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Leia o trecho a seguir. “Para as organizações noticiosas, uma nova função tem emergido. O pesquisador Axel Bruns (2003) descreve o novo papel colaborativo do jornalismo em rede. Na era das redes ou da conexão, o jornalista atua mais como aquele que examina os fatos para avaliar sua veracidade e boa-fé, como um autenticador dos jornalistas cidadãos e curador do que é reportado nas redes sociais” (CANAVILHAS, 2014, cap. 7). A nova função apontada pelo autor é conhecida como:

Provas: FUNDEP - 2017 - CRM-MG - Jornalista
Disciplina:

Jornalismo

- Assuntos: Internet

Don Tapscott, no livro A hora da geração digital: como os jovens que cresceram usando a internet estão mudando tudo, das empresas aos governos, trata a imersão digital como algo ainda desconhecido, mas sinaliza algumas observações. A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.

Para o teórico Traquina (2005), os jornalistas definem quando um acontecimento ou fato será ou não transformado em notícia. Tal definição é feita por uma cultura partilhada universalmente pelos jornalistas e designada teoricamente como “valores-notícia"

Avalie as afirmações sobre critérios que definem os “valores-notícia" e assinale a alternativa INCORRETA.

O ano de 2016 foi marcado por grande movimentação política no mundo e no Brasil, pautando-se em grande medida as discussões nas redes sociais. A proliferação de boatos ganhou dimensões inimagináveis com ferramentas como o Facebook e o Whatsapp, o que foi decisivo, como avaliam especialistas, para que informações falsas tivessem alcance e legitimidade. Nesse contexto, o termo Pós-Verdade foi registrado pelo Oxford Dictionaries, tornando-se a palavra do ano (2016), segundo a Universidade de Oxford.

Analise as afirmações relacionadas ao termo “Pós-Verdade" e assinale a alternativa INCORRETA.

Pesquisadores do campo da comunicação têm se dedicado a estudar como a realidade social vem sendo construída pela mídia. Alguns desses estudos se baseiam na teoria do Agenda Setting, cujo pressuposto é o de que:

Sobre a comunicação no gerenciamento de crises e o respectivo comportamento da Assessoria de Comunicação, analise as afirmações a seguir.

I. Deixar jornalistas (imprensa) sem retorno pode ser uma decisão estratégica, dependendo da gravidade da crise.
II. A gestão da crise de imagem, especialmente a que se refere às redes sociais, deve ser feita por uma assessoria jurídica externa, que dará orientações aos funcionários que têm contato direto com o público para evitar que as ações da empresa em crise sejam divulgadas.
III. A criação de um comitê de crise, do qual participam o dirigente máximo, representantes do setor jurídico e dos recursos humanos, como também, a área de comunicação, é uma estratégia que indica sensibilidade da empresa ou organização em atenção ao momento de crise e à sua correta administração.
IV. A assessoria deve informar à imprensa somente aquilo que pode ser confirmado, desde que ela tenha absoluta certeza da informação. Outra possibilidade é dar informações “temporárias", com verdade parcial, a fim de diminuir o impacto da crise, no momento.

Assinale a alternativa CORRETA.

Assinale a alternativa correta em relação ao conceito de

hipertexto.

Leia o texto a seguir. São recursos técnicos que tornam mais fácil a circulação de algum tipo de conteúdo em comparação com outras estruturas econômicas que sustentam ou restringem a circulação, atributos de um texto de mídia que podem motivar por meio das redes sociais ligando as pessoas em troca de bytes significativos” (JENKINS, 2014). (fragmento adaptado) Segundo o autor, o conceito anterior refere-se à:

De acordo com o que é tratado no Capítulo II do Código de Ética do Jornalista Brasileiro sobre os deveres e proibições do jornalista, assinale a alternativa INCORRETA.

Segundo Jenkins (2014), no modelo de mudança de distribuição para circulação, o público não é visto mais como simplesmente um grupo de consumidores de mensagens pré-construídas, mas como pessoas que estão moldando, remixando, reconfigurando e compartilhando conteúdos de mídia. Para retratar isso, o autor cunhou o termo que ficou conhecido como:

Em situações de crise, cabe ao assessor de imprensa instruir e preparar o assessorado para reduzir os impactos à imagem da instituição. Assinale a alternativa que não apresenta uma boa prática do assessor de imprensa, segundo DUARTE, 2006.

Segundo Jenkins, em seu livro Cultura da Conexão (2014), na era do compartilhamento digital e no atual cenário de incertezas, muitos antigos modelos para compreender os públicos deixam de ser aplicáveis. Mesmo assim, considerações estratégicas e técnicas podem aumentar as chances de o conteúdo ser propagável. As considerações estratégicas, a seguir, descritas pelo autor estão corretas no que se refere à mídia propagável, EXCETO:

Observe o gráfico, a seguir, que mostra o valor gasto com publicidade no meio jornal nos Estados Unidos.

A partir desses dados, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) O advento do jornalismo on-line, iniciado na década de 1980, foi preponderante para a queda acentuada da publicidade nos jornais impressos.

( ) A receita em 2010 é a mesma observada no período que antecede a Segunda Guerra Mundial.

( ) O gráfico mostra o crescimento a partir do início do século XXI na venda de publicidade no meio digital.

( ) Pode-se explicar a queda na receita dos jornais pela falta de interesse da audiência, pelo consumo de informação, principalmente a partir do século XXI.

Assinale a sequência CORRETA.

Com relação às fontes e à sua natureza, assinale a alternativa INCORRETA.

Em relação ao lead e às suas atribuições, é incorreto afirmar:

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