Julgue o próximo item, relativos às estruturas linguísticas do texto 6A2BBB.
A retirada das vírgulas que isolam a expressão “mais ainda" (R.31) não prejudicaria a correção gramatical do texto, mas alteraria os seus sentidos originais.
Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto 6A3AAA, julgue o próximo item.
No período “A liderança (...) tomada de decisão" (R. 34 a 37), a expressão “A liderança" (R.34) exerce a função de sujeito da forma verbal “é" em suas duas ocorrências.
Considerando as informações e as ideias do texto 6A3BBB, assim como seus aspectos linguísticos, julgue o item a seguir.
A expressão “tal fenômeno" (R.15) remete à ideia de adesão do mundo corporativo ao conceito de Estado mínimo e à gestão por resultados.
Considerando os aspectos linguísticos e os sentidos do texto 6A3BBB, julgue o item que se seguem.
No contexto em que aparece, a oração reduzida “rompendo corporativismos e privilégios históricos" (R. 28 e 29) possui sentido de finalidade.
Em relação às estruturas linguísticas e às ideias do texto 6A4AAA e aos múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item seguintes.
A substituição da forma verbal “desencaminhadas" (R.20) por desencaminhados manteria a correção gramatical e a coerência textual, caso em que passaria a concordar com “estudantes" (R.20).
Acerca dos sentidos e dos aspectos linguísticos do texto 6A4BBB, julgue o item subsequente.
Ao empregar a palavra “continuum" (R.9), a autora do texto grafou-a em itálico para marcá-la como uma palavra que não é própria do léxico do português.
No que concerne aos aspectos linguísticos do texto 6A4CCC, julgue o item a seguir.
O período “É por isso que (...) da sua vida" se organiza internamente a partir da articulação de três orações.
“Por amor ao marido, deixou de trabalhar fora." A função sintática da expressão grifada é:
É um exemplo do vício de linguagem “arcaísmo”:
Em determinada parte do texto, o narrador interage diretamente com seu leitor. Isso pode ser observado na frase:
A alternativa que apresenta oração destacada com sentido de concessão é:
“É toda uma atmosfera, como se estivessem ainda dentro de uma redoma ou aquário (...) " (2º parágrafo)
A palavra destacada pertence a que modo verbal?
A única frase que NÃO apresenta desvio em relação à regência recomendada pela norma culta é: