Estar atento às alterações nas diretrizes curriculares da educação brasileira é um dos pontos importantes para os professores em qualquer área educacional. A Base Curricular Nacional Comum de 2017 é um documento essencial para os docentes no Brasil. Com base na BNCC de 2017, qual dos temas a seguir faz parte do conteúdo programático de História do 6º ano?
Das diversas revoltas que tomaram o Brasil durante o período imperial, uma teve grandes proporções e ocorreu na província de São Pedro do Rio Grande do Sul (atual Rio Grande do Sul). Entre outros motivos para essa revolta, estavam as taxas e os impostos cobrados pelo governo imperial sobre produtos da região, como o charque e a erva mate. Analisando o cenário descrito, a qual episódio histórico ele se refere?
Nicolau Maquiavel (1469 – 1527) foi filósofo, historiador e pensador da idade moderna, e seus trabalhos são importantes fontes para compreendermos a estrutura política desse período. Qual das alternativas a seguir corresponde a sua mais importante obra quanto a esse assunto?
No que concerne ao sistema político da Primeira República, também conhecida como “República Velha”, assinale a alternativa correta.
No que se refere às relações entre política e cultura no Brasil no período compreendido entre 1950 e 1970, assinale a alternativa correta.
Durante seu governo nos Estados Unidos da América entre os anos de 1981 e de 1989, Ronald Reagan costumava citar a seguinte frase do founding father Thomas Paine: “está em nosso poder começar um mundo novo”. Essa menção visava a legitimar uma série de reformas, as quais pretendiam
No Brasil, a Constituição de 1824 consolidou a existência do Poder Moderador, uma proposta originalmente feita pelo liberal francês Benjamin Constant.
Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
Quanto à metodologia do ensino de história, um dos temas fundamentais de reflexão corresponde ao uso de recursos iconográficos em sala de aula. Assinale a alternativa que indica a recomendação da literatura especializada ao professor acerca da utilização desses recursos.
O etnólogo Curt Nimuendaju assinalou em seu mapa etno-histórico a existência de cerca 1400 povos indígenas no território que correspondia ao Brasil do descobrimento.
A respeito das sociedades indígenas que habitavam o território americano correspondente ao Brasil, na primeira metade do século XVI, assinale a afirmativa correta.
Os Incas formaram um vasto império que ocupava a região que hoje corresponde à Bolívia, ao Peru, ao Equador, parte do Chile, chegando até a Argentina. Sua organização social, econômica e política é específica. Considerando sua organização econômica e política, assinale a afirmativa INCORRETA.
Antes da chegada dos europeus às terras que posteriormente foram chamadas de América (que incluem o Brasil), diferentes povos habitavam essa parte do mundo, desenvolvendo culturas diversificadas e construindo sua história.
Considerando as hipóteses sobre o início da ocupação humana na América, analise as afirmativas a seguir.
I. Os primeiros grupos a chegarem ao continente vieram do norte da Ásia, provavelmente, pelo estreito de Bering, que separa a Sibéria (Rússia) do Alasca (Estados Unidos).
II. Os primeiros humanos teriam surgido no continente asiático, e de lá se deslocaram para outras regiões da Terra, entre eles a América.
III. Os primeiros homens e mulheres chegaram à América atravessando o Oceano Pacífico, vindo da Ásia e da Oceania.
IV. Niéde Guidon (arqueóloga brasileira) defende que as mais antigas travessias foram realizadas entre 40 mil e 70 mil anos atrás, e que o ser humano chegou à América por diferentes vias de acesso.
São hipóteses aceitáveis o que se afirma em
O pensamento iluminista, ao mesmo tempo em que refletia o panorama histórico do século XVIII, sedimentava o processo político-revolucionário que teria início no final daquele mesmo século.
Assinale, a seguir, uma formulação correta do pensamento político iluminista.