNE/CEB nº 16/99).
Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:
São diretrizes do Plano Nacional de Educação – PNE (Lei n° 13.005 de 2014):
( ) Erradicação do preconceito e da homofobia nas escolas.
( ) Universalização do atendimento escolar.
( ) Promoção humanística, científica, cultural e tecnológica do País.
( ) Inclusão efetiva de alunos com doenças psicossomáticas.
( ) Melhoria da qualidade da educação.
Indique se as alternativas acima são verdadeiras V ou falsas F:
“[...], ao contrário, trouxe o mundo social para dentro da escola, herança maravilhosa que nos deixou. Foi um dos primeiros a reiterar a importância do trabalho do aprendiz e, como Dewey, o papel educativo de desenvolver projetos com os alunos como, por exemplo, escrever, imprimir e distribuir um jornal escolar. [...]”. (WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem, p. 28). A qual educador o texto se refere?
Com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, assinale a alternativa incorreta: dependerá de aprovação do Conselho Nacional de Educação e de homologação pelo Ministro de Estado da Educação.
Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de nove anos, indique a alternativa correta: em que o sujeito aprende a constituir e reconstituir a sua identidade, em meio a transformações corporais, afetivo emocionais, socioemocionais, cognitivas e socioculturais, respeitando e valorizando as diferenças. Liberdade e pluralidade tornam-se, portanto, exigências do projeto educacional.
A Lei nº 4.768 de 2017, em seu Art. 6º, afirma que o quadro do Magistério Público Municipal de Bariri será constituído de 04 (quatro) subquadros. O primeiro subquadro foi especificado abaixo: I. empregos permanentes, que comportam substituição, destinados à classe dos docentes, cujo salário base está fixado nos termos do anexo IV desta lei. Fazem parte desse primeiro subquadro: 1 Coordenador Pedagógico – CP. 2 Professor de Educação Infantil – MG1. 3 Professor de Educação Básica I – MG3. 4 Professor Auxiliar de Educação Básica II – MG6. 5 Vice Diretor de Escola Municipal de Ensino Fundamental – VDEMEF. Está incorreto o que se afirma em:
Jussara Hoffmann, em seu livro Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade, afirma que avaliar, na concepção mediadora, significa:
I. Evitar realizar várias tarefas individuais, menores e sucessivas.
II. Transformar os registros de avaliação em anotações significativas sobre o acompanhamento dos alunos em seu processo de construção de conhecimento.
III. Oportunizar discussão entre os alunos a partir de situações problematizadoras.
Está incorreto o que se afirma em:
Ao abordar as práticas pedagógicas no ambiente escolar, depara-se com dilemas entre o educar e cuidar. De acordo com os documentos atuais que norteiam o trabalho na Educação Infantil, pode-se considerar que: