Considere o texto abaixo:
As coisas não param de acontecer, os fatos não param de ocorrer e então é preciso fazer uma triagem. Nem tudo que chega aos veículos de comunicação é notícia. A seleção acontece em etapas sucessivas – desde o repórter que vai à rua e escolhe os dados mais significativos para a sua mensagem -, partindo assim de uma avaliação intencional da realidade. Suprimir e cortar textos atende ao volume de informações que chega às redações diariamente. No entanto, nem tudo que chega pode ser considerado notícia e muito desse material não é importante para o tipo de leitor que o jornal tem. O trecho acima faz referência a que processo do jornalismo?
Assinale a alternativa CORRETA.
Sobre os estudos acerca da opinião pública, assinale a alternativa INCORRETA.
Os valores-notícia são critérios de seleção ligados ao contexto de produção das notícias que influenciam na transformação de um fato em notícia. Assinale a alternativa que apresenta exemplos de valores-notícia.
As alternativas abaixo relacionam alguns produtos e serviços das assessorias de imprensa, EXCETO:
O estilo do jornalista eletrônico é polivalente, pois engloba naturezas do rádio, da tevê e do impresso. Considere as afirmativas sobre as exigências da produção de notícias on-line:
I. o texto on-line deve ser preciso, adequado ao formato, claro, natural, fácil, leve, respeitoso, surpreendente, dinâmico.
II. preferencialmente deve ter apuração rigorosa, português correto, textos curtos, sentenças declarativas com apenas uma ideia.
III. deve usar, sempre que possível, tom bem-humorado, verbos fortes de preferência na voz ativa, declarações diretas.
IV. deve construir, sempre que possível, enunciados concretos (palavras abstratas e genéricas que tornam o enunciado longo, obscuro e difícil de ler devem ser evitados) e prezar pela pirâmide invertida (o lide está com força total no online).
Assinale a alternativa CORRETA.
Nos estudos da comunicação organizacional, a “Escola de Montreal" é uma abordagem teórica conhecida por adotar entre seus pressupostos o de que
A distinção conceitual entre tematização e figurativização aplicada aos gêneros jornalísticos “editorial", “reportagem" e “notícia" permite concluir que
A interação social, no âmbito do ciberespaço, pode ocorrer de forma síncrona ou assíncrona. Considerando essa distinção, o fluxo que apresenta característica mais assíncrona é
O sumário é definido como guia das matérias para o leitor. Em uma house organ sua importância está ligada ao volume de páginas, sendo que, nesse tipo de publicação, o sumário é necessário a partir de
O Código de Ética do Jornalista Brasileiro/FENAJ é um dispositivo de natureza
A comunicação vincula-se também aos princípios básicos da governança corporativa. Quando está relacionada de forma clara ao processo de prestação de contas à sociedade e está materializada em publicações e em portais web, por exemplo, ela cumpre o princípio básico conhecido por
A respeito da comunicação enquanto campo e processo, julgue o item a seguir.
Na sociedade atual, é a mídia quem gera a realidade social, uma vez que os acontecimentos chegam às pessoas por meio da mídia e são construídos por meio de sua capacidade discursiva.
A experiência estética vem sendo algo midiatizado há mais de um século. Com relação a esse tema, julgue o item a seguir.
A mediação tecnológica provoca a substituição da experiência autêntica e, por consequência, a sensível perda da memória involuntária.
A notícia, enquanto gênero informativo, tem o papel de informar com objetividade. A esse respeito, julgue o item a seguir.
Notícias curtas e factuais, características de sites jornalísticos, são formatos que eliminam a subjetividade profissional na seleção dos fatos que se tornarão notícia.
O produto jornalístico é resultado não somente do trabalho de jornalistas, mas também das relações que se estabelecem com fontes e com o público. Considere o item a seguir.
Mídia das fontes é uma expressão que remete ao fato de fontes de informações terem canais de divulgação direta com o público, sem passar pela mediação de um veículo de comunicação.