As dificuldades de aprendizagem e os distúrbios de aprendizagem podem ocorrer basicamente por três formas:
Como um planejamento histórico e contextualizado de todas as ações da escola, o PP- Projeto Político-Pedagógico - "envolve etapas que se complementam e que são interligadas, realimentando todo o processo." Essas etapas são, respectivamente:
Tomando como princípio a concepção construtivista de aprendizagem e sua relação com os conteúdos, deve-se planejar intervenções educativas que:
De acordo com Medel (2008, p.82), "Além de definir a escola que se quer, é necessária uma apresentação de ações que possibilitem mudar [ ... ] é necessário construir o plano de ação." O plano de ação:
Observe a reflexão de Paulo Freire (1996, p.30-31): "[ ... ] Porque não discutir as implicações políticas e ideológicas de um tal descaso dos dominantes pelas áreas pobres da cidade? A ética de classe embutida nesse descaso? Porque, dirá um educador reacionariamente pragmático, a escola não tem nada a ver com isso. A escola não é partido." Nesse contexto, para o autor, ensinar exige:
Dentre as etapas para elaborar um plano de formação continuada na escola, o supervisor escolar precisa, em um primeiro momento:
Diante das diferentes hipóteses de escrita, em turmas de alfabetização heterogêneas, pode-se utilizar estratégias de aprendizagem com foco interativo, baseando-se na teoria da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) de Vygotsky, como, por exemplo, o agrupamento produtivo. Esse agrupamento pode ser trabalhado:
Davis e Oliveira (2010, p. 112) afirmam que "a visão interacionista de desenvolvimento traz importantes contribuições para a prática pedagógica." Assim, uma escola de base interacionista têm sua ênfase:
Ao trabalhar um projeto com os alunos o professor precisa ter consciência de que deve assumir uma postura:
Para responder à questão, considere os Parâmetros Curriculares Nacionais.
Analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas no que se refere à função dos PCN’s: ( ) Funcionar como elemento catalisador de ações na busca de uma melhoria da qualidade da educação brasileira. ( ) Orientar e garantir a coerência dos investimentos no sistema educacional, socializando discussões, pesquisas e recomendações. ( ) Subsidiar a participação de técnicos e professores brasileiros, principalmente daqueles que se encontram mais isolados, com menor contato com a produção pedagógica atual. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Para responder à questão, considere a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Conteúdos relativos aos direitos humanos e à prevenção de todas as formas de violência contra a criança e o adolescente serão incluídos, como temas:
O “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço” não tem chance alguma de mudar as atitudes e as representações dos alunos. Segundo Perrenoud, para que o docente internalize a competência de referência “Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão”, deve-se considerar algumas competências específicas como recurso de uma educação coerente com a cidadania. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo: I. Prevenir a violência na escola e fora dela. II. Lutar contra os preconceitos e as discriminações sexuais, étnicas e sociais. III. Acolher a formação do colega e participar dela. IV. Utilizar as ferramentas multimídias no ensino. V. Desenvolver o senso de responsabilidade, a solidariedade e o senso de justiça. Quais estão corretas?
Para responder à questão, considere o tema Avaliação na Educação Infantil, de acordo com a autora Jussara Hofmann.
É preciso ressiginificar a avaliação infantil como:
Para responder à questão, considere a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
A educação escolar deverá vincular-se:
Para responder à questão, considere os Parâmetros Curriculares Nacionais.
A oferta de vagas está praticamente universalizada no País. O maior contingente de crianças fora da Escola encontra-se na região: