Com relação à variação linguística bem como aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto 6A1AAA, julgue o próximo item.
A colocação pronominal observada no trecho “não se tenha insinuado" (R.29) é frequente tanto na língua escrita, sendo utilizada em textos literários, artigos científicos e textos oficiais, quanto na variedade padrão formal falada no Brasil, como a utilizada em telejornais.
Com relação à variação linguística bem como aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto 6A1AAA, julgue o próximo item.
O vocábulo “daí" (R.15) e a expressão “da ignorância" (R.16) exercem a mesma função sintática no período em que ocorrem.
Ainda no que se refere aos aspectos linguísticos do texto 6A1AAA, julgue o item que se segue.
O termo “entre os mais mal pagos do orbe" (R.24) exerce a função de complemento da forma verbal “inclui".
Com relação à variação linguística, aos fatores de textualidade e aos aspectos linguísticos do texto 6A1BBB, julgue o item a seguir.
A regência do verbo preferir observada no quarto período do texto é típica da variedade culta do português europeu, sendo pouco frequente na variedade brasileira do português, principalmente em textos informais.
Com relação às ideias e às estruturas linguísticas do texto 6A2AAA, julgue o item a seguir.
Na linha 13, se a forma pronominal “alguma", em vez de anteposta, estivesse posposta a “coisa", a correção gramatical do texto seria mantida.
Com relação às estruturas linguísticas do texto 6A2AAA, julgue o item que se segue.
A inserção de tais coisas após o infinitivo “dizer" (R.15) daria ênfase aos sentidos do texto e melhoraria sua coesão, sem prejuízo da correção gramatical.
Julgue o próximo item, relativos às estruturas linguísticas do texto 6A2BBB.
O emprego das vírgulas que isolam o advérbio “aliás" (R.19) é obrigatório, razão por que suprimi-las comprometeria a correção gramatical do texto.
Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto 6A3AAA, julgue o próximo item.
O conceito-chave liderança sustenta tanto a progressão temática quanto a coerência expositiva do texto.
Considerando as informações e as ideias do texto 6A3BBB, assim como seus aspectos linguísticos, julgue o item a seguir.
A transformação dos métodos tradicionais de gestão pública origina-se, de acordo com o texto, no esforço de lideranças políticas e de gestores públicos.
Considerando os aspectos linguísticos e os sentidos do texto 6A3BBB, julgue o item que se seguem.
Em “demandava-se" (R.32) e “se veem pressionadas" (R.34), a partícula “se" recebe classificações distintas.
Em relação às estruturas linguísticas e às ideias do texto 6A4AAA e aos múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item seguintes.
A caracterização do revisor como “a pessoa mais importante na vida de quem escreve" (R. 2 e 3) deve-se ao fato de o destino de um autor ser definido pelo texto final apresentado — tarefa do revisor — e não pela mensagem veiculada — tarefa do autor.
Acerca dos sentidos e dos aspectos linguísticos do texto 6A4BBB, julgue o item subsequente.
No último período do texto, o emprego da vírgula imediatamente após “detectados" (R.15) é opcional, pois a oração “preservando-se o máximo possível do texto original" (R. 15 e 16) encontra-se em posição canônica no período, qual seja, após a oração principal.
No que concerne aos aspectos linguísticos do texto 6A4CCC, julgue o item a seguir.
O público a quem a mensagem do texto 6A4CCC se destina é específico: trata-se de revisores e diagramadores.
A oração que contém objeto direto pleonástico é:
“Quando você _____ Helena, diga a ela que estou com saudades."
“Marcos e a esposa _____ sempre a este restaurante."
“Seus vizinhos não o _____ com bons olhos."
“José não _____ comparecer ontem à reunião."
“Posso _____ suas malas no carro?"
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas: