Dadas as orações: I- Outro dia me deram uma caixa de fósforos. II- Hoje, deram-me um pacote de velas. III- Amanhã me darão um tiro! Quanto à colocação pronominal, a alternativa que apresenta correção é:
Em: “Melissa, minha prima do interior, não sabe se vem à festa”, temos:
A questão refere-se ao seguinte texto:
Que tipo de alerta o pai do menino fez?
Nem todos os textos são autoexplicativos; muitas vezes, o aluno deve preencher algumas lacunas com os seus conhecimentos prévios. Por esse motivo, o uso de textos que não se alinham a seu contexto sociocultural, apesar da globalização e do fácil acesso a informações, pode apresentar obstáculos, como é o caso de textos cujo teor se baseie, por exemplo, em culturas exóticas, como a japonesa e a hindu. Desse modo, a seleção de textos que têm maior proximidade com seu contexto sociocultural:
Assinale a asserção que contraria o disposto no trecho em relevo deste fragmento de Oliveira et al (2003, p. 107): “Pesquisa realizada por Neves (1991, p. 45-48) aponta algumas conclusões com base na discussão sobre o ensino da gramática na escola, a saber: [...] os professores verificam que essa gramática 'não está servindo para nada'; apesar disso, os professores mantêm as aulas sistemáticas de gramática como um ritual imprescindível à legitimação de seu papel" (grifo da banca elaboradora).
Para Antunes (2003, p. 79-83), o ensino de leitura apresenta implicações pedagógicas; ela afirma que o professor de Língua Portuguesa deve, por exemplo, promover “uma leitura do todo". O que isso significa dizer?
Cada item desta questão apresenta a definição de substantivo. Aponte aquela que se distancia mais dos postulados da gramática tradicional.
Com relação às expectativas de um professor de Língua Portuguesa em uma atividade de produção de um texto escrito, ele deve imprimir no aluno a capacidade de:
Com referência aos critérios de avaliação constantes dos PCN, qual é a assertiva INCORRETA?
Todas as palavras proparoxítonas são acentuadas, conforme o seguinte exemplo do texto:
(...) como se a experiência do limite sozinha pudesse ser a salvação para alguém que se perdeu. (l. 10-12)
Com base no trecho acima, pode-se caracterizar a experiência do limite como:
Limite era tudo que tanto impedia como possibilitava movimentos. (l. 53-55)
As palavras sublinhadas acima, em conjunto, estabelecem sentido de:
Segundo o Serviço Meteorológico Nacional, é uma situação ímpar, extremamente perigosa (l. 4-6)
Nesse trecho, o uso da palavra “segundo" tem o objetivo de introduzir:
potencialmente letal (l. 7)
O significado da palavra sublinhada se relaciona com a ideia de: