Para Antunes (2003, p. 79-83), o ensino de leitura apresenta implicações pedagógicas; ela afirma que o professor de Língua Portuguesa deve, por exemplo, promover “uma leitura do todo". O que isso significa dizer?
Cada item desta questão apresenta a definição de substantivo. Aponte aquela que se distancia mais dos postulados da gramática tradicional.
Com relação às expectativas de um professor de Língua Portuguesa em uma atividade de produção de um texto escrito, ele deve imprimir no aluno a capacidade de:
Com referência aos critérios de avaliação constantes dos PCN, qual é a assertiva INCORRETA?
Todas as palavras proparoxítonas são acentuadas, conforme o seguinte exemplo do texto:
(...) como se a experiência do limite sozinha pudesse ser a salvação para alguém que se perdeu. (l. 10-12)
Com base no trecho acima, pode-se caracterizar a experiência do limite como:
Limite era tudo que tanto impedia como possibilitava movimentos. (l. 53-55)
As palavras sublinhadas acima, em conjunto, estabelecem sentido de:
Segundo o Serviço Meteorológico Nacional, é uma situação ímpar, extremamente perigosa (l. 4-6)
Nesse trecho, o uso da palavra “segundo" tem o objetivo de introduzir:
potencialmente letal (l. 7)
O significado da palavra sublinhada se relaciona com a ideia de:
Com base na frase retirada do texto, responda à questão.
Uma palavra que não possui forma plural é:
Dadas as palavras:
I- Quiabo.
II- Querência.
III- Quaresma.
A alternativa que não apresenta dígrafo é:
Dadas as orações:
I- Gosta tanto de azeitonas, que come até o caroço.
II- Desapareceu da minha frente como fumaça!
III- Estava com dores no estômago, uma vez que não se alimentava direito.
A sequência correta das orações subordinadas adverbiais é:
Assinale a alternativa que contém o fenômeno linguístico CORRETO da região citada:
Leia as afirmativas que orientam o professor de Português a trabalhar com gêneros textuais em sala de aula, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's). I. O professor de Português deve seguir a indicação dos PCN's e trabalhar com gêneros discursivos variados, possibilitando que os alunos reconheçam a função social dos textos. II. Devem ser privilegiados para a prática de leitura e escuta de textos os gêneros compreendidos nestes três grupos: gêneros acadêmicos, publicitários e de divulgação científica. III. Acerca dos gêneros orais, é preciso que os alunos dominem aqueles que apeiam a aprendizagem escolar de Língua Portuguesa e de outras áreas (como exposição, relatório de experiência, entrevista, debate) e, também, os gêneros da vida pública no sentido mais amplo do termo (como debate, teatro, palestra, entrevista). IV. O professor de Português deve escolher uma das sugestões didáticas para a formação de leitores: a leitura autônoma (feita pelo aluno) ou a leitura em voz alta pelo professor. Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS: