Joana, ocupante estável do cargo efetivo de Analista Técnico do Ministério Público da Bahia, acaba de adotar um bebê de cinco meses de idade.
De acordo com o Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado da Bahia, Joana tem direito à licença:
“O estágio probatório é o período de 2 (dois) anos de efetivo exercício, durante o qual são apurados os requisitos necessários e indispensáveis ao exercício do cargo." Identifique quais são estes requisitos e assinale a alternativa correta.
Fonte: Lei 6844, Art. 31, § 1º.

Marque com V as afirmações verdadeiras e com F a falsas e assinale a alternativa correta, considerando que o Conselho de Classe é instância deliberativa integrante da estrutura dos estabelecimentos de ensino, e tem sob sua responsabilidade:
Fonte: Resolução nº 183, de 19 de novembro de 2013, diz que Art. 16.
( ) a avaliação do processo ensino-aprendizagem desenvolvido pelo estabelecimento de ensino e a proposição de ações para a sua melhoria;
( ) a avaliação da prática docente no que se refere à metodologia, aos conteúdos programáticos e à totalidade das atividades pedagógicas realizadas;
( ) apreciar em caráter deliberativo os resultados das avaliações dos alunos, apresentados individualmente pelos professores;
( ) a avaliação dos envolvidos no trabalho educativo e a proposição de ações para a superação das dificuldades.
A Proposta Curricular de Santa Catarina (PCSC) traça marcos teóricos para a Educação Básica, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional Técnica de Nível Médio, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educação do Campo, Educação Ambiental, Educação e Direitos Humanos, Educação Indígena, Educação Afrodescendente e Quilombola, Educação e Prevenção, Educação Fiscal, Educação para o Trânsito e Educação Nutricional e Alimentar.
Em relação ao ensino de Biologia, de acordo com a Proposta Curricular de Santa Catarina, é correto afirmar, exceto:
A linguagem não é um meio neutro através do qual uma mensagem é enviada. As palavras são carregadas de sentido para os falantes. A linguagem é ela própria, criadora de significados e produtora de sentidos e como tal deve ser estudada. Segundo Bakhtin (1990), ela é inseparável do fluxo da interação verbal e, portanto, não é transmitida como um produto acabado, mas como algo que se constitui continuadamente nessa corrente.
Fonte: Proposta Curricular de Santa Catarina: Estudos Temáticos. Florianópolis: IOESC, 2005, p. 21-22.
Considere a “linguagem no processo de alfabetização", analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa que contém todas as corretas.
I Oralidade e escrita caminham juntas e, portanto, o estudo da linguagem requer que sejam trabalhadas de forma a serem consideradas as suas diferenças e, ao mesmo tempo, suas similaridades, usos e funções.
II A oralidade é fundamental ao processo de alfabetização. Pela fala as crianças constituem-se sujeitos capacitados para a aprendizagem, bem como para a apropriação de conhecimentos novos ancorados nas suas experiências prévias.
III O aprendizado da fala e da escrita se dá de forma espontânea e independente, no contexto de convívio entre os pares.
IV A fala da criança é tão importante quanto às ações dela decorrentes para o alcance dos objetivos educacionais. Na perspectiva histórico-cultural, à fala atribui-se importância tão vital que, se não for permitido seu uso, muitos indivíduos não conseguirão resolver seus intentos.
V O sistema de escrita implica apenas em codificação de símbolos.
Sobre o trabalho docente com as variações linguísticas é correto afirmar, exceto:
Fonte: Proposta Curricular de Santa Catarina: Estudos Temáticos. Florianópolis: IOESC, 2005, p. 21.
O desenvolvimento do pensamento algébrico e de sua linguagem exige atividades ricas em significados que permitam ao aluno pensar genericamente, perceber regularidades e explicitar estas regularidades matematicamente, pensar analiticamente e estabelecer relações entre grandezas variáveis. A Álgebra, portanto, contribui com uma forma especial de pensamento e de leitura da realidade. Segundo FIORENTINI et alii (1993), o pensamento algébrico pode se desenvolver gradativamente a partir dos anos iniciais, antes mesmo de uma linguagem simbólica.
Fonte: SANTA CATARINA. Proposta Curricular de Santa Catarina: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio: disciplinas curriculares. Florianópolis: COGEN, 1998, p. 111.
Considere as atividades que estimulem a criança ao “desenvolvimento do pensamento algébrico nos anos iniciais do Ensino Fundamental", analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa que contém todas as corretas.
I Estabelecer relações/comparações entre expressões numéricas.
II Memorizar fórmulas para a resolução de situações-problema.
III Perceber e tentar expressar as estruturas aritméticas de uma situação-problema.
IV Produzir mais de um modelo aritmético para uma mesma situação problema ou, reciprocamente, produzir vários significados para uma mesma expressão numérica.
V Interpretar uma igualdade como equivalência entre duas grandezas ou entre duas expressões numéricas.
A concepção de história definida nesta proposta, analisa as múltiplas dimensões do tempo de modo a capturar o sentido da superação das noções anteriores para a compreensão dos múltiplos e simultâneos tempos históricos.
Fonte: SANTA CATARINA. Proposta Curricular de Santa Catarina: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio: disciplinas curriculares. Florianópolis: COGEN, 1998, p. 161.
Sobre o tema “Ensino de História – Categoria Tempo", analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa que contém todas as corretas.
I Tempo cronológico se refere ao tempo do relógio, do passar dos dias, dos eventos, da sequência dos meses, dos anos, etc.
II Tempo histórico é o tempo do significado dos processos de desenvolvimento técnico, produtivo, das dimensões consideradas relevantes pelos grupos dominantes em oposição aos dominados em determinadas sociedades.
III Na história tradicional ou positivista há uma compreensão dialética do tempo, pois supõe uma natural superação dos tempos cíclicos, circulares e antigo, pelo tempo moderno definido através da evolução da técnica.
IV O tempo circular define a lógica das comunidades agrícolas (plantio, crescimento, colheita): nascimento, desenvolvimento e morte.
V Os tempos diacrônicos ser referem, por exemplo, a relação entre moderno e arcaico, antigo e novo.
Todos os profissionais devem atuar na escola para relação professor-aluno. Nesse sentido, compete ao Supervisor Escolar uma atuação progressista, que se verifica nas assertivas abaixo, exceto na:
Fonte: Proposta Curricular de Santa Catarina 1991, p.71.
Além do vencimento, poderão ser conferidas, aos funcionários públicos do Estado de Pernambuco, diversas vantagens. Assinale a alternativa que não contém uma das vantagens contempladas legalmente:
“A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) surgiu em 1999 como um projeto do Ministério do Meio Ambiente que buscava a revisão dos padrões de produção e consumo e a adoção de novos referenciais de sustentabilidade ambiental nas instituições da administração pública. Dois anos após o lançamento do projeto, foi criado o Programa Agenda Ambiental na Administração Pública, cujo objetivo era sensibilizar os gestores públicos para a importância das questões ambientais, estimulando-os a incorporar princípios e critérios de gestão ambiental em suas atividades rotineiras. Inúmeras são as contribuições relacionadas às questões de sustentabilidade preconizadas na Agenda Ambiental na Administração Pública." Nela estão elencados, segundo os sistemas de certificação que são referência na área de construção sustentável no mundo, os nove princípios que norteiam as diretrizes de uma obra que se proponha a ser ambientalmente equilibrada. Assinale a alternativa que apresenta dois desses princípios.
De acordo com a Lei de Organização e Divisão Judiciárias do Estado de Minas Gerais (Lei Complementar estadual 59/2001), é INCORRETO afirmar que são deveres comuns aos servidores dos órgãos auxiliares dos Tribunais e da Justiça de Primeira Instância:
Segundo Lei estadual nº 14.939/2003, que dispõe sobre as custas devidas ao Estado no âmbito da Justiça Estadual de primeiro e segundo graus, é INCORRETO afirmar :
Considerando o previsto na Constituição do Estado do Piauí, assinale a afirmativa CORRETA:
A Constituição Estadual de São Paulo dispõe acerca dos Servidores Públicos Civis. De acordo com a lei supra, artigo 136, assinale a alternativa CORRETA: