Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 26004 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

Julgue os itens a seguir, com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto CB1A1AAA, no qual a autora Matilde Campilho aborda a descoberta, em 1953, da estrutura da molécula do DNA, correalizada pelos cientistas James Watson e Francis Crick.

A substituição da expressão “e olha que eu moro bem no meio das montanhas" (R. 18 e 19) por embora eu more entre montanhas manteria a coerência do trecho no qual se insere, mas alteraria seu nível de formalidade.

Com relação aos sentidos e aos aspectos gramaticais do texto CB1A1BBB, julgue o item que se segue.

Feitos os devidos ajustes de pontuação, a retirada do trecho “Eles, não" (L.13) manteria o sentido geral do texto, porém reduziria a ênfase com a qual o autor se refere à crueldade dos “noivos assassinos" (L. 9 e 10).

A palavra “altas" (linha 7) pertence à mesma classe gramatical que a palavra sublinhada na seguinte alternativa:

De acordo com as regras de pontuação, as vírgulas que isolam a expressão “nos Estados Unidos" (linhas 12 e 13) no Texto são de uso:

Atenção: A questão refere-se ao texto seguinte.

Quanto à atividade da pichação, manifesta-se no texto uma

Atenção: A questão refere-se ao texto seguinte - parte do prefácio de um livro de sociologia em que o autor se dedicou ao estudo da cultura popular.

Ao introduzir um livro no qual estudará o efeito das publicações de massa sobre a cultura das classes populares, o autor preocupa-se, inicialmente, com

Atenção: A questão refere-se ao texto seguinte.

Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento do texto em:

No mês passado, cerca de cem condutores ___________ notificações por essa infração, cuja relação segue ___________.

A alternativa que preenche, correta e sequencialmente, as lacunas do trecho acima é

Com relação à variação linguística bem como aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto 6A1AAA, julgue o próximo item.

Na linha 8, o termo “a todos" exerce a função de complemento indireto da forma verbal “absolveria".

Ainda no que se refere aos aspectos linguísticos do texto 6A1AAA, julgue o item que se segue.

O vocábulo “que" recebe a mesma classificação em ambas as ocorrências no trecho “que daí é que vêm os enganos piores" (R.15).

No que se refere às ideias, aos fatores de textualidade do texto 6A1AAA e à variação linguística, julgue o seguinte item.

Conclui-se do texto que é por falta de dinheiro que “o revisor" não tem ao seu dispor “as tecnologias da informática".

Com relação às ideias e às estruturas linguísticas do texto 6A2AAA, julgue o item a seguir.

Da coesão lexical que se estabelece por meio das relações semânticas dos termos “liça" (R.1), “carro" (R.2) e “percurso" (R.3) resulta a imagem da vida como arena de desafios apresentada no início do texto.

Com relação às estruturas linguísticas do texto 6A2AAA, julgue o item que se segue.

Sem alteração dos sentidos do texto, a oração “em que me pudesse fixar" (R.25) poderia ser reescrita da seguinte forma: à qual eu pudesse ser fixado.

Com relação às ideias do texto 6A2BBB, julgue o item seguinte.

A progressão do texto seria prejudicada se o trecho que compõe o segundo parágrafo antecedesse o último parágrafo, passando, então, a compor o terceiro parágrafo.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282