A aula de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental dinâmica e dialógica favorece a aprendizagem. Na perspectiva investigativa, o professor deve:
Assinale a alternativa que não apresenta uma diretriz do Plano Nacional de Educação 2014‐2024.
Considerando a Educação para a Diversidade, a Cidadania e a Educação em e para os Direitos Humanos, assinale a alternativa que apresenta uma das dimensões das políticas afirmativas.
Vivemos um momento de transformações estruturais como globalização, revolução tecnológica e formação de blocos econômicos. É necessário democratizar essas informações a fim de dar ao homem condições que lhe permitam entender os contextos históricos, sociais e econômicos em que estão inseridos. Esses pressupostos alicerçam o homem para uma perspectiva de inclusão social, em uma convivência justa, pacífica e de respeito às diferenças.
Vera S. P. Porto. A educação tem uma função de
mudança social. 2017 (com adaptações).
Considerando o texto acima, que trata da relação entre educação e sociedade, assinale alternativa que apresenta o papel da escola na sociedade contemporânea.
Um adulto pode ser analfabeto porque marginalizado social e economicamente, mas, se vive em um meio em que a leitura e a escrita têm presença forte, se se interessa em ouvir a leitura de jornais feita por um alfabetizado, se recebe cartas que outros leem para ele, se dita cartas para que um alfabetizado as escreva, se pede a alguém que leia para ele avisos ou indicações afixados em algum lugar, esse analfabeto é, de certa forma, letrado, porque faz uso da escrita e envolve‐se em práticas sociais de leitura e de escrita."
Magda Soares. Letramento: um tema em três gêneros. Belo
Horizonte: CEALE/Autêntica, 1998 (com adaptações).
Considerando o texto acima e o que dispõem as Diretrizes Nacionais Curriculares para a Educação de Jovens e Adultos, assinale a alternativa que apresenta as funções da educação de jovens e adultos.
O psicólogo russo Lev Vygotsky, em sua teoria sociointeracionista, apontou que há um espaço entre o que a criança consegue fazer sozinha e o que ela fará a partir da mediação do professor. Esse espaço é denominado de
O sociólogo suíço Philippe Perrenoud (2000) afirma que o principal desafio do professor da atualidade é repensar sua própria prática, redimensionando‐a para atuar frente às rápidas e profundas transformações pelas quais passam a sociedade. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta à competência mais necessária ao enfrentamento desse desafio.
De acordo com as abordagens interacionistas, a brincadeira ocupa importante papel no desenvolvimento da criança. Quanto a esse aspecto, julgue os itens a seguir. I A brincadeira é uma linguagem indispensável ao equilíbrio afetivo e intelectual da criança, tanto para satisfazer seus interesses e necessidades quanto para que ela aprenda conteúdos escolares de uma forma lúdica e prazerosa. II Por meio da brincadeira, a criança pode experimentar o puro prazer, descansando das exigências do mundo real e descarregando energias, além de aprender a diferenciar o mundo imaginário do mundo real. III A brincadeira possibilita o desenvolvimento da capacidade de simbolização da criança, ao lidar com situações imaginárias, bem como conduz ao desenvolvimento da vontade, da capacidade de escolha e do autocontrole. Assinale a alternativa correta.
Uma escola que se pretende democrática deve ser aquela em que os funcionários e demais envolvidos trabalhem de forma organizada, em que cada um possa expor suas ideias e opiniões divergentes juntamente com a comunidade, que deve ter sua participação ativa dentro do sistema educacional. Nesse sentido, considerando o papel político‐pedagógico da escola e a organicidade do ensinar, aprender e pesquisar, assinale a alternativa correta.
Com relação a marcos históricos e normativos da educação especial no Brasil, julgue o item a seguir, de acordo com Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
No Brasil, a educação especial se organizou tradicionalmente como atendimento educacional especializado substitutivo ao ensino comum.
Com relação a marcos históricos e normativos da educação especial no Brasil, julgue o item a seguir, de acordo com Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
No Brasil, o atendimento educacional a pessoas com deficiência foi iniciado com a criação do Imperial Instituto dos Meninos Cegos — atualmente chamado de Instituto Benjamin Constant (IBC) — e do Instituto dos Surdos-Mudos — atual Instituto Nacional da Educação de Surdos (INES).
Com relação à estrutura linguística da LIBRAS, julgue o item a seguir.
Os sinais correspondentes às palavras reunião e família possuem diferente configuração de mãos.
Com relação à estrutura linguística da LIBRAS, julgue o item a seguir.
O alfabeto manual, inicialmente usado para substituir a fala, foi incorporado às línguas de sinais e, atualmente, é considerado um empréstimo linguístico, como ocorre em outras línguas naturais.
Acerca da educação bilíngue para surdos e de propriedades da LIBRAS e da língua portuguesa, julgue o item a seguir.
Uma das propriedades da LIBRAS que a diferencia da língua portuguesa é a existência de dois tipos de verbos: os sem concordância, que permitem o apagamento dos argumentos do verbo; e os com concordância, cujas flexões indicam o sujeito e(ou) o objeto da sentença.
Acerca da história da educação de surdos, julgue o item a seguir.
Segundo Strobel (2009), a história de surdos pode ser dividida em três grandes períodos: revelação cultural; isolamento cultural e despertar cultural.