São muitos os laços étnicos e afetivos que unem o Brasil a países como Nigéria, Togo, Benin, Angola e República Democrática do Congo, além dos vínculos econômicos, por exemplo, com Congo, Guiné, Gabão e Moçambique. Relativamente aos reinos africanos entre os séculos V e XV, julgue o item subsequente.
Somente na segunda fase da Revolução Industrial, em pleno século XIX, os europeus, notadamente os países ibéricos, aventuraram-se a dominar o continente africano.
Um dos movimentos mais importantes ocorridos na Europa entre os séculos XV e XVIII foi o Iluminismo. Acerca desse movimento, julgue os itens a seguir.
O Iluminismo baseou-se principalmente nos dogmas religiosos.
A Revolução Industrial impactou profundamente o mundo, sobretudo a partir do século XIX. A respeito da Revolução Industrial e de seus impactos, julgue o item subsequente.
A Segunda Revolução Industrial teve início no final do século XX.
Com relação às várias revoltas que ocorreram no Brasil durante o período regencial, julgue o ite a seguir.
O movimento conhecido como Balaiada ocorreu na província do Maranhão, e um de seus principais motivos foram as péssimas condições de vida das populações mais pobres.
No que diz respeito à relação professor-estudante no ambiente educativo, julgue o item subsecutivo.
A função docente requer um distanciamento emocional que garanta a autoridade do professor no contexto da sala de aula.
No começo do século XX, as principais cidades do Brasil passavam por processos de urbanização ou de revitalização desses espaços, em que muitas vezes também havia a exclusão das camadas mais pobres da sociedade, direcionando-as para lugares distantes dos centros dessas cidades. A chamada Revolta da Vacina foi um dos episódios relacionado a esse contexto. Em relação a essa revolta, assinale a alternativa correta.
Desde a formação do país, nossa História é marcada pela quebra de regras institucionais e disputas pelo poder. A história do Brasil é marcada pela instabilidade política e a disputa irregular pelo poder por parte dos membros do Estado. Por isso, em muitos momentos de nossa história, os rumos políticos do governo foram marcados por golpes. É considerado um golpe de Estado, conceitualmente, um movimento político de destituição do poder legalmente estabelecido por parte da quebra institucional irregular feita por um grupo interno ao próprio governo. Como os:
(...)
- Golpe da Maioridade (1840): Desde a renúncia do Imperador do Brasil, D. Pedro I, o país passava por momentos de perigosa instabilidade política. Conhecido como Período Regencial, o momento era de tentativa de manutenção do poder imperial, em que as disputas entre liberais federalistas e os unionistas marcavam as políticas internas do Estado. O medo que pairava era o de que o capital político dos regentes seria incapaz de manter a unidade do Império e a contenção dos movimentos populares revoltosos que marcavam o período. Diante deste medo diversos membros do congresso e da casa real desenvolveram um esquema para o retorno de um Bragança ao governo.[...]; - Golpe Republicano (1889) [....]; - Golpe do Estado Novo (1937) [....] etc...
Adaptado de https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/historiagolpes-de-estado-brasil.phtml
Do ponto de vista político, o texto insere o Período monárquico e regencial em
A industrialização capixaba no período de 1960 a 1975 foi ancorada, então, na produção de bens salários, voltados para substituição da importação desses bens e agregar valor à exportação desses produtos para outros estados. Além disso, tendo em vista que foi fortemente liderada por capitais locais, houve a necessidade de desenvolver políticas específicas para apoio ao processo industrial no estado.
Espírito Santo: questões contemporâneas em economia/ Angela Maria Morandi; Alexandre Ottoni Teatini Salles; Robson Antônio Grassi (organizadores). Coleção Corecon, volume 2. Vitória: Editora Milfontes, 2020. 223 p.80.
No contexto apresentado no documento, o processo de diversificação econômica do estado, ligada ao setor secundário, passou a ser operacionalizado a partir da criação
Entre 1776 e 1945, os Estados Unidos da América (EUA) passaram da condição de constelação de colônias com territórios relativamente pequenos à de Estado-nação de dimensões continentais e potência vencedora da Segunda Guerra Mundial. A respeito da história desse país no citado período, julgue o item a seguir.
A Guerra de Secessão, um dos maiores conflitos de que os EUA participaram, opôs o Sul ao Norte no que dizia respeito à abolição da escravidão
A respeito dos aspectos históricos relacionados à extinção do sistema colonial nas Américas entre 1776 e 1824, julgue o item seguintes.
Inspirados na independência e na criação dos EUA, os Estados hispano-americanos criaram leis semelhantes às dos norte-americanos, com respeito às tradições políticas tanto das sociedades hispano-americanas do período colonial quanto das colônias inglesas da América do Norte.
As rodovias e a mudança da capital do Rio de Janeiro para Brasília, em 1960, impactaram o desenvolvimento econômico e as relações políticas e sociais da região e ampliaram o movimento de separação entre o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul, o contexto e as ações apresentadas no texto se relacionam de forma mais assertiva com o projeto
O educador na área de História tem como um de seus objetivos buscar aproximar os alunos do fazer histórico. Nesse sentido, torna-se importante a compreensão sobre os tipos de fontes existentes. Podem ser considerados, quanto ao que se denomina como fontes orais,
Antes da chegada dos europeus no fim do século XV e início do século XVI, diversos povos habitavam o continente americano. Três desses povos se destacaram, sendo que estes construíram verdadeiros impérios, inclusive com cidades que possuíam estruturas avançadas para o período e localizavam-se entre o sul da América do Norte, Central e parte da América do Sul. Esses 3 povos eram os
Martinho Lutero (1483 – 1546) foi um dos principais pensadores responsáveis pela Reforma Protestante. Uma de suas principais obras foram as “95 teses” (1517), a qual o teólogo/filósofo deixou na porta da Igreja do castelo de Wittenberg. Assinale a alternativa correta quanto à real intenção de Lutero com tal obra.
No período do Brasil colonial, o trabalho indígena foi uma tonante, principalmente nos primeiros anos da chegada dos europeus em território brasileiro. Aos poucos, a relação tornou-se agressiva por parte de portugueses com os nativos, entretanto muitos padres da Igreja Católica buscaram denunciar essas agressões e proteger os indígenas, assim como catequizá-los, o que, muitas vezes, suprimiu a cultura e a identidade desses povos. A ordem católica que realizou esses feitos nesse período foi a dos