Qual das opções abaixo explica corretamente um critério de noticiabilidade?
Sobre as profissões do campo da comunicação, marque a alternativa INCORRETA:
O Código de Ética dos Profissionais da Propaganda define os seguintes princípios que devem nortear a publicidade, EXCETO:
Como categoria de segmentação de público conectado à internet, millennials é um termo empregado para identificar
A linguagem referencial é um padrão dominante no jornalismo. Nesse tipo de linguagem, usa-se frequentemente
O recurso técnico conhecido por chamadas, bastante usado no radiojornalismo e no telejornalismo, segue as mesmas regras gerais de produção de notícia do jornalismo impresso em relação à
O procedimento conhecido por highlighting é usado na edição jornalística para
Texto utilizado em um telejornal, geralmente curto e lido pelo apresentador, com a função de fechar a matéria é
Uma pauta jornalística é:
São gêneros jornalísticos informativos:
De acordo com André Lemos, um dos principais teóricos brasileiros da cultura digital, o que as tecnologias de comunicação contemporâneas potencializam na cibercultura é (são):
Os chamados “portais verticais" na web são definidos como portais:
O texto jornalístico é uma confluência da norma culta com a coloquial. Deve evitar os extremos: ser arcaico, usando termos e formas que caíram em desuso, ou incompreensível para quem não domina as gírias das ruas. A não ser que tenha uma função de ironia, seja parte da declaração de alguém ou esteja escrito em algum documento a ser reproduzido, o editor deve cuidar para que o texto NÃO tenha:
“(...) é na totalidade da experiência considerada, preenchida e esquecida que cada pessoa é verdadeiramente diferente das outras no mundo. Nenhuma pessoa vê os mesmos eventos do mesmo modo em sua vida"
(Ray Bradbury, 1990, p. 53).
A frase do escritor norte-americano Ray Bradbury expressa um dos sistemas de conhecimento para o processamento textual. Trata-se do
“Os meios de comunicação defendem interesses, cobram providências, criticam instituições. Posicionam-se diante dos leitores e das autoridades. Dada a importância de que se revestem, alguns textos publicados são escritos em linguagem cuidada, em língua de terno e gravata. Erros podem custar a cabeça do autor. Não por acaso, profissionais mais velhos e experientes, conhecedores da política interna da casa, respondem pela editoria de Opinião"
(Dad Squarisi e Arlete Salvador, 2012, p. 76).
As autoras falam, acima, do gênero textual jornalístico denominado