Acerca da comunicação como produto do processo social, julgue o item subsequente.
Na sociedade, o eixo de compreensão de uma mensagem está na quantidade de informação recebida pela mídia.
Acerca da comunicação interna e externa, julgue o próximo item.
As organizações precisam estabelecer uma boa relação entre seus colaboradores e estimular práticas de exercícios laborais; os sistemas de intranet são exemplo de um meio de comunicação voltado para o público interno que é eficiente para a divulgação dessas ações.
Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item a seguir, relativo à teoria da imagem.
As novas tecnologias têm investido em experiências estéticas que sejam simulacros da realidade, incluindo-se entre elas a realidade aumentada, que insere objetos virtuais em ambientes reais.
Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item que se segue, a partir dos fundamentos de design da informação.
Os significados dos elementos visuais incluídos nas peças gráficas precisam ser analisados, pois podem variar conforme a sociedade e o seu contexto histórico.
Considerando a importância das novas mídias digitais para o jornalismo, julgue o seguinte item.
A Wikipédia e o Youtube são exemplos reconhecidos pela hipertextualidade aplicada.
Tendo o texto como referência inicial, julgue o próximo item, acerca das práticas jornalísticas.
A coletiva de imprensa é um evento em que uma assessoria de imprensa convida jornalistas para transmitir-lhes alguma informação, permitindo-se a interação do grupo com um representante da organização.
Tendo o texto como referência inicial, julgue o próximo item, acerca das práticas jornalísticas.
A linguagem do produto jornalístico deve ser acessível ao público de interesse da organização.
Leia o seguinte fragmento sobre a teoria da espiral do silêncio:
...quanto mais uma opinião for dominada ou ilegítima, maior a tendência de que ela não seja manifestada. Imagine a seguinte situação: os meios de comunicação, diante de um escândalo político constroem uma imagem desfavorável de seu protagonista. Essa imagem, imposta pelos meios de comunicação, será dominante no universo social consumidor dos produtos desses meios. Isso não impede que haja, nesse universo, vozes discordantes. Elas serão minoritárias. Haverá, no entanto, uma tendência ao silêncio entre os membros desse grupo minoritário.
(BARROS FILHO. Clóvis de. Ética na comunicação. São Paulo: Summus)
Os primeiros estudos sobre essa teoria foram realizados por
As entrevistas realizadas em vídeo para a televisão apresentam um poder que aquelas feitas para o rádio, os jornais e as revistas impressas muitas vezes não têm. Elas são capazes de
“Notícia é a informação transformada em mercadoria com todos os seus apelos estéticos, emocionais e sensacionais".
(MARCONDES FILHO, Ciro. O Capital da notícia: jornalismo como produção social da segunda natureza, 1998, p. 19)
Sobre a definição de notícia,
Sobre o tamanho dos textos no jornalismo para a internet, considere:
I. O tamanho do texto não é elemento fundamental na composição da notícia na web
PORQUE
II. um bloco de texto muito curto pode deixar o leitor insatisfeito, enquanto que um muito longo pode tornar-se cansativo para leitura em monitor ou tela.
É correto afirmar que
Leia o trecho abaixo, do texto de Francisco Coutinho Dornelas, do site da Revista Quatro Rodas.
Correio técnico: por que quase não há SUVs apenas com tração traseira?
Pode parecer confuso, mas o principal motivo é porque a maioria dos SUVs, especialmente os compactos, têm tração dianteira.
Isso acontece porque boa parte deles compartilha plataforma e outros componentes com hatches e sedãs, que normalmente têm tração dianteira.
A arquitetura desses carros permite a adoção da tração integral, mas a força do motor geralmente só é enviada ao eixo traseiro em situações de baixa aderência.
O motivo disso é que, do ponto de vista de eficiência energética, quando for possível é melhor usar somente a tração dianteira. (Disponível em: https://quatrorodas.abril.com.br/auto-servico/corr...)
Esse texto está jornalisticamente adequado porque
Leia o trecho abaixo, extraído de texto publicado em 5 de dezembro de 2017 pelo IBOPE
67% dos brasileiros preferem o semáforo nutricional nos rótulos de alimentos e bebidas
Pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência mostra que 67% das pessoas, ou seja, cerca de 7 em cada 10 entrevistados, preferem o semáforo nutricional, contra 31% que declaram preferir o modelo de advertência nos rótulos de alimentos e bebidas. A proposta que utiliza cores (verde, amarelo e vermelho) para traduzir as informações sobre o teor de açúcares, gordura e sódio dos produtos – conhecida como Semáforo Nutricional Quantitativo – é considerada a mais clara e didática para 65% dos entrevistados.
(...)
Sobre a pesquisa
O IBOPE Inteligência ouviu 2.002 pessoas em 142 municípios para a pesquisa quantitativa. Já na pesquisa qualitativa, foram realizados oito grupos focais (quatro em São Paulo e quatro em Recife), para aplicação de roteiro. “A pesquisa quantitativa foi planejada para representar a opinião da população do país como um todo e cobre todas as regiões do Brasil e todos os níveis socioeconômicos", afirma Patrícia Pavanelli, diretora do IBOPE Inteligência.
(Disponível em: http://www.ibopeinteligencia.com/noticias-e-pesqui...de-ali-mentos-e-bebidas/)
O fator determinante para que a amostragem seja considerada adequada é
Acerca da regulamentação do sistema de radiodifusão no Brasil, julgue o item que se segue.
Compete ao Conselho de Comunicação Social, órgão auxiliar do Congresso Nacional criado pela Lei n.º 8.389/1991, a outorga de concessão pública de radiodifusão, assim como a análise e definição pela não renovação de tais outorgas quando for o caso.
Quanto às formas de produção e estruturação da notícia em diferentes meios, julgue o item a seguir.
Na estrutura da notícia para o rádio, a cacofonia deve ser evitada pelo fato de a audiência ser rotativa e dispersa.