As cidades-estado antigas desenvolveram, progressivamente, formas mais abertas de participação no poder, denominadas pelos próprios antigos de “democracia”. O caso mais exemplar foi o de Atenas, modelo para muitas cidades-estado, onde a democracia se manteve por quase dois séculos.
(Norberto Luiz Guarinello. Cidades-estado na Antiguidade Clássica. Em: J. Pinsky; C. B. Pinsky. História da Cidadania. São Paulo: Contexto, 2008. Adaptado)
Entre as marcas da democracia antiga, é correto identificar
Depois da Segunda Guerra Mundial, mas principalmente a partir da década de 1990, a economia que passou progressivamente a prevalecer internacionalmente no mundo foi
Os anos que vão do lançamento das bombas atômicas até o fim da União Soviética não formam um período homogêneo na história do mundo. Apesar disso, a história desse período foi reunida sob um padrão único pela situação internacional peculiar que o dominou até a queda da URSS: o constante confronto das duas superpotências que emergiram da Segunda Guerra Mundial na chamada “Guerra Fria”.
HOBSBAWM, E. A era dos extremos. O breve século XX, 1914-1991. São Paulo: Cia. das Letras, 1995 (adaptado).
O autor reconhece que a característica fundamental do período mencionado é a
Enfrentando muitas pressões no contexto da Guerra Fria, os países da América Latina, na década de 1950, resolveram se organizar e criar uma política de mais independência daquela proposta pela Organização dos Estados Americanos (OEA), que estava sob o controle e hegemonia dos interesses dos Estados Unidos. Assim, Brasil, Chile e México organizaram uma reunião que resultou na criação da Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL), que tinha por objetivo
A guerra da Bósnia foi um conflito durante o processo de fragmentação da antiga Iugoslávia em 1992 a 1995. E, acerca da Guerra d Bósnia é adequado afirmar que:
Leia o texto a seguir: "Entre os hebreus, Javé evoluiu de um deus tribal para um deus universal, de um deus de guerra, senhor dos exércitos, para um juiz sereno, consciência social e individual, exigene de justiça social." PINSKY, Jaime. As primeiras civilizações. 7.ed. São Paulo: Atual, 1987. p. 90. (Coleção Discutindo a história). De acordo com a temática abordada o texto anterior, é correto afirmar
Fez parte da configuração do processo de colonização espanhola na América, a partir do século XVI:
No contexto das tensões existentes entre árabes e israelenses, Gamal Abdel Nasser, em 1954, por meio de um golpe de Estado, tornou-se governante do Egito. Nasser, entre outras medidas, anunciou a estatização do Canal de Suez. Tal medida, teve como resposta:
O movimento de descolonização na África e na Ásia, ocorrido a partir de meados do século XX, pode ser explicado por fatores externos e internos a esses territórios. No caso do processo de independência da Índia, é correto afirmar:
A questão do preconceito de gênero na história da Roma Antiga é sempre discutida por muitos historiadores, entre eles Peter Brown afirma que:
"O que chamamos de "emancipação" das mulheres nos círculos da alta sociedade de Roma no começo do Império era essencialmente uma liberdade nascida do desdém".
(BROWN, Peter. A Antiguidade Tardia)
Diante do exposto e de seus conhecimentos sobre o assunto pode-se afirmar que, na Roma do período imperial:
"Era o caso dos poderosos mercadores importadores e exportadores pela via fluvial do Sena. Desde o século XII, em Paris, a guilda [ ... ] é uma potência econômica e política. Em Rouen [ ... ] rege tudo quanto concerne ao porto e ao tráfico no Sena [ ... ] frequentemente entra em choque com o prefeito."
(LE GOFF, Jacques. O apogeu da cidade medieval.)
A guilda foi um importante instrumento utilizado pelos comerciantes das cidades no momento em que estas resgatam a sua importância na Idade Média.
Do ponto de vista da história, um dos objetivos das guildas era:
O filósofo Maquiavel teve como tema central de muitos de seus pensamentos a questão da legalidade do poder político, Veja uma de suas afirmações em O Príncipe:
Diante do exposto, pode-se afirmar corretamente que Maquiavel:
Na segunda metade do século XIX, a Península Itálica, estava dividida em vários reinos, que eram estados independentes. E, acerca da unificação da Itália é adequado afirmar que:
A região sul da Península Balcânica, as ilhas do Mar Egeu e o litoral da Ásia Menor deram origem ao mundo grego. Essa região foi ocupada inicialmente por cretenses e, posteriormente, por aqueus (civilização micênica), dórios, jônios e eólios, povos de origem indo-europeia. Sobre essa civilização é possível afirmar corretamente que:
As Grandes Navegações podem ser compreendidas como uma resposta europeia aos anseios de uma sociedade em transformação no final da Idade Média. A centralização política e o fortalecimento dos Estados Nacionais intensificaram a necessidade de expansão econômica, colaborando para solidificar os novos referenciais políticos. Diante do exposto e de seus conhecimentos sobre o assunto, leia as afirmativas. I. A Expansão Marítima assinala o primeiro grande estágio de integração entre os continentes. II. As Grandes Navegações do século XV impossibilitam a compreensão mais ampla do nosso planeta. III. Após os contatos iniciais entre o europeu e o ameríndio prevaleceu a cultura ameríndia. Está correto apenas o que se afirma em: