Esse ano a Revolução Russa completa cem anos. Trata-se de um marco na história russa e mundial. Sobre este evento assinale a alternativa INCORRETA:
Observe a figura a seguir:

A partir da figura e de seus conhecimentos sobre a Guerra Fria, assinale a alternativa CORRETA:
Leia atentamente o trecho a seguir:
“Os grupos do Brasil central, desde os princípios da colonização, foram enquadrados na categoria genéricas de tapuias ( os de língua travada, que não falam o tupi – Guarani). Entre eles os Jê – que englobam uma grande parte das etnias nos cerrados do Centro-Oeste brasileiro..."
Considerando o trecho acima e seus conhecimentos sobre as culturas indígenas no Brasil assinale a alternativa correta:
Durante o segundo Reinado do Império brasileiro, ocorreu um fato que interferiria de várias formas na sociedade da época, não só no Brasil, mas em toda a América Latina. Vale dizer que tal acontecimento influiu na conscientização acerca da escravidão (enquanto um problema social), no fortalecimento do exercito brasileiro e na economia do Império. A região Centro-Oeste, por exemplo, se aproximou da capital e expandiu a economia local, além de mudanças demográficas que ali ocorreram. Diante destas informações, assinale a alternativa que apresenta qual evento seria esse:
A república no Brasil se inicia e se estabelece através dos princípios federativos e o Brasil em seus primeiros anos se torna a República dos Estados Unidos das Américas. Isso permitia a Independência das federações. Assinale a alternativa correta sobre esse período no que se refere ao Mato Grosso:
Leia o fragmento a seguir:
“Contudo, desde a Antiguidade, a ciência histórica, reunindo documentos escritos e fazendo deles testemunhos, superou o limite do meio século ou do século abrangido pelos historiadores que dele foram testemunhas oculares e auriculares. Ela ultrapassou também as limitações impostas pela transmissão oral do passado. A constituição de bibliotecas e de arquivos forneceu assim os materiais da história." (Le Gof, Jaques – História e Memória.)
Tendo o trecho acima como referência, assinale a alternativa correta no que se refere ao o quê o documento histórico é:
“Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas mudam o Mundo." Tendo como princípio esta ideia de Paulo Freire, analise as afirmações a seguir a respeito do que podemos dizer que o ensino de Historia é:
I. A conscientização do aluno enquanto sujeito – histórico, capaz de entender sua temporalidade e reconhecer sua força de ação na construção do processo histórico.
II. É a capacidade de adquirir o máximo de informações sobre o passado que lhe permitam o melhor viver num futuro.
III. O ensino de História deve ser capaz de conscientizar o sujeito de sua temporalidade, permitindo reconhecer a si próprio e o outro, constituindo assim a domínio de apreender com o de fora, com a alteridade.
Estão corretas as afirmativas:
O historiador Carlo Ginzburg, em sua obra “O queijo e os vermes – o cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido pela inquisição", conta a história de Domenico Scandella, mais conhecido como Menocchio, que nasceu em 1532 em uma pequena aldeia de Friuzi e que “em uma época marcada pelo enrijecimento hierárquico, pela doutrinação paternalista das massas, pela extinção da cultura popular, pela marginalização mais ou menos violenta das minorias e dos grupos dissidentes, acabou queimado. " (GINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes – o cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido pela inquisição. SP. Companhia das Letras. 1987. pp. 34/35). Segundo esse historiador, dois grandes eventos históricos tornam possível um caso como o de Menocchio:
O apogeu da democracia ateniense ocorreu no governo de Péricles, iniciando o período clássico. Assinale a alternativa CORRETA:
Com relação à Segunda Guerra Mundial.
I. Adolf Hitler nasceu na Áustria, no final do século 19, em 1889. Em 1913, entrou para o exército austríaco e acabou lutando na 1ª Guerra Mundial. Em 1921, tornou-se líder dos nazistas. Aos 34 anos foi preso, após uma tentativa de golpe de Estado. Em 1933, com 44 anos, foi eleito cidadão alemão e nomeado chanceler. No ano seguinte, com a morte do presidente, tornou-se Führer (líder do povo alemão). Começou então a expansão militar do país, dando início a 2ª Guerra Mundial. Em 1945, após ser derrotado, acabou cometendo suicídio.
II. A bomba que destruiu Hiroshima foi lançada pelo avião Enola Gay e detonada a 500 metros de altitude, liberando uma energia equivalente a 20 mil toneladas de dinamite. O calor no centro da explosão foi enorme e queimou tudo num raio de um quilômetro, transformando os metais em gases, as construções em pó e os seres humanos em cinzas.
III. O Pacto germânico-soviético, deixou o governo nazista livre para se lançar sobre a Polônia, o que aconteceu em primeiro de setembro de 1939. Dois dias depois, os governos de Inglaterra e França declaravam guerra à Alemanha. Era o início da Primeira Guerra Mundial.
IV. A política de apaziguamento determinava que as nações liberais respondessem com acordos e concessões as agressões Alemãs. Entretanto além de permitir a expansão nazista, esse sistema isolava cada vez mais a Europa Ocidental da Polônia.
Em Relação às afirmações anteriores é correto afirmar que:
É um antigo poema épico da Mesopotâmia, uma das primeiras obras conhecidas da literatura mundial. Acredita-se que sua origem sejam diversas lendas e poemas sumérios. Esse texto influenciou os textos da Gênese na Bíblia, na história de Noé. Essa descrição faz referência à:
"a antiguidade clássica conheceu inúmeras cidades-Estados, mas Roma se destaca entre elas: conquistou o mundo [...]. O mundo romano se apresentava extremamente complexo e variado, interligado por uma rede de estradas, com uma moeda comum aceita em toda área mediterrânica. [...]"
CORASSIN, Maria Luiza. Sociedade e política na Roma antiga. São Paulo: Atual Editora, 2001, pp. 7-8.
A história política de Roma na antiguidade foi marcada por três regimes ou formas de governo, denominados:
O artigo 5°. da Constituição do Império do Brasil, datada de 1824, dizia o seguinte:
Sobre as consequências desse artigo para a vida cultural, social e política do Brasil no Período Monárquico é correto afirmar:
Em 1910, o Almirante Negro João cândido abalou as estruturas da Marinha do Brasil quando, juntamente com outros marinheiros, tomou os navios e apontou os canhões para o Rio de Janeiro exigindo o fim dos maus tratos na Marinha. Esse movimento social foi a(o):
Observe a imagem.
A imagem acima correu o mundo. Ela representa uma guerra que marcou o século XX. Esta foto retrata os horrores da guerra: