Em relação ao texto 04, analise as proposições e marque a alternativa CORRETA.
I- O texto nos remete a um a reflexão sobre o comportamento humano.
II- As pessoas se sentem frustradas e investem mais nas aparências.
III-E preciso investir no Ter, pois impressionar os outros é um modelo de plenitude.
Está (ão) CORRETA(s), apenas
(...)
como esse poder delegado está sendo exercido, (l. 12-13)
A palavra destacada é classificada gramaticalmente como:
Para indicar uma ação futura incerta, pode-se escrever o verbo “ter" deste modo:
Nos três quadrinhos, em relação ao raciocínio do personagem, o uso das reticências tem a função de indicar:
A questão refere-se ao seguinte texto:
Que salto faltou a raposa aprender:
A questão refere-se ao seguinte texto:
De acordo com o texto, como era o gato?
Dadas as palavras:
I- Cauvo.
II- Couro.
III- Aumeirão.
Quanto à ortografia, a(s) palavra(s) corretamente grafada(s) é (são):
Analise a oração:
“Churrasquear é uma arte que os gaúchos bem conhecem."
Quantas letras e quantos fonemas apresenta?
Dadas as orações:
I- Gostava de crianças, além disso, precisava do emprego.
II- Não só Isabela, como também Isadora, partiram para a Islândia sem data para voltar.
III- Estava ansiosa pelo que viria acontecer.
A alternativa que apresenta conjunção aditiva é:
Em: “Fico triste sempre que falo de minha mãe”, temos:
Dadas as orações: I- Outro dia me deram uma caixa de fósforos. II- Hoje, deram-me um pacote de velas. III- Amanhã me darão um tiro! Quanto à colocação pronominal, a alternativa que apresenta correção é:
Em: “Melissa, minha prima do interior, não sabe se vem à festa”, temos:
A questão refere-se ao seguinte texto:
Que tipo de alerta o pai do menino fez?
Nem todos os textos são autoexplicativos; muitas vezes, o aluno deve preencher algumas lacunas com os seus conhecimentos prévios. Por esse motivo, o uso de textos que não se alinham a seu contexto sociocultural, apesar da globalização e do fácil acesso a informações, pode apresentar obstáculos, como é o caso de textos cujo teor se baseie, por exemplo, em culturas exóticas, como a japonesa e a hindu. Desse modo, a seleção de textos que têm maior proximidade com seu contexto sociocultural:
Assinale a asserção que contraria o disposto no trecho em relevo deste fragmento de Oliveira et al (2003, p. 107): “Pesquisa realizada por Neves (1991, p. 45-48) aponta algumas conclusões com base na discussão sobre o ensino da gramática na escola, a saber: [...] os professores verificam que essa gramática 'não está servindo para nada'; apesar disso, os professores mantêm as aulas sistemáticas de gramática como um ritual imprescindível à legitimação de seu papel" (grifo da banca elaboradora).