A concepção de avaliação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) vai além da visão tradicional, que focaliza o controle externo do estudante mediante notas ou conceitos. A avaliação, ao não se restringir ao julgamento sobre sucessos ou fracassos do estudante, é compreendida como um conjunto de atuações que tem a função de alimentar, sustentar e orientar a intervenção pedagógica.
De acordo com os PCN, é INCORRETO afirmar sobre a avaliação que

Para a autora, na qualidade de um espaço coletivo de discussão e deliberação da escola, a organização e o funcionamento de um conselho, com foco na formação democrática e participativa do estudante, deve

Segundo a Associação Brasileira de Educação a Distância, vários são os motivos para a evasão da educação superior na modalidade EAD.
Dois motivos principais para o abandono de estudantes do ensino superior da educação a distância são
O currículo escolar é um dos mecanismos que compõem o caminho que nos torna o que somos. Nesse sentido, atente para as seguintes afirmações:
I. O currículo escolar é um campo importante da política cultural, porquanto, é um lugar de circulação das narrativas, além de lugar privilegiado dos processos de subjetivação e da socialização dirigida.
II. O currículo escolar é um instrumento que pode nos contar muitas histórias sobre indivíduos, grupos, sociedades, culturas, tradições, e histórias que relatam como as coisas são ou como deveriam ser.
III. O currículo e seus componentes constituem um conjunto articulado de saberes, regidos por uma determinada ordem, em que estão em luta diferentes visões de mundo.
IV. É intenção curricular a concretização de um projeto de indivíduo para um projeto de sociedade, que independe do projeto político-pedagógico da escola.
Está correto o que se afirma em
O Projeto Político Pedagógico (PPP) é o conjunto de concepções pedagógicas que a escola adota, a explicitação da sua função social e a definição de procedimentos didático-metodológicos que serão desenvolvidos no processo educativo de seus alunos. Levando em consideração tal definição, analise as seguintes afirmações:
I. A dimensão administrativo-financeira não deve ser contemplada no processo de elaboração e execução do PPP.
II. O PPP deve ser elaborado coletivamente por representantes de todos os segmentos da comunidade escolar, como pais, alunos, professores e demais funcionários da escola.
III. O planejamento do PPP envolve pensar a organização do trabalho pedagógico da escola como um todo e da sala de aula em particular.
IV. O PPP de uma escola pode ser implementado por outra escola, desde que ambas façam parte do mesmo contexto territorial e, consequentemente, social.
Está correto somente o que se afirma em
O Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará – SPAECE – foi implementado em 1992 pela Secretaria da Educação – SEDUC –, com o objetivo de promover um ensino de qualidade e equânime para todos os alunos da rede pública do Estado. Considerando o SPAECE, analise as seguintes afirmações:
I. Em 2007, a SEDUC ampliou a abrangência do SPAECE, incorporando a avaliação da alfabetização e expandindo a avaliação do Ensino Médio para as três séries, de forma censitária.
II. No tocante aos 6º e 9º anos, o SPAECE avalia a proficiência dos alunos em leitura e a evolução do seu desempenho em matemática.
III. A partir do 5º ano, o SPAECE aplica questionários contextuais junto a alunos, professores e diretores, que possibilitam a elaboração de indicadores relacionados ao perfil socioeconômico e hábitos de estudo.
IV. Os questionários destinados aos professores e diretores permitem traçar o perfil educacional, a experiência e a formação profissional, a prática docente e a gestão escolar dos envolvidos na área educacional.
É verdadeiro o que se afirma em
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB – foi criado para
I. medir a qualidade do aprendizado nacional;
II. orientar a elaboração dos currículos escolares dos estados e municípios;
III. monitorar a ação educacional dos sistemas municipais de ensino;
IV. estabelecer metas para a melhoria do ensino.
Estão corretas somente as complementações contidas em
Leia o fragmento a seguir.
A LDB atual define como finalidades do Ensino Médio a preparação para a _______________, a preparação básica para o trabalho e o exercício da___________. Determina, ainda, uma base nacional comum e uma _______________ para a organização do currículo escolar.
Assinale a opção cujos termos completam, adequadamente, o fragmento acima.
Na Escola Andorinha os professores do Ensino Fundamental estão reunidos nos seguintes grupos para o planejamento curricular do novo ano letivo:
1- Professores de Língua Portuguesa, de Língua Inglesa, de Educação Física e de Artes.
2 - Professores de Matemática.
3 - Professores de Ciências da Natureza.
4 - Professores de Geografia e de História.
5 - Professores de Ensino Religioso.
Sobre essa proposta, é correto afirmar que ela
Leia o fragmento a seguir.
As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação de Jovens e Adultos prevê que a Educação de Jovens e Adultos considerará as situações, os perfis dos estudantes e as suas faixas etárias. Para tanto, estabelece os princípios de _____________, ______________ e _______________ na apropriação e contextualização das diretrizes curriculares nacionais e na proposição de um modelo pedagógico próprio.
Assinale a opção cujos termos completam adequadamente o fragmento acima.
A Resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009, é o marco legal que instituiu as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, na modalidade de Educação Especial.
Sobre as atribuições do professor do Atendimento Educacional Especializado, analise as afirmativas a seguir.
I. Deve organizar o tipo e o número de atendimentos aos alunos na sala de recursos multifuncionais.
II. Deve acompanhar a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade na sala de aula comum do ensino regular, bem como em outros ambientes da escola.
III. Deve ensinar e usar a tecnologia assistiva de forma a ampliar habilidades funcionais dos alunos, promovendo sua autonomia e participação.
Está correto o que se afirma em
Um dos elementos que constituem a gestão democrática na escola está relacionado à construção do projeto político pedagógico, que a partir da Lei nº 9394/96 (LDB) passou a ser obrigatório em todos os estabelecimentos de ensino.
Sobre o projeto político-pedagógico (PPP), analise as afirmativas a seguir.
I. O PPP é um produto do processo de planejamento escolar, dando visibilidade ao planejamento participativo.
II. O PPP deve ser elaborado com a participação dos profissionais da educação e representantes da comunidade escolar.
III. O PPP definirá as normas de gestão democrática da escola graças à participação do conselho escolar ou seu equivalente.
Está correto o que se afirma em
No processo de ensino e aprendizagem o erro possui um papel fundamental, visto que pode ser encarado como uma ferramenta de aprendizado para o aluno, que identifica onde e porque errou, e para o professor, que pode identificar eventuais lacunas e oferecer ao aluno instrumentos para superá-las.
Relacione os tipos de erro listados a seguir aos seus respectivos conceitos.
1- Erro conceitual
2- Erro construtivo
3- Erro de Distração
( ) demonstra as hipóteses do aluno acerca de qualquer conhecimento, naquele momento.
( ) reflete a não compreensão de determinado conceito ensinado.
( ) ocorre quando o aluno possui a estrutura cognitiva necessária mas deixa de dar a resposta correta.
Assinale a opção que indica a sequência correta, segundo a ordem apresentada.
Leia o fragmento a seguir.
“Um grupo de intelectuais, devido à descontinuidade das políticas educacionais, da falta de visão global do problema e das reformas parciais periódicas feitas sem unidade e mal encaminhadas, se organizou em prol de um movimento que propunha bases pedagógicas renovadas e a reformulação da política educacional brasileira."
Assinale a opção que apresenta o documento elaborado por esse grupo como uma resposta às questões educacionais.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (9.394) foi promulgada em 20 de dezembro de 1996, estabelecendo que a educação é dever da família e do Estado. Essa lei é inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana e tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Dessa forma, a LDB estabelece como princípios para nortear o ensino,