Karnal e Tatsch (2011, p. 10-12), ao discorrer sobre a relação entre documento e História, recuperam a trajetória da carta de Pero Vaz de Caminha, que relata o "descobrimento" do Brasil. Os autores ressaltam que o documento, recebido com entusiasmo na corte portuguesa, em função das notícias da viagem que estabeleceria o comércio com as Índias, ficou por mais de duzentos anos na Torre do Tombo, em Portugal, sem despertar o interesse de ninguém. Apenas em 1773, um funcionário mandou fazer cópia do texto. Já no século XVIII, no contexto da construção de uma identidade nacional, intelectuais ligados ao Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro passaram a publicar a carta com alguma frequência. E, desde o século XX, ela tem sido republicada sistematicamente, sobretudo nos livros didáticos. Glorificada, retornou ao Brasil nas comemorações dos 500 anos do "descobrimento", exposta em "vitrine hermética" e recebendo “visitas admiradas da multidão compungida".
A partir do exemplo apresentado e, considerando as relações entre documento e história, bem como o trabalho com documentos históricos em sala de aula, assinale a alternativa incorreta: