Acerca da educação bilíngue para surdos e de propriedades da LIBRAS e da língua portuguesa, julgue o item a seguir.
Uma das propriedades da LIBRAS que a diferencia da língua portuguesa é a existência de dois tipos de verbos: os sem concordância, que permitem o apagamento dos argumentos do verbo; e os com concordância, cujas flexões indicam o sujeito e(ou) o objeto da sentença.
Para os usuários de língua de sinais, as expressões faciais, além de distinguirem funções linguísticas, servem para
Em relação à Língua de Sinais, constituíram-se vários mitos. O intérprete de Libras, em seu trabalho, deve conscientizar as pessoas para evitar a crença de que:
Com relação às unidades lexicais da língua brasileira de sinais
(LIBRAS), julgue os itens que se seguem.
No sinal empregado em LIBRAS para a palavra trabalho, a
orientação das palmas das mãos realiza-se em posição
contralateral, sendo o sinal articulado com as duas mãos.
Considerando o disposto na Lei n.º 10.436/2002, julgue os itens
subsequentes.
Conforme tal lei, a LIBRAS é a forma de comunicação
consistente em um sistema linguístico que tem natureza
visual-motora, estrutura gramatical própria e é empregado por
comunidades de pessoas surdas do Brasil.
Julgue os itens seguintes, com base no disposto no
Decreto n.º 5.626/2005
A função de tradutor e intérprete de LIBRAS-língua
portuguesa exercida pelo professor da educação básica,
bilíngue, aprovado em exame de proficiência em tradução e
interpretação de LIBRAS-língua portuguesa, é idêntica à do
professor docente.
A Lei nº 10.436/2002 reconhece a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como meio legal de comunicação e expressão e outros recursos de expressão a ela associados. Nessa Lei, a Libras é definida como
O Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, que regulamentou a Lei de Libras, dedica o Capítulo V à formação do tradutor e intérprete de Libras - Língua Portuguesa, no § 1º, é CORRETO afirmar:
Com relação aos níveis de análise linguística da LIBRAS, julgue os
próximos itens.
As marcações não manuais presentes nos sinais apresentados
nas figuras I e II a seguir, que se referem a casinha e casarão,
respectivamente, atribuem grau ao sinal.
Julgue os itens seguintes, com base no disposto no
Decreto n.º 5.626/2005
O referido decreto dispõe que o nível de conhecimento dos
candidatos aprovados em exame de proficiência em LIBRAS
seja classificado em básico, intermediário ou avançado,
conforme o desempenho deles no exame.
No livro “Língua de Sinais Brasileira: Estudos Linguísticos” (QUADROS, KARNOPP, 2004), encontramos uma definição de gramática da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Qual?
Está em desacordo com os princípios da Educação Bilíngue a afirmação de que:
Qual conceito de educação bilíngue está em desacordo com a Política Nacional de Educação Especial e o Decreto nº 5.626/05?
Qual é o número da Lei e o ano em que a profissão de tradutor de intérprete de LIBRAS foi aprovada?
Uma das lutas da comunidade surda é a implementação das escolas bilíngues para surdos. Assinale a alternativa em que de acordo com o Decreto Nº 5. 626/ 2005 são denominadas escolas bilíngues: