O pesquisador Vitor Blotta identifica como PRINCIPAL causa para as distorções de interpretação dos direitos humanos no Brasil:
Em relação à construção de estratégias argumentativas no Texto 1, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A autora do texto buscou se amparar em argumentos de autoridade – opinião de pesquisadores e especialistas – com o intuito de dar maior solidez à argumentação e credibilidade às teses defendidas.
( ) A referência ao caso do assassinato da vereadora Marielle Franco, cuja história foi distorcida por fake news, é um exemplo de argumento baseado em prova concreta.
( ) A estratégia argumentativa baseada no emissor é exemplificada pelo seguinte trecho: “Há uma percepção de que, para alguém conquistar os direitos humanos, alguém tem de perdê-los".
( ) O argumento presente no trecho “a perspectiva da não violência nem sempre está clara para os adultos da escola, por isso, é preciso pensar essa formação de maneira mais ampla, prevendo a convivência escolar", é um raciocínio tautológico.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
A função sintática dos termos em destaque NÃO foi corretamente identificada entre colchetes em:
O texto de Igor Natusch aborda a “reencarnação" sem, contudo, se comprometer com a sua existência. Verifica-se esse fato em trechos como
No trecho “A postura da ciência diante disso tudo é de ceticismo." (linha 33), o termo ceticismo significa
Há quem acredite que, para comprovar cientificamente a existência da reencarnação, a ciência precisaria
Acerca do emprego das classes de palavras no texto, assinale a alternativa correta.
A respeito dos pronomes empregados no trecho “Algumas dessas notícias destoam por seu aspecto absurdo, listando fatos quase impossíveis de serem reais. Outras fantasiam sobre o cenário atual para causar reações, seja estranhamento e potencial revolta, ou ainda comoção, tristeza e empatia", é CORRETO afirmar que:
Considere o seguinte trecho (adaptado de
Por se tornar adulto, Elias solicita alguns direitos ao pai.
Analise as sentenças quanto a esses direitos.
I. Fazer a barba.
II. Aumentar a mesada.
III. Ganhar uma bicicleta.
IV. Chegar tarde em casa.
V. Levar a chave da porta.
Está(ão) correta(as)
Segundo o autor do texto, a velocidade com que as pessoas aprendem língua estrangeira está relacionada:
Analise as informações a respeito da expressão “É proibida a entrada...":
I - Na placa acima, a presença do artigo feminino “a" exige a concordância do adjetivo: é proibida a entrada. Se não houvesse o artigo, a concordância se daria no masculino: “ Proibido entrada."
II - As construções “é bom", “é necessário", “é proibido", quando seguidas de substantivos, fazem com eles a concordância. Se o substantivo apresentar-se sem a palavra determinante (artigo, pronome), não se faz a concordância.
III - Quando o adjetivo vier antes do substantivo ele concorda em gênero e número com o substantivo.
Está(ão) correta(as)