Quanto às formas de produção e estruturação da notícia em diferentes meios, julgue o item a seguir.
Estudos relacionados ao newsmaking comprovam que as decisões de seleção sobre o que se torna notícia se devem mais a questões subjetivas que em razão das normas profissionais.
A respeito da rotina de produção e das técnicas de produção de texto no jornalismo, julgue o item a seguir.
No texto informativo, espera‐se que o título funcione para atrair a atenção do leitor e corresponda a uma mensagem independente, portanto dispensável para a decodificação do restante da notícia.
Acerca das principais características do jornalismo digital, julgue o item a seguir.
Entre as funcionalidades do jornalismo digital em base de dados, está a de integrar os processos de apuração, composição, documentação e edição dos conteúdos.
Quanto à imagem na sociedade e à fotografia, julgue o item a seguir.
A natureza indicial da fotografia, ou seja, o vínculo físico entre o referente e a foto, leva à credibilidade e à veracidade dessa reprodução técnica, características que, em parte, justificam seu uso pelo jornalismo.
Considerando a produção multimídia e as possibilidades trazidas pelos meios digitais, julgue o item a seguir.
A webTV explora o conceito de programação segmentada, trazido pela TV a cabo, ao focar a criação de canais dedicados a interesses particulares ou os grupos especializados de telespectadores.
A respeito de aspectos relacionados à mutação do jornalismo a partir do surgimento da Internet e de novas mídias digitais, julgue o item que se segue.
No processo de adaptação do texto jornalístico à Internet, a estrutura clássica e piramidal da notícia tornou-se incompatível com essa nova hipermídia.
A respeito das características da redação em jornais, revistas, rádio, Internet e vídeo, julgue o próximo item.
Um sistema hipermídia tem caráter linear e admite a inclusão de links e de diversos conteúdos em forma de texto, gráfico, áudio e vídeo, recursos esses que contribuem para a conquista de espectadores.
A respeito de imparcialidade, objetividade e veracidade enquanto princípios da imprensa, julgue o item subsequente.
Veracidade pressupõe a liberdade do jornalista de decidir qual é a sua verdade e o que deve ser levado ao leitor, desde que pareça verdade.
Com relação à imprensa escrita, julgue o item seguinte.
Fonte oficiosa é aquela que, apesar de estar oficialmente ligada a determinada instituição, não está autorizada a emitir pronunciamento em seu nome.
Considerando o assunto do texto apresentado, julgue o item seguinte.
Com relação à análise do manuseio, o jornal e a revista possuem o mesmo estilo.
“Nenhum enunciado em geral pode ser atribuído apenas ao locutor: ele é produto da interação dos interlocutores e, num sentido mais amplo, o produto de toda esta situação social complexa, em que ele surgiu"
(Mikhail Bakhtin, apud Todorov, 1981, p. 50).
Sobre a concepção interacional (dialógica) do texto, segundo o teórico russo Mikhail Bakhtin, é correto afirmar:
“Apenas 53 candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado obtiveram nota mil na Redação. Em relação a 2014, a queda é de quase 80%. Os resultados individuais dos estudantes foram divulgados nesta quinta-feira (18), pelo Ministério da Educação (MEC).
Em 2014, 250 candidatos conseguiram nota mil. Em 2015, foram 104, e em 2016, 77. Para Maria Inês Fini, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), não se pode comparar os dados. "As populações que fazem o exame são totalmente diferentes"
(Publicado no portal LeiaJá).
Nos dois parágrafos acima, é possível identificar o gênero textual jornalístico denominado
“Minha mulher e eu temos o segredo para fazer um casamento durar. Duas vezes por semana, vamos a um ótimo restaurante, com uma comida gostosa, uma boa bebida e um bom companheirismo. Ela vai às terças-feiras e eu, às quintas. Nós também dormimos em camas separadas: a dela é em Fortaleza e a minha, em São Paulo. Eu levo minha mulher a todos os lugares, mas ela sempre acha o caminho de volta. Perguntei a ela onde ela gostaria de ir no nosso aniversário de casamento. ‘Em algum lugar que eu não tenha ido há muito tempo!’, ela disse. Então, sugeri a cozinha. Nós sempre andamos de mãos dadas. Se eu soltar, ela vai às compras! Lembrem-se: o casamento é a causa número 1 para o divórcio. Estatisticamente, 100% dos divórcios começam com o casamento.” O texto acima, de Luis Fernando Veríssimo, publicado no jornal O Estado de S. Paulo, é uma crônica porque
“Somos uma sociedade sufocada por palavras desnecessárias, construções circulares, afetações pomposas e jargões sem nenhum sentido. (...) Porém, o segredo da boa escrita é despir cada frase até deixá-la apenas com seus componentes essenciais"
(William Zinsser, 2006, p.19).
Sobre o conceito do escritor William Zinsser, considere as afirmativas abaixo.
I A literatura acadêmica é curta e grossa no capítulo em que ensina a escrever uma notícia. O texto, pregam os teóricos, deve começar respondendo, logo de cara, a seis perguntas fundamentais: O quê? Quem? Quando? Onde? Como? Por quê? Em jornais, rádios, televisões e na novíssima internet, as notícias são apresentadas nesse formato.
II Enxugue o texto. Em jargão jornalístico, enxugar significa diminuir, cortar, mandar pras cucuias palavras e informações desnecessárias. Comece agora. Você ignorou a orientação para restringir-se a duas linhas? Passe a tesoura sem dó nem piedade.
III Faça uma introdução ao assunto que será relatado já na abertura do texto. Use o máximo de informações possíveis para orientar o leitor sobre o fato que será informado. Faça-o com estilo literário, recorrendo ao máximo de palavras possível.
IV Evite dividir o texto em partes (unidades, parágrafos). Escreva parágrafos longos, para mostrar ao leitor seu pleno conhecimento sobre o assunto.
V O leitor só consegue dominar determinado número de palavras antes que seus olhos peçam uma pausa. Se a frase for muito longa, ele se sentirá perdido, sem capacidade de compreender-lhe o completo significado. A frase curta tem duas vantagens. Uma: diminui o número de erros. Com ela, tropeçamos menos nas conjunções, nas vírgulas e nas concordâncias. A outra: torna o texto mais claro.
Estão corretas
A filha de 15 anos mostrou para a mãe, uma senhora de 55, a mensagem que recebeu pelo Twitter de um amigo de escola: “Axo q estou gostando mto d vc”. Indignada, a senhora criticou o candidato a namorado: “Esse rapaz precisa estudar português”. Considerando a situação, é correto afirmar: