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Acerca da educação bilíngue para surdos e de propriedades da LIBRAS e da língua portuguesa, julgue o item a seguir.

Uma das propriedades da LIBRAS que a diferencia da língua portuguesa é a existência de dois tipos de verbos: os sem concordância, que permitem o apagamento dos argumentos do verbo; e os com concordância, cujas flexões indicam o sujeito e(ou) o objeto da sentença.

Para os usuários de língua de sinais, as expressões faciais, além de distinguirem funções linguísticas, servem para

Em relação à Língua de Sinais, constituíram-se vários mitos. O intérprete de Libras, em seu trabalho, deve conscientizar as pessoas para evitar a crença de que:

Com relação às unidades lexicais da língua brasileira de sinais

(LIBRAS), julgue os itens que se seguem.

No sinal empregado em LIBRAS para a palavra trabalho, a

orientação das palmas das mãos realiza-se em posição

contralateral, sendo o sinal articulado com as duas mãos.

Considerando o disposto na Lei n.º 10.436/2002, julgue os itens

subsequentes.

Conforme tal lei, a LIBRAS é a forma de comunicação

consistente em um sistema linguístico que tem natureza

visual-motora, estrutura gramatical própria e é empregado por

comunidades de pessoas surdas do Brasil.

Julgue os itens seguintes, com base no disposto no

Decreto n.º 5.626/2005

A função de tradutor e intérprete de LIBRAS-língua

portuguesa exercida pelo professor da educação básica,

bilíngue, aprovado em exame de proficiência em tradução e

interpretação de LIBRAS-língua portuguesa, é idêntica à do

professor docente.

A Lei nº 10.436/2002 reconhece a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como meio legal de comunicação e expressão e outros recursos de expressão a ela associados. Nessa Lei, a Libras é definida como

O Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, que regulamentou a Lei de Libras, dedica o Capítulo V à formação do tradutor e intérprete de Libras - Língua Portuguesa, no § 1º, é CORRETO afirmar:

Com relação aos níveis de análise linguística da LIBRAS, julgue os

próximos itens.

As marcações não manuais presentes nos sinais apresentados

nas figuras I e II a seguir, que se referem a casinha e casarão,

respectivamente, atribuem grau ao sinal.


Julgue os itens seguintes, com base no disposto no

Decreto n.º 5.626/2005

O referido decreto dispõe que o nível de conhecimento dos

candidatos aprovados em exame de proficiência em LIBRAS

seja classificado em básico, intermediário ou avançado,

conforme o desempenho deles no exame.

No livro “Língua de Sinais Brasileira: Estudos Linguísticos” (QUADROS, KARNOPP, 2004), encontramos uma definição de gramática da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Qual?

Está em desacordo com os princípios da Educação Bilíngue a afirmação de que:

Qual conceito de educação bilíngue está em desacordo com a Política Nacional de Educação Especial e o Decreto nº 5.626/05?

Qual é o número da Lei e o ano em que a profissão de tradutor de intérprete de LIBRAS foi aprovada?

Uma das lutas da comunidade surda é a implementação das escolas bilíngues para surdos. Assinale a alternativa em que de acordo com o Decreto Nº 5. 626/ 2005 são denominadas escolas bilíngues:

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