“Inteligência e sabedoria não são a mesma coisa. Entretanto, na linguagem cotidiana, usamos os dois termos indistintamente".
Esse segmento do texto 2 mostra que nossa linguagem cotidiana:
Em todas as frases abaixo (texto 2) sublinhamos formas verbais de primeira pessoa do plural, em que o sujeito é quantitativamente impreciso.
O caso em que o sujeito de uma dessas formas abrange o maior universo possível de pessoas é:
Na comparação entre inteligência e sabedoria, realizada no texto 2, a afirmação adequada ao que é expresso no texto é:
A respeito do trecho: “Tradicionalmente ela é entendida como um estudo ou uma reflexão, científica ou filosófica, e eventualmente até teológica, sobre os costumes ou sobre as ações humanas”, e das regras de concordância nominal e verbal, é CORRETO afirmar que:
A respeito dos 7,1 milhões de empregos a serem perdidos no mundo, conforme o texto, assinale a alternativa que NÃO condiz com os sentidos negociados no texto.
Sobre a formação do substantivo “desestruturação", assinale a opção CORRETA.
Assinale a alternativa em que a palavra entre parênteses substitui a palavra destacada sem prejuízo para a correção gramatical e o sentido do texto.
Assinale a alternativa em que a alteração da posição do termo destacado mantém a correção gramatical e o sentido original do texto.
Considerando os aspectos linguísticos do texto e as ideias nele expressas, julgue o item a seguir.
A expressão “características próprias” (linha 6) aponta, semanticamente, para um caráter de especificidade da educação física, que a torna diversa das demais disciplinas, ainda que de importância equivalente.
Considerando os aspectos linguísticos do texto e as ideias nele expressas, julgue o item a seguir.
A forma verbal “têm" (linha 31) revela um desvio comum em relação às normas de concordância verbal prescritas pela gramática normativa: constrói-se uma suposta concordância com o termo mais próximo, quando, na verdade, o sujeito com o qual o verbo deveria concordar é singular.
Acerca dos aspectos linguísticos do texto e das ideias nele expressas, julgue o próximo item.
O humor dos quadrinhos baseia-se em uma questão ortográfico-sonora, isto é, a hipótese da interpretação de “espreguiça" como um equivalente sonoro escrito com “x" levaria a preguiça a compreender que, antes do nome que se refere a ela, haveria um prefixo que significa algo como “que deixou de ser".
“Este será o primeiro Natal que enfrentaremos, pródigos e lúcidos”; o adjetivo “lúcidos” se justifica porque
O texto é uma carta em que o emissor emprega o tratamento tu em relação ao destinatário; em função disso há um segmento que não respeita a uniformidade desse tratamento, mudando a pessoa.
Assinale a opção que indica esse segmento.