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Acerca do texto CB1A1BBB e de seus aspectos linguísticos, julgue o item que se segue.

O texto é essencialmente dissertativo-argumentativo e nele o autor expressa sua opinião a respeito do assunto tratado.

Com base no texto CB1A1CCC, escrito por uma juíza acerca de casos de violência doméstica, julgue o item a seguir.

A alteração da forma verbal “deixavam" (R.11) para o singular — deixava — não comprometeria a correção gramatical do período em que tal forma aparece, mas modificaria seu sentido original.

Julgue o seguinte item, relativos aos sentidos e às ideias do texto CB4A1AAA.

O verbo enquadrar, no trecho “O debate se enquadra em torno de três principais ideias" (R.8), foi empregado com o sentido de circunscrever.

Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto CB1A1AAA, julgue o próximo item.

A correção do texto seria mantida caso o pronome “se", em “poder-se-ia falar" (R.5), fosse deslocado para imediatamente após a forma verbal “falar", escrevendo-se poderia falar-se.

Com base no texto CB1A1CCC, escrito por uma juíza acerca de casos de violência doméstica, julgue o item a seguir.

Infere-se do primeiro parágrafo que, para a autora, escrever foi uma espécie de processo terapêutico.

Com base no texto CB1A1CCC, escrito por uma juíza acerca de casos de violência doméstica, julgue o item a seguir.

O trecho “juízes, promotores e advogados" (R. 25 e 26) explica o sentido de “nós" (R.25).

No último período do texto, o termo lúgubre é sinônimo de

O enunciado em que a(s) vírgula(s) foi/foram empregada(s) para separar elementos de uma enumeração é

Considerando o poema apresentado, julgue o item a seguir, a respeito do Romantismo brasileiro.

A repulsa à escravidão e às condições degradantes impostas aos escravos é explicitada no poema por metáforas como as expressas em “alcouce cruel" (v.4) e “imundo bordel" (v.8).

Julgue o próximo item, com relação ao fragmento de texto apresentado, ao contexto histórico-literário em que foi produzido e à produção literária machadiana.

No fragmento apresentado, assim como em toda a obra Memórias Póstumas de Brás Cubas, predomina a linguagem denotativa, em consonância com os princípios de racionalismo e objetividade característicos do Realismo.

Acerca do poema precedente e de aspectos da literatura brasileira a ele relacionados, julgue o item subsecutivo.

No poema, a pluralidade de vozes recria, de maneira irônica e irreverente, a chegada do colonizador europeu ao Brasil.

Julgue o item seguinte, a respeito do texto precedente.

Do quinto ao nono verso do poema, a repetição do pronome relativo tem o efeito de reforçar a ideia expressa pelo eu lírico: ele não é afeito a novidades.

Com base no texto precedente, julgue o seguinte item.

No primeiro parágrafo do texto, o verbo “conceber" (R.1) veicula o mesmo sentido de gerar.

Com relação aos aspectos linguísticos do texto 11A3AAA, julgue o item seguinte.

O emprego da expressão “outros ofícios" (R.8) indica que, além de ser amanuense, Seu Borjalino exerceu outras atividades na Prefeitura de Macajuba.

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