Além da objetividade, os textos jornalísticos na Web devem ter, na estrutura,
Analise as sentenças abaixo, fundamentadas em estudo de Alfonso Sanchéz-Tabernero (2000)
sobre vantagens e desvantagens dos meios de comunicação.
I.A boa qualidade da reprodução da revista não impede sua audiência fragmentada.
II.Mobilidade e imediatez são pontos fortes do rádio.
III.Audiência contrabalanceia os custos elevados de produção e veiculação da TV.
IV.Jornal conta com o prestígio da marca, embora tenha ciclo de vida breve.
V.Interatividade e serviços pagos são os motivos do crescimento da internet.
Estão CORRETAS apenas as afirmativas
O segundo capítulo do Código de Ética dos Jornalistas Profissionais trada da conduta profissional do jornalista. Analise as alternativas abaixo e assinale qual delas contém uma informação FALSA acerca do dever do jornalista, considerando o Artigo 6º do capítulo em questão.
O sistema de recepção ou transmissão de ondas eletromagnéticas ou acústicas, com igual sensibilidade de recepção e transmissão em todas as direções, caracteriza, no Rádio o sistema
Dentre as técnicas de redação do texto jornalístico, o lead é uma das possibilidades. Observe a seguir a redação de um acontecimento fictício: “A inauguração da linha J do metrô, o desfile de um bloco de carnaval com trinta mil integrantes e o discurso da Presidente da República em cadeia de rádio e TV marcaram o dia de ontem na capital do país. O motivo foi o aniversário de 55 anos de Brasília”. Ao consultarmos bibliografia a respeito das técnicas para a apresentação das matérias e, com base no texto acima, é possível concluir que o redator optou pelo lead:
A Assessoria de Comunicação de um telejornal exibido por uma emissora de TV aberta decidiu investir em determinada rede social como estratégia de marketing. Tendo em vista o públicoalvo do programa, a plataforma escolhida foi o instagram. De acordo com os dados apurados em pesquisa realizada no mês de dezembro, o telejornal possuía conta no facebook, com setenta e cinco mil amigos, e no twitter, com vinte e cinco mil seguidores, respectivamente. A Assessoria de Comunicação elaborou planejamento a fim de que, no prazo de um mês, o canal oficial do telejornal no instagram apresente número total de seguidores igual ao das duas redes supracitadas somadas, tendo como referência os dados da pesquisa de dezembro. Assim, projeta-se que o instagram do telejornal terá, no prazo estipulado pela Assessoria de Comunicação, número de seguidores com:
A propaganda institucional difere das campanhas de assessoria de imprensa porque apresenta, comparativamente, como características:
Dentre as ferramentas de Comunicação Organizacional Integrada, a que apresenta o maior custo por contato e a maior taxa de conversão do receptor é:
A interação entre as marcas e o público passou por uma mudança significativa com o advento dos chamados “smartphones”, que, ao contrário dos primeiros telefones celulares, podem:
Para que uma empresa consiga gerar a viralização de informações no ambiente digital, é necessário planejar adequadamente a forma e o conteúdo das mensagens veiculadas por ela. O ponto mais importante desse planejamento de mensagens está no(a):
O uso de redes sociais entre funcionários de uma organização pode reforçar o espírito de corpo e disseminar uma cultura colaborativa, através da difusão da informação por diversos setores. Um dos perigos em potencial para o não atingimento desse objetivo está no desenvolvimento de redes sociais centradas em um(a ):
Com base no que dispõe o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, assinale a opção correta.
Com relação às rotinas da atividade do assessor de imprensa, assinale a opção correta.
Assinale a opção correta, a respeito de notas oficiais.
Em nota divulgada em abril, a Polícia Federal informou que o prazo de entrega de novos passaportes mudaria. Em vez de seis dias úteis, a espera levaria trinta dias corridos. A situação, segundo se informou, se normalizaria em junho. Junho se passou, mas o quadro passa longe de ter voltado ao normal. A demora para a emissão do documento saltou para até quatro meses, e não será surpresa se esse período ficar ainda maior. É que a Casa da Moeda do Brasil, responsável por confeccionar passaportes no país, informou que a produção precisou ser paralisada, mas deverá ser retomada em breve. Essa interrupção decorreria da falha em um equipamento. A explicação para os atrasos de cento e vinte dias residiria em problemas no fornecimento do papel usado no passaporte, ao passo que dificuldades pontuais em abril estariam ligadas a erros no recolhimento das taxas. Custo PF. In: Folha de S.Paulo, 2/7/16 (com adaptações). Tendo em vista que o texto antecedente foi submetido ao processo de apuração em que a fonte ouvida foi a própria empresa Folha de S.Paulo, é correto afirmar que, do ponto de vista da redação jornalística, esse texto é denominado