Considerando as ideias expressas no texto CB1A1AAA e a sua tipologia, julgue o item a seguir.
Para o autor, a fim de se obter sucesso com programas de formação de professores, é necessário romper com dispositivos de autoformação cooperativa.
Julgue o seguinte item, com relação aos aspectos gramaticais do texto CB1A1AAA.
Sem prejuízo das informações veiculadas no texto, a forma verbal “responda" (R.7) poderia ser substituída por atenda.
Considerando as ideias e os aspectos linguísticos do texto CB1A1BBB, julgue o item que se segue.
Considerando-se a concepção de leitura expressa pelo autor, é correto afirmar que só quem consegue ler previamente o mundo é capaz de aprender a ler bem as palavras.
Considerando os aspectos gramaticais do texto CB1A1BBB, julgue o item seguinte.
A expressão “em cujo" (R.7) poderia ser substituída, sem prejuízo para a correção gramatical do texto, pela expressão no qual.
Considerando os aspectos gramaticais do texto CB1A1BBB, julgue o item seguinte.
A correção gramatical do texto seria prejudicada caso o pronome “me", em “me parece" (R.1), fosse deslocado para logo após “parece", da seguinte forma: parece-me.
O enunciado em que a vírgula foi empregada em desacordo com as regras de pontuação é
Analise as relações de sentido apresentadas a seguir.
1) O trecho: “um dos primeiros romances de autoria feminina" significa “um dos primeiros romances escritos por uma mulher".
2) O trecho: “O apagamento de brasileiras responsáveis por contribuições importantes se repete em diversas áreas" é o mesmo que “O apagamento de brasileiras responsáveis por contribuições importantes recorre em várias áreas".
3) São equivalentes semanticamente os seguintes trechos: “Outras obras que têm o propósito de resgatar a biografia de mulheres" e “Outras obras que têm a finalidade de recuperar a biografia de mulheres".
4) A expressão destacada no trecho: “Entraram para a seleção as que representaram um marco, um divisor de águas em suas respectivas áreas" corresponde semanticamente a “empecilho", “óbice".
Estão corretas:
Para compreendermos o Texto 2, temos que perceber que o trecho final (“A vida vai exigir de nós equilíbrio, esforço, graça e encanto.") é:
Leia o texto I.

Leia o texto II.

Nos textos I e II, a flexão nominal diverge da norma culta, respectivamente, em:

Assinale o excerto cuja pontuação está plenamente adequada.
Julgue o seguinte item, relativo aos sentidos e às ideias do texto CB4A1AAA.
Os autores mencionados no segundo parágrafo apresentam ideias contrárias acerca da noção de injustiça: Amartya Sen a relaciona à liberdade na sociedade; Rawls entende injustiça como uma questão de contratos civis; e Habermas, como uma manifestação linguística e de ação coletiva.
Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto CB1A1AAA, julgue o próximo item.
No primeiro parágrafo, os parênteses foram empregados para isolar palavras cuja função é explicar o sentido do elemento que imediatamente lhes antecede.
Com base no texto CB1A1CCC, escrito por uma juíza acerca de casos de violência doméstica, julgue o item a seguir.
Infere-se do primeiro parágrafo que, para a autora, escrever foi uma espécie de processo terapêutico.
A respeito dos aspectos linguísticos do texto CB4A1AAA, julgue o próximo item.
Nos trechos “se debruçaram" (R.11) e “se chegar" (R.17), a partícula “se" recebe classificações distintas.