Assinale a opção em que o diminutivo “velhinho” apresenta valor semântico diferente do da charge.
“O drama dessas crianças tiradas dos braços de seus pais e mães."
Nesse segmento do texto há um exemplo sublinhado de linguagem figurada denominada
“Os relatos são de solidão e desespero para essas famílias divididas, que,não raro, mal podem se comunicar com o mundo exterior e não conseguem informações sobre o paradeiro de seus parentes após terem cruzado a fronteira do México para os EUA em busca de uma vida menos difícil".
Assinale a opção que indica a substituição adequada de um dos termos sublinhados.
Leia as afirmações sobre o texto:
I. A reflexão proposta pelo autor contempla repensar o ensino, de modo que se reconsiderem o propósito de ensinar e o professor como agente profissional desse processo.
II. Para justificar que a classificação de um ato como “ensino" não é possível com base em uma simples descrição de um conjunto de procedimentos, o autor exemplifica que “declamar uma poesia" não ensina nada a alguém e que é uma atividade que corresponde mais ao “doutrinar" do que ao “ensinar".
III.O conceito de ensino implica “o respeito à integridade intelectual e ao juízo independente do aluno a quem se ensinou" (linhas 29 e 30).
De acordo com as ideias do texto:
Atribua 100 pontos para cada afirmativa correta sobre o texto e 50 pontos para cada afirmativa incorreta. Após, assinale a alternativa que apresenta a soma de todos os pontos.
( ) De acordo com o sentido no texto, as palavras sumária (linha 7) e fecunda (linha 7) referem-se à definição (linha 7) e estabelecem entre si uma relação de sinonímia.
( ) Os dois pontos no primeiro parágrafo (linhas 2 e 5) foram empregados de acordo com a mesma regra para o uso dos dois pontos no quinto parágrafo (linha 29).
( ) No período: “mas há aqui elementos que merecem consideração", (linha 11), se substituirmos o verbo haver pelo verbo existir, o verbo existir deverá ser flexionado no mesmo tempo e modo verbal, mas na terceira pessoa do plural.
( ) O pronome oblíquo, empregado no final do terceiro parágrafo, retoma o substantivo gesto (linha 17).
( ) As conjunções Mas (linha 11), pois (linha 33) e a conjunção e (linha 34) expressam, respectivamente, sentido de adversidade, conclusão e adição de ideias.
( ) A expressão “fora de moda" (linha 2) caracteriza a linguagem do texto como coloquial e comprova a predominância do sentido conotativo no texto.
Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente os espaços pontilhados do texto.
Atribua 100 pontos para cada afirmativa correta sobre o texto I e 50 pontos para cada afirmativa incorreta. Após, assinale a alternativa que apresenta a soma de todos os pontos. ( ) O tempo verbal que predomina no texto é o presente do modo indicativo. ( ) Substituindo o último verbo do primeiro parágrafo do texto pelo verbo existir, mantendo o mesmo tempo e modo verbal, a forma correta será existia. ( ) A conjunção presente no primeiro período do segundo parágrafo expressa ideia de explicação. ( ) A palavra que inicia o penúltimo período do segundo parágrafo pode ser substituída, sem que haja alteração de sentido, pela expressão Ou seja. ( ) Substituindo o ponto final na frase: “Seria uma confusão generalizada.”, (linha 18), no último parágrafo, por um ponto de interrogação, o sentido da mesma ficaria inalterado.
Qual das alternativas completa correta e respectivamente os espaços pontilhados do texto?
Considerando os percentuais empregados no texto, analise as afirmativas a seguir: I. O percentual 31% corresponde ao número de pessoas que apresentaram apneia em 2017. II. O percentual 9% faz referência às pessoas com apneia em estado moderado em 2007, enquanto o percentual 18% faz referência às pessoas em iguais condições em 2017. III. Os percentuais 7% e 19% correspondem, respectivamente, ao número de pessoas com apneia em estado grave em 2007 e em 2017. De acordo com o texto:
Use as letras V e F para indicar a veracidade ou falsidade das afirmativas sobre o texto. A seguir, marque a alternativa que contém a sequência correta das letras, de cima para baixo.
( ) A Agenda do Diretor se tornou uma necessidade na E.E. Edvaldo Brandão Correia, visto que a escola se localiza na zona central de Salvador, com várias equipes de trabalho que precisavam estar em constante contato para informações sobre as questões da escola.
( ) As aspas, empregadas no último parágrafo do texto, destacam o ponto de vista da diretora Firmina Viterno Azevêdo sobre a importância da comunicação, transcrevendo sua justificativa acerca da gestão escolar.
( ) A palavra pares (linha 21), no texto, tem o mesmo sentido que na frase: “Os volumes I e II da Cartilha sobre o cuidado com o meio ambiente foi distribuída aos pares para os alunos da E.E. Edvaldo Brandão Correia".
( ) A palavra termômetro (linha 10) está empregada, no contexto do texto, no sentido conotativo.
( ) A palavra disseminado (linha 21), conforme o texto, pode ser substituída, sem prejuízo de significado, pela palavra propagado.
( ) A segunda palavra acentuada do primeiro parágrafo recebe acento gráfico em atenção à mesma regra da última palavra acentuada do texto.
De acordo com o texto II, “...o e-mail é um meio prático e rápido para divulgar informações" (linhas 17 e 18) nas escolas. Sobre o e-mail, analise as afirmativas abaixo, indicando-as como verdadeiras “V" ou falsas “F". Após, marque a alternativa que contém a ordem correta das letras, de cima para baixo.
( ) O e-mail pode integrar o conjunto de meios utilizados por uma escola para a comunicação interna entre seus pares, visto tratar-se de um canal eficiente e rápido para a troca de mensagens.
( ) Em termos de escrita, o e-mail agiliza a elaboração da mensagem, visto que o emissor pode valer-se de uma série de recursos nesse sentido, como o uso de abreviaturas, abreviações e reduções de palavras que, além de facilitarem a produção do texto, são reconhecíveis por parte do receptor.
( ) O e-mail, em uma organização como a escola, contribui para aproximar os professores, funcionários e alunos entre si, criando um clima de amizade e camaradagem, fator que permite que as mensagens, mesmo as com teor de trabalho, possam ser escritas em uma linguagem coloquial e de maneira informal.
( ) Como qualquer outra mensagem escrita, a mensagem eletrônica deve atender aos princípios de clareza e precisão textual, observando os aspectos de coerência e coesão textual.
( ) A praticidade do e-mail justifica a ideia de que quanto maior o número de palavras abreviadas melhor será o efeito da mensagem.
Assinale a frase gramaticalmente correta:
Observando a norma padrão da Língua Portuguesa, o trecho reescrito corretamente é:

Qual título expressa melhor a forma escolhida pelo produtor do texto em análise na apresentação e exploração do tema?

O texto mostra uma conversa entre um homem e uma mulher que dividem a mesma casa. Da análise do texto, infere-se que: