O texto que parte de acontecimentos da atualidade ganhando uma forma livre e com tom pessoal, no jornalismo é denominado
Nos veículos de comunicação, há várias atividades que um repórter pode desempenhar, entre elas a de rádio-escuta. Pela importância dessa atividade, que visa a evitar “furos" da concorrência, o trabalho desse profissional pode ser considerado como
É certo que cada veículo tem seu estilo próprio, assim como também há um estilo específico para revistas e outro para jornais. No caso das revistas, há uma tendência da prática de um jornalismo de maior profundidade, mais interpretativo e até mesmo de uma redação mais próxima da literatura. Esse estilo das revistas também é chamado de
Um release deve ser elaborado como se fosse uma matéria escrita para um veículo de comunicação, posto que ele se destina a um profissional do jornalismo. Com relação ao release, uma das principais dificuldades do assessor de imprensa é
A respeito das atividades de assessoria de imprensa, julgue os itens
que se seguem.
Em razão de seu compromisso profissional, o jornalista
assessor de imprensa não tem obrigação direta com a venda
dos produtos da empresa, mas pode atuar com vistas a
sedimentar imagem, marcas e ideias da empresa junto aos
meios jornalísticos.
No que se refere à inter-relação entre comunicação de massa, indústria cultural, meios de comunicação e ambientes tecnológicos, julgue os itens a seguir.
Ao antever um mundo interconectado nos moldes de uma aldeia global, o filósofo Marshall McLuhan o supôs reticular e resultante de filtros preliminares correspondentes a cada uma de suas comunidades interpretativas isoladas e marcadas por códigos específicos, como ocorre com a língua e a cultura autóctones.
A respeito da história das comunicações no Brasil, julgue os itens subsecutivos.
A Gazeta do Rio de Janeiro, embora editada e impressa em Londres, é considerada como o primeiro jornal brasileiro por dirigir-se especificamente ao público luso-brasileiro.
Sobre a sociedade da informação, assinale a alternativa INCORRETA.
Analise as afirmativas sobre o conceito de lead e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) O lead não necessariamente corresponde à primeira proposição de uma notícia radiofônica.
( ) Os manuais de jornalismo mencionam mais de uma dezena de tipos de lead.
( ) O lead é o primeiro parágrafo da notícia em jornalismo impresso, embora possa haver outros leads em seu corpo.
( ) Nos telejornais, o lead aparece somente na voz do apresentador. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
“Os media de massa, por causa da sua estrutura, transmitem apenas ideologia (ou seja, modelos de comportamento de consumo), mas eles quase sempre disfarçam esta mensagem como conhecimento (por exemplo, através de notícias jornalísticas), ou esteticamente (por exemplo: musicais de TV). Uma análise sistemática dos códigos pode assim se tornar um método efetivo de des-ideologização.” Quem é o autor desta reflexão sobre os meios de comunicação de massa?
A Escola de Frankfurt, centro de teoria social interdisciplinar particularmente associado ao Instituto para Pesquisa Social da Universidade de Frankfurt, teve um papel fundamental na construção de uma reflexão sobre os meios de comunicação de massa. Dela surge boa parte do pensamento crítico que alimenta os estudos da teoria da comunicação. Qual, entre os nomes abaixo, NÃO integra essa escola?
Por direito autoral se compreende o direito que o autor de uma obra intelectual tem de usufruir dos produtos resultantes da reprodução, execução ou representação de suas próprias criações. O direito autoral compreende os direitos de autor propriamente ditos e os direitos conexos – estes últimos inerentes a
Em um jornal impresso, os temas “cidade”, “polícia”, “política”, “esporte”, “ciência e tecnologia”, “artes e espetáculos” são separados em
No contexto contemporâneo da comunicação em empresas, organizações e instituições, é correto afirmar que, no Brasil, as atividades que mais se expandem são as de assessoria e consultoria, erroneamente denominadas apenas por “assessorias de imprensa”, ainda que seu trabalho cotidiano não esteja restrito à divulgação e a contatos com a imprensa e, ao contrário, envolva ações de comunicação integrada com os clientes e a opinião pública.
O que caracteriza a TV é o impacto provocado pela mensagem visual e sonora