O período de 1930 a 1945 foi decisivo para a emergência de um conjunto de reformas que modificaram profundamente as
relações de produção e de trabalho no País. Quanto a esses temas, julgue (C ou E) o item a seguir.
A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) foi introduzida durante o Estado Novo, momento de grande participação político-eleitoral dos cidadãos, que conseguiram obter diversos benefícios sociais junto ao governo.
O período de 1930 a 1945 foi decisivo para a emergência de um conjunto de reformas que modificaram profundamente as
relações de produção e de trabalho no País. Quanto a esses temas, julgue (C ou E) o item a seguir.
Na década de 1930, ocorreu uma mudança significativa na composição da classe operária, sobretudo em São Paulo, associada à redução no fluxo de imigrantes estrangeiros.
José Ricardo Oriá Fernandes cita Raphael Samuel.
“A História local requer um tipo de conhecimento diferente daquele produzido no alto nível de desenvolvimento nacional e dá ao pesquisador uma ideia muito mais imediata do passado. Ele a encontra dobrando a esquina e descendo a rua. Ele pode ouvir os seus ecos no mercado, ler seu grafite nas paredes, seguir suas pegadas nos campos.”
Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/7809/5165>. Acesso em: 8 jul. 2019.
Dessa forma, e refletindo sobre as possibilidades do ensino de história local, analise as seguintes afirmativas.
Estão corretas as afirmativas
O esfacelamento de mitos que mascaram os problemas sociais, os preconceitos, as discriminações, é o mais importante passo para que aflorem as diferenças, o multiculturalismo, a diversidade de ações que permitam “fazer falar a multidão imensa dos figurantes mudos que enchem o panorama da História e (que) são muitas vezes mais interessantes e mais importantes do que os outros, os que apenas escrevem a história”.
BITTENCOURT, Circe Fernandes. Identidade nacional e ensino de História do Brasil. In: KARNAL, Leandro. História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2007. p. 201.
Circe Bittencourt indicou um problema para a constituição da História do Brasil como objeto escolar, que foi resolvido por meio da
[...] O anacronismo consiste em atribuir a determinadas sociedades do passado nossos próprios sentimentos ou razões, e assim interpretar suas ações; ou aplicar critérios e conceitos que foram elaborados para uma determinada época, em circunstâncias específicas,
para outras épocas com características diferentes.
BEZERRA, Holien Gonçalves. Ensino de História: conteúdos e conceitos básicos. In: KARNAL, Leandro. História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2007. p. 45.
Para evitar a construção de anacronismos, o professor deve
Em 1816 chegava um grupo de artistas franceses que aqui aportava com o objetivo de começar as artes a partir do zero. Fazendo pouco da produção artística já existente na colônia, tais artistas traziam na bagagem um modelo acadêmico e neoclássico – modelo que, entre outros, dera grandiosidade, passado e memória ao governo “plebeu” de Napoleão Bonaparte. [...]
SCHWACRZ, Lilia Moritz. Cultura. In: SCHWARCZ, Lilia Moritz (direção). História do Brasil Nação: 1808-2010. V. 1 Crise colonial e independência, 1808-1830. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011. p. 235.
Os artistas franceses que chegaram em 1816, alguns permanecendo por longos anos nas terras tropicais, vieram para o Brasil porque

A análise do quadro da distribuição étnica no Brasil Imperial, demonstra que

Articulando aspectos políticos da Segunda Guerra Mundial, os elementos contidos na imagem evidenciam,
Estudar democracia na América Latina implica falar primeiramente no estudo da transição democrática, que teve início na região ao final da década de 1970. A transição espanhola foi o
protótipo desse processo de democratização defendida por muitos autores, como O’Donnell e Schimitter (1988). O modelo espanhol foi analisado como o melhor exemplo, o caminho mais
adequado para construir um novo regime, orientando-se pela concertação. Nessa direção, em muitos países da América Latina, entre eles o Brasil, pactos foram selados entre líderes dos
regimes autoritário e democrático nascente para que a transição fosse gradual.
(CAMPOS ,Rosana Soares. Democracia procedimental: Apontamentos teóricos e a redemocratização da América Latina. In: Contextualizaciones Latino Americana, Ano 9, número 17, Júlio-dezembro, 2017 p.1-8) .
A história recente de países latino-americanos, como Argentina, Brasil, Chile, Bolívia, Colômbia, Paraguai, Uruguai, com trajetórias caracterizadas pelas desigualdades sociais e governos autoritários, estabelece para os cientistas sociais em geral o desafio de compreender os processos de redemocratização nesse continente, ocorridos com movimentos específicos, visto que
O trecho da reportagem a seguir é sobre o economista francês Thomas Piketty, autor do bestseller O capital no século XXI. A reportagem tem como título “Como Desatar o nó da
desigualdade”.
“[...] no Brasil a maior parte dos impostos incide sobre o consumo, e não sobre a renda ou o patrimônio. Como as pessoas com menos renda tendem a gastar a maior parte de seus recursos
com consumo, a tributação fica mais pesada para quem ganha menos. [...]. O diagnóstico de Piketty sobre o atraso do Brasil em seguir um modelo de tributação mais redistributivo aponta
‘limitações doutrinais e ideológicas’, mas também a ‘ausência de uma maioria parlamentar adequada’: ‘No Brasil, como na Europa e nos Estados Unidos, é impossível reduzir as desigualdades tanto quanto seria desejável sem transformar igualmente o regime político, institucional e eleitoral’, escreve o economista. [...] Segundo Piketty, em 2018, a parte que os
10% mais ricos abocanhavam da renda total atingia 54% no Brasil, 65% na África Subsaariana e 64% no Oriente Médio. [...].
Fonte: Revista ÉPOCA. 07/10/2019. p. 56-61.
A reflexão do economista Thomas Piketty permite compreender que
Apenas não faz parte do Brasão do Municípiode Maracanã:
Karnal e Tatsch (2011, p. 10-12), ao discorrer sobre a relação entre documento e História, recuperam a trajetória da carta de Pero Vaz de Caminha, que relata o "descobrimento" do Brasil. Os autores ressaltam que o documento, recebido com entusiasmo na corte portuguesa, em função das notícias da viagem que estabeleceria o comércio com as Índias, ficou por mais de duzentos anos na Torre do Tombo, em Portugal, sem despertar o interesse de ninguém. Apenas em 1773, um funcionário mandou fazer cópia do texto. Já no século XVIII, no contexto da construção de uma identidade nacional, intelectuais ligados ao Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro passaram a publicar a carta com alguma frequência. E, desde o século XX, ela tem sido republicada sistematicamente, sobretudo nos livros didáticos. Glorificada, retornou ao Brasil nas comemorações dos 500 anos do "descobrimento", exposta em "vitrine hermética" e recebendo “visitas admiradas da multidão compungida".
A partir do exemplo apresentado e, considerando as relações entre documento e história, bem como o trabalho com documentos históricos em sala de aula, assinale a alternativa incorreta:
O ensino de História na atualidade se constitui como um importante objeto de discussões e pesquisas acadêmicas, resultando em diversas produções bibliográficas que abordam conceitos, temáticas e metodologias voltadas ao ensinoaprendizagem da disciplina. Considerando a produção na área, relacione o autor e/ou organizador (indicado à esquerda), à respectiva obra (indicada à direita), e em seguida assinale a alternativa que indica a sequência correta.

De acordo com Funari (2007), nas últimas décadas , tem-se assistido diversas transformações nos estudos de Antiguidade, entendida como uma construção historiográfica, com reflexos positivos nas aulas de História.
Assinale a alternativa que indica uma perspectiva dos "povos antigos" em contradição com essas mudanças:
Ensinar História implica um trabalho diário com temporalidade, tanto na delimitação da passagem do tempo como na contextualização dos acontecimentos. Considerando essa
perspectiva, analise os itens seguintes, numerados de la llle, em seguida, assinale a alternativa correta:
I- O conceito de temporalidade está vinculado, às instâncias humanas, psicológicas e políticas agregadas às sensações e percepções existentes em torno da passagem do tempo,
permitindo ao historiador trabalhar com a relação entre tempo, memória e a construção da narrativa histórica.
II- O estudo da variedade de calendários produzidos por diferentes povos, distintos entre si por sua origem, pelas referências usadas para denominar meses e dias e pelas festas
e acontecimentos celebrados possibilita junto aos alunos à relativização dos períodos históricos tradicionais (Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea).
IIl- A simultaneidade é uma noção de tempo que pode ser trabalhada pelo professor nas séries iniciais, utilizando-se palavras chave como "enquanto" ou " ao mesmo tempo que”.