Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 26004 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

Considerando as ideias expressas no texto CB1A1AAA e a sua tipologia, julgue o item a seguir.

Para o autor, a fim de se obter sucesso com programas de formação de professores, é necessário romper com dispositivos de autoformação cooperativa.

Julgue o seguinte item, com relação aos aspectos gramaticais do texto CB1A1AAA.

Sem prejuízo das informações veiculadas no texto, a forma verbal “responda" (R.7) poderia ser substituída por atenda.

Considerando as ideias e os aspectos linguísticos do texto CB1A1BBB, julgue o item que se segue.

Considerando-se a concepção de leitura expressa pelo autor, é correto afirmar que só quem consegue ler previamente o mundo é capaz de aprender a ler bem as palavras.

Considerando os aspectos gramaticais do texto CB1A1BBB, julgue o item seguinte.

A expressão “em cujo" (R.7) poderia ser substituída, sem prejuízo para a correção gramatical do texto, pela expressão no qual.

Considerando os aspectos gramaticais do texto CB1A1BBB, julgue o item seguinte.

A correção gramatical do texto seria prejudicada caso o pronome “me", em “me parece" (R.1), fosse deslocado para logo após “parece", da seguinte forma: parece-me.

A leitura do texto permite a compreensão de que

O enunciado em que a vírgula foi empregada em desacordo com as regras de pontuação é

Analise as relações de sentido apresentadas a seguir.

1) O trecho: “um dos primeiros romances de autoria feminina" significa “um dos primeiros romances escritos por uma mulher".

2) O trecho: “O apagamento de brasileiras responsáveis por contribuições importantes se repete em diversas áreas" é o mesmo que “O apagamento de brasileiras responsáveis por contribuições importantes recorre em várias áreas".

3) São equivalentes semanticamente os seguintes trechos: “Outras obras que têm o propósito de resgatar a biografia de mulheres" e “Outras obras que têm a finalidade de recuperar a biografia de mulheres".

4) A expressão destacada no trecho: “Entraram para a seleção as que representaram um marco, um divisor de águas em suas respectivas áreas" corresponde semanticamente a “empecilho", “óbice".

Estão corretas:

Leia o texto I.

Leia o texto II.

Nos textos I e II, a flexão nominal diverge da norma culta, respectivamente, em:

Assinale o excerto cuja pontuação está plenamente adequada.

Julgue o seguinte item, relativo aos sentidos e às ideias do texto CB4A1AAA.

Os autores mencionados no segundo parágrafo apresentam ideias contrárias acerca da noção de injustiça: Amartya Sen a relaciona à liberdade na sociedade; Rawls entende injustiça como uma questão de contratos civis; e Habermas, como uma manifestação linguística e de ação coletiva.

Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto CB1A1AAA, julgue o próximo item.

No primeiro parágrafo, os parênteses foram empregados para isolar palavras cuja função é explicar o sentido do elemento que imediatamente lhes antecede.

Com base no texto CB1A1CCC, escrito por uma juíza acerca de casos de violência doméstica, julgue o item a seguir.

Infere-se do primeiro parágrafo que, para a autora, escrever foi uma espécie de processo terapêutico.

A respeito dos aspectos linguísticos do texto CB4A1AAA, julgue o próximo item.

Nos trechos “se debruçaram" (R.11) e “se chegar" (R.17), a partícula “se" recebe classificações distintas.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282