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Leia o texto abaixo sobre a influência das técnicas norte-americanas de redação.

As regras de redação [...] retiravam do jornalismo noticioso qualquer caráter emotivo e participante. Para garantir a impessoalidade (e o ocultamento do sujeito da enunciação), impôs-se um estilo direto, sem o uso de metáforas. [...] a comunicação deveria ser, antes de tudo, referencial.

(Adaptado de: RIBEIRO, Ana Paula Goulart. Jornalismo, literatura e política: a modernização da imprensa carioca nos anos 1950. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 1, n. 31, p. 147-160, ago. 2003)

As regras de redação, no jornalismo informativo,

Considere as informações abaixo.

Manchete do jornal X de 11 de março de 2008

Pessimismo com EUA derruba mercados

Para presidente do Banco Central Europeu, emergentes têm de ajudar ricos; petróleo encosta em US$ 108

Manchete da revista Y, de 21 de janeiro de 2002

Miséria: o grande desafio do Brasil.

A pobreza extrema de 23 milhões de brasileiros é uma tragédia que não pode mais ser ignorada

A partir das manchetes acima, é correto afirmar que

Consta do Mapa Estratégico da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o seguinte objetivo para o período de 2015 a 2024:

1.2 − Estimular a competição e a sustentabilidade do setor Este objetivo visa garantir a rentabilidade da prestação do serviço de telecomunicações, de forma a propiciar investimentos e modernização das redes e serviços. Simultaneamente, é necessário garantir que o desenvolvimento do setor seja feito em um ambiente de competição entre os agentes, impedindo a prática de condutas anticompetitivas e o fechamento de mercados, de forma a permitir que o consumidor tenha acesso a múltiplas opções de serviço, a preços justos e qualidade adequada.

(Disponível em: https://anatel.gov.br)

Nas telecomunicações do Brasil, a atuação da agência é organizada considerando que o Estado tem o papel de

No âmbito da comunicação pública, a comunicação política se refere

Leia o trecho abaixo retirado do livro Cibercultura, de Pierre Levy (São Paulo: Editora 34, 1999, p. 237).

Cada novo sistema de comunicação fabrica seus excluídos. Não havia iletrados antes da invenção da escrita. A impressão e a televisão introduziram a divisão entre aqueles que publicam ou estão na mídia e os outros. Como já observei, estima-se que apenas pouco mais de 20% dos seres humanos possui um telefone. Nenhum desses fatores constitui um argumento sério contra a escrita, a impressão, a televisão ou o telefone. O fato de que haja analfabetos ou pessoas sem telefone não nos leva a condenar a escrita ou as telecomunicações – pelo contrário, somos estimulados a desenvolver a educação primária e a estender as redes telefônicas. Deveria ocorrer o mesmo com o ciberespaço.

O fator determinante para inclusão digital é

Pesquisas de opinião realizadas por um prestigiado instituto mostram que uma determinada organização pública tem sua atuação reprovada pelos usuários de seus serviços. Tal fato significa que

O advento da comunicação de massa e a midiatização da cultura fazem parte do desenvolvimento industrial e são responsáveis por moldar a conduta e a cultura das pessoas. Com isso, a indústria de comunicação atingiu tanta importância nas sociedades modernas que tudo o que se sabe sobre a sociedade e sobre o mundo foi apreendido por intermédio dos meios de comunicação.

Considerando esse texto como motivador inicial, julgue o seguinte item.

A Internet tornou-se um meio essencial de comunicação em todas as esferas da sociedade, e o ciberespaço atua como instrumento de informação, recrutamento e organização de debates ideológicos e políticos, transformando-se em ferramenta essencial na divulgação de dados e na comunicação interpessoal.

A respeito das características da redação em jornais, revistas, rádio, Internet e vídeo, julgue o próximo item.

O formato chamado de diamante é utilizado na redação de textos em mídias digitais e apresenta as seguintes características: a base contém a profundidade do discurso; o topo contempla o discurso; e a ponta inferior é preenchida com o nível de controle do usuário.

A respeito de imparcialidade, objetividade e veracidade enquanto princípios da imprensa, julgue o item subsequente.

A objetividade preconiza que o profissional de comunicação se abstenha de emitir juízo de valor ao relatar cena que, por ele presenciada, será material de notícia.

Julgue o próximo item, relativo ao relacionamento das instituições com a imprensa, à organização de entrevistas e a produtos de assessoria de imprensa.

Dado o seu conteúdo basicamente opinativo e interpretativo, o artigo oferece uma análise sobre assunto de interesse público, razão por que tem ampla aceitação pelos veículos de comunicação.

Considerando o assunto do texto apresentado, julgue o item seguinte.

O projeto gráfico determina as características visuais da publicação e estipula um padrão a ser reproduzido em cada nova edição.

Analise as afirmativas a seguir sobre os deveres dos jornalistas, segundo o Código de Ética produzido pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Buscar provas que fundamentem as informações de interesse público.

( ) Informar claramente à sociedade quando suas matérias tiverem caráter publicitário ou decorrerem de patrocínios ou promoções.

( ) Rejeitar alterações nas imagens captadas que deturpem a realidade, sempre informando ao público o eventual uso de recursos de fotomontagem, edição de imagem, reconstituição de áudio ou quaisquer outras manipulações.

( ) Promover a retificação das informações que se revelem falsas ou inexatas e defender o direito de resposta às pessoas ou organizações envolvidas ou mencionadas em matérias de sua autoria ou por cuja publicação foi o responsável.

Assinale a sequência CORRETA.

Conforme Wolf (1995, p. 170), “noticiabilidade trata-se de um conjunto de requisitos relativos aos acontecimentos – do ponto de vista das rotinas de produção e da ideologia profissional dos jornalistas – que lhe conferem as características básicas de uma notícia".

São critérios de noticiabilidade, EXCETO:

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I associando conceitos a suas corretas definições.

COLUNA I

1.Follow up

2.Press kit

3.Mailing list

4.Clipping

COLUNA II

( )Material que contém relação de veículos e jornalistas contratados para divulgação, com dados básicos, como nome completo, cargo, editoria, telefone, e-mail, entre outros.

( )Ação que visa a obter retornos, por telefone, do envio de press releases, distribuição de material de apoio ou de convocação de coletiva à imprensa.

( )Reunião de matérias veiculadas, de interesse do assessorado. Ajuda a avaliar o desempenho do assessorado e de seus concorrentes.

( )Pasta ou arquivo eletrônico contendo os textos principais sobre o assessorado, sua atividade, seu histórico, faturamento, locais em que atua, entre outros.

Assinale a sequência CORRETA.

Nos estudos sobre os meios de comunicação de massa muitos teóricos, como, por exemplo, os norte-americanos Herman e Chomsky (1989), defendem a posição de que a mídia reforça os pontos de vista do establishment (o poder instituído), devido ao poder dos donos dos grandes meios de comunicação e seus anunciantes.

Quanto aos pontos defendidos por esses autores, assinale a alternativa INCORRETA.

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