Uma das “demonstrações de impotência" da entidade está corretamente identificada
Julgue o item a seguir relativos ao processo de independência do Brasil e aos períodos imperial e republicano da história brasileira.
A Primeira República manteve a economia brasileira atrelada essencialmente ao campo, o que desestimulava, mesmo no contexto da Primeira Guerra Mundial, o desenvolvimento industrial.
Julgue o item a seguir relativos ao processo de independência do Brasil e aos períodos imperial e republicano da história brasileira.
O alinhamento do Brasil aos países Aliados durante a Segunda Guerra Mundial, que se deu com a garantia de apoio dos Estados Unidos da América a projetos de modernização do país, significou uma contradição - a incoerência entre apoiar países que combatiam o fascismo na Europa e manter um regime autoritário no Brasil - que contribuiu para o fim do Estado Novo.

Considerando os textos precedentes e os múltiplos aspectos a eles relacionados, julgue o item que se segue.
A alusão à Terceira Revolução Industrial no texto 1A7AAA remete à revolução técnico-científica que alterou o mercado de trabalho, favorecendo a mobilidade do trabalhador e a irrestrita transferência de mão de obra de um país para outro, característica da globalização.
Em 1948 a Educação é declarada um direito humano básico e, desde então, esse direito tem sido reafirmado em diversas situações, como por exemplo: a Convenção Internacional sobre Direitos Econômicos, Sociais e Culturais (1966), na Convenção sobre a Eliminação de todas as formas de Descriminação contra a Mulher (1979) e na Convenção sobre os direitos da Criança (1989). Em 1990, em Jontiem na Tailândia, esse direito foi revisitado, gerando um documento assinado por mais de 150 países que reafirmaram seu compromisso em garantir uma educação de qualidade acessível a todos e qualquer um. Nesse momento, foi elaborado o documento que ficou conhecido como:
Em fins do século XVIII e início do século XIX, a economia brasileira encontra-se em crise, os setores ligados à exportação involuíram para uma economia de subsistência quase. Contudo, algumas regiões escaparam desse quadro, assinale abaixo a alternativa que apresenta uma região que não sofreu com o declínio econômico vivenciado nesse período.
Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial e considerando a história do Brasil republicano, julgue o item seguinte.
A vitória eleitoral de Getúlio Vargas, em 1930, pôs fim à República Velha, inaugurando uma nova fase da história política brasileira, rigorosamente oposta ao que se praticava até então.

Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial e considerando a história do Brasil republicano, julgue o item seguinte.
A expressão “política do café com leite", normalmente utilizada para caracterizar a Primeira República, reflete a supremacia política dos dois estados economicamente mais poderosos no país à época, São Paulo e Minas Gerais.
A experiência histórica vivida pelo Brasil a partir de 1945, quando chegou ao fim a ditadura do Estado Novo de Getúlio Vargas, não foi politicamente tranquila. A trajetória democrática entre 1946 e 1964 foi marcada por crises as mais diversas, algumas das quais verdadeiramente trágicas. O golpe de 1964 iniciou um período de duas décadas de regime autoritário, cujo epílogo se deu em 1985, quando nova fase democrática teve início, e se prolonga aos dias de hoje.
Considerando o período histórico abordado no texto precedente, julgue o próximo item.
A derrubada do regime militar, em 1985, deu-se em decorrência de revolta armada que havia unido setores civis e militares descontentes com o governo dos generais.
O século XVI marcou o início da colonização do território brasileiro pelos portugueses, mas as terras descobertas ao sul do continente americano e conquistadas por Portugal e Espanha foram, à época, cobiçadas por outros povos europeus como os franceses, ingleses e holandeses, que chegaram a ocupar os domínios portugueses e espanhóis no Novo Mundo. Em meio a essa disputa, ampliada quando Portugal foi incorporado pela Espanha na denominada União Ibérica (1580–1640), situa-se parte significativa da história do Maranhão no período colonial.
Considerando o contexto histórico apresentado no texto precedente, julgue o seguinte item relativo à história do Maranhão no período colonial.
A resistência francesa em defesa da França Equinocial, sob o comando de La Ravardière, impediu a conquista portuguesa do território do Maranhão, fato concretizado às vésperas da Independência do Brasil.
Nas primeiras décadas após a Independência, o Brasil viveu verdadeira guerra civil. O Maranhão integrou esse quadro conflituoso, em que avulta a Balaiada (1838–1841), e que, também, envolveu o Piauí e parte do Ceará. Acerca desse assunto, julgue o próximo item.
A Balaiada é considerada uma das grandes revoltas rurais da história do Brasil.
Analise as imagens a seguir.

As imagens buscam promover a cidade de Anápolis, destacando sua
Leia o fragmento a seguir.

Os acontecimentos que participaram do processo evolutivo de Anápolis e que se inserem nos períodos citados são, respectivamente:
O período que se estende da proclamação da República em 1889 até a Revolução de 1930 é chamada pelos historiadores de Primeira República ou República velha. Assinale a alternativa CORRETA a respeito da Primeira República (1889-1930. no Brasil:
“Se lutamos contra o fascismo, ao lado das Nações Unidas, para que a liberdade e a democracia sejam restituídas a todos os povos, certamente não pedimos demais reclamando para nós mesmos os direitos e as garantias que as caracterizam” (trecho de “Manifesto dos Mineiros”). O início da Segunda Guerra Mundial trouxe consequências diversas para o Brasil. Muito mais do que os efeitos militares, a guerra foi importante por suas consequências sobre a política interna do Brasil. O Estado Novo não mais podia manter seu aspecto ditatorial enquanto as tropas brasileiras combatiam o fascismo na Europa. Sobre o fim do Estado Novo no Brasil, em 1945, e subsequente redemocratização que se segue, assinale a alternativa CORRETA: