Os itens a seguir fazem parte da integração entre a
História e cursos no eixo tecnológico de
Informação e comunicação, neste caso a história da
computação.(1)
Analise-os, julgue-os e assinale a alternativa
correta.
I. A segunda geração (1956 - 1963) foi
impulsionada pela invenção do transistor (1948)
e em 1956 já se produziam computadores com
esta tecnologia. Apareceram também os
modernos dispositivos, tais como as
impressoras, as fitas magnéticas, os discos para
armazenamento, etc. Os computadores
passaram a ter um desenvolvimento rápido,
impulsionados principalmente por dois fatores
essenciais: os sistemas operacionais e as
linguagens de programação.
II. Os circuitos integrados propiciaram um novo
avanço e com eles surgiram os computadores de
terceira geração (1964 - 1970). As tecnologias
LSI, VLSI e ULSI† abrigam milhões de
componentes eletrônicos em um pequeno
espaço ou chip, iniciando a quarta geração, que
vem até os dias de hoje (2016).
III. Os atuais avanços em pesquisa e o projeto de
novas tecnologias para os computadores estão
possibilitando o surgimento da quinta geração.
Dois avanços que configuram um divisor de
águas são o processamento paralelo, que
quebrou o paradigma de von Neumann, e a
tecnologia dos supercondutores.
IV. A partir de 1975, com a disseminação dos
circuitos integrados, a Computação deu um
novo salto em sua história, proporcionado pelo
surgimento e desenvolvimento da indústria dos
computadores pessoais e, principalmente, pelo
aparecimento da computação multimídia. Com
o aparecimento dos microcomputadores,
rompeu-se a barreira de deslumbramento que
cercava as grandes máquinas e seu seleto
pessoal que as manipulava, e surgiu a
possibilidade da transferência do controle do
computador para milhares de pessoas,
assistindo-se à sua transformação em um bem
de consumo.
V. No início da década de 1990, ocorreu uma
difusão intensa do paradigma da orientação a
objeto(2). Este paradigma esteve em gestação
por cerca de 30 anos e as novas tecnologias
como a Internet (...). O crescimento da Internet
e o “comércio eletrônico” introduziram novas
dimensões de complexidade no processo de
desenvolvimento de programas.