No dia 1o de outubro de 1991, entrou no ar, pela primeira vez, em São Paulo (780 AM) e no Rio de Janeiro (1180 AM), as primeiras emissoras no formato all news do Brasil. No lançamento, o bordão das emissoras era “a notícia na velocidade do som”. O nome dessas emissoras é:
Asa Briggs e Peter Burke fazem o seguinte apontamento sobre formas de comunicação realizadas em “rituais" nos séculos XV e XVI:
Comunicação multimídia
Parece que as formas de comunicação mais efetivas daquele período – assim como acontece hoje – eram as que apelavam simultaneamente para os olhos e os ouvidos, combinando mensagens verbais com não verbais, musicais e visuais, desde tambores e trombetas de paradas militares até os violinos que acompanhavam performances de salão. No início da era moderna na Europa, essas formas incluíam rituais, espetáculos, montagens de teatro amador, peças, balés e óperas.
(Adaptado de: Uma história social da mídia – de Gutenberg à Internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2006, p. 47-48)
Nos meios impressos que se desenvolviam com possibilidade de reprodução a partir de um original, a circulação do que ocorria nesses rituais poderia ser feita
A respeito da História da Comunicação Social, assinale a alternativa incorreta:
O primeiro registro que trata de uma profissão semelhante ao jornalismo tem mais de dois mil anos e está ligado
O Ato Institucional n.º 5, decretado no Brasil em setembro de 1968, trouxe algumas consequências. Dentre elas, destacam-se
A Guerra de Secessão (1861 - 1865) nos Estados Unidos traz à tona o destaque para três figuras: a reportagem, a pirâmide invertida e
Observe o gráfico, a seguir, que mostra o valor gasto com publicidade no meio jornal nos Estados Unidos.
A partir desses dados, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) O advento do jornalismo on-line, iniciado na década de 1980, foi preponderante para a queda acentuada da publicidade nos jornais impressos.
( ) A receita em 2010 é a mesma observada no período que antecede a Segunda Guerra Mundial.
( ) O gráfico mostra o crescimento a partir do início do século XXI na venda de publicidade no meio digital.
( ) Pode-se explicar a queda na receita dos jornais pela falta de interesse da audiência, pelo consumo de informação, principalmente a partir do século XXI.
Assinale a sequência CORRETA.
O crescimento da indústria jornalística, no século XIX, se deve a quê?
Assinale a alternativa que indica uma característica da televisão brasileira.