Denomina-se Reconquista a expulsão dos árabes da Península Ibérica entre os séculos VIII e XV. A luta contra os mouros marcou o surgimento dos Estados de Portugal e Espanha, além de assinalar a expansão católica por meio da conversão dos povos islâmicos que dominaram a região durante grande parte da Idade Média.
A Reconquista relaciona-se diretamente com o processo de Expansão Marítima Europeia:
I. pelo fato de apresentar uma solução pacífica para os conflitos armados da Europa, proporcionando assim a paz necessária para o projeto comercial extra mares.
II. devido ao fato de proporcionar o equilíbrio financeiro da Península Ibérica, que pode assim levar adiante seu projeto de expansão marítima.
III. por ter proporcionado a ascensão de monarquias absolutistas aos países da Península Ibérica que tiveram então o apoio da burguesia ao projeto de expansão marítima.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
Tendo como base as informações do texto precedente a respeito da história das sociedades e reinos africanos na região sudanesa, julgue o item subsequente.
As pesquisas sobre a história do Mali e do Songhai apoiam-se na tradição oral, pois, diferentemente da investigação histórica sobre o Magreb, as fontes e textos escritos em árabe têm um papel irrelevante no estudo dessas sociedades.
Qual das classes sociais abaixo não existia na sociedade romana antiga?
A escravidão se fez presente nos mais diversos períodos e nas mais diversas civilizações da História. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta:
Existia na Inglaterra do século XVII uma estrutura econômica que comportava, simultaneamente, resquícios feudais persistentes e elementos do modo capitalista. Embora a atividade mais dinâmica fosse o comércio, a economia inglesa ainda se mantinha dependente, em grande parte, das atividades agrícolas.
As transformações na estrutura agrária foram proporcionadas, ainda, pelo confisco, venda e distribuição das terras da Igreja, após a Reforma Anglicana na Inglaterra. A venda e a doação das terras beneficiaram a alta nobreza e a gentry. Além disso, colaboraram para o fortalecimento dos reis ingleses.
As consequências dessas transformações fundiárias na Inglaterra foi, entre outras, a:
A crise romana, vivida durante a República, teve como um dos seus principais efeitos:
A Revolução industrial inglesa emergiu pelos anos 1750 ou 1760, segundo o historiador Fernand Braudel. Sobre as origens da Revolução Industrial, analise as assertivas a seguir: I- A expansão marítima europeia e o estabelecimento de projetos coloniais nas Américas favoreceram parte da acumulação primitiva de capital, motivando o desenvolvimento da economia mercantil inglesa. II - O cercamento dos campos ingleses permitiu que as propriedades rurais passassem a ser administradas seguindo critérios capitalistas, isto é, a produção agrícola foi adaptada para produção em massa direcionada a venda. III - O aumento da mão de obra agrícola, favorecido pelos cercamentos e a apropriação de terras de uso comum, facilitou o aumento da produção de matéria-prima das cooperativas existentes, principalmente, na Inglaterra. De acordo com as assertivas anteriores, assinale:
Leia o texto e classifique as afirmações com verdadeiro (v) ou falso (f).
“O que foi o feudalismo? Durante muito tempo, e especialmente sob o influxo do racionalismo do século XVIII, pensou-se que a Idade Média como a 'era da escuridão'. […] Os pensadores católicos contemporâneos atribuem à Idade Média a função de um período germinativo […] durante o qual amadureceu a semente do mundo mo-derno."
(MONTENEGRO, W. 1961, p. 24)
( ) O feudalismo estende-se desde a queda do Império Romano até os séculos XII e XIV com o Renasci-mento.
( ) Durante o feudalismo, existiram vestígios do direito romano que se misturavam com o direito consuetu-dinário.
( ) O poder político estava concentrado, era o nascimento do conceito de Estado.
( ) O comércio e o crédito estavam condenados pela Igreja.
( ) Os artesãos agrupavam-se em grêmios e corporações cuja unidade era a oficina.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência completa de forma correta:
Leia o texto a seguir:
Durante a Revolução Industrial, “ a indústria do algodão na Inglaterra utilizava exclusivamente matéria-prima do exterior, até 1776, o algodão britânico encontrou seu suprimento principalmente ______________________. A indústria algodoeira teve o empuxo de um comércio que prometia uma expansão não apenas grande, mas rápida e sobretudo imprevisível[…]"
(Hobsbawm, 2010. p.68)
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do excerto acima:
Esse tipo de história pode, naturalmente, ser ligado ao que se chama de pré-história. O arqueólogo recolhe, classifica e compara as ferramentas e armas de nossos ancestrais e predecessores, examina as casas que construíram, os campos que cultivaram, o alimento que comiam (ou, antes, que jogavam fora. São estes o instrumentos e ferramentas da produção característicos dos sistemas econômicos que nenhum documento escrito descreve[ ... ].
(CHILDE, Gordon . A Evolução Cultural do Homem)
O tipo de história a que o autor se refere no seu texto é a:
Leia o texto a seguir para responder a questão:
'Três séculos se passaram. Clóvis foi batizado em 499 e recebeu as insígnias de cônsul de Roma (quer dizer, de Bizâncio, capital do Império Romano amputado em suas províncias ocidentais, que os bárbaros ocuparam). Aboliu-se o mundo greco-romano no Ocidente, onde começam novos tempos;[ ... ]".
O período histórico que corretamente se encaixa ao texto é:
Com relação à importância da Igreja Católica na Idade Média leia o texto a seguir:
"O cristianismo, por sua vez, foi o elemento que possibilitou a articulação entre romanos e germanos, o elemento que ao fazer a síntese daquelas duas sociedades forjou a unidade espiritual, essencial para a civilização medieval."
(FRANCO JÚNIOR, Hilário. Idade Medieval. A Idade Média: nascimento do Ocidente).
Uma das consequências históricas, do que nos apresenta o texto de Hilário Franco Júnior, foi a (o):
A teoria da predestinação de João Calvino referia-se basicamente à ideia de que o homem não tem a consciência de sua situação, pois os desígnios de Deus são insondáveis.
Diante disso, com relação ao Calvinismo pode-se afirmar corretamente que:
" Ao ingressar na 1ª Guerra Mundial, a Rússia não era uma nação industrial e desenvolvida segundo os padrões ocidentais, pois a agricultura pré-capitalista continuava sendo o setor mais significativo de sua economia, a qual absorvia em 1913 dois terços da população e 45% da renda nacional. Além disso, o país abarcava um território gigantesco, de dimensões continentais, em sua maior parte inóspito e com comunicações extremamente precárias. As riquezas naturais ainda se encontravam em grande parte inexploradas ou mesmo desconhecidas. Este imenso território era ocupado por uma população desigualmente distribuída, com uma média demográfica extremamente baixa e dividida em mais de uma centena de povos distintos".
(VIZENTINI, Paulo F.; RIBEIRO, Luiz Dario T.; LOPEZ, Luiz Roberto; COHEN, Vera R. deAquino.ARevolução Soviética).
A justificativa para se entender a situação da Rússia descrita no texto, foi:
Leia o texto e marque a opção certa.
No marco da Nova Espanha, segundo León Portilla (2012), no século XVI os cronistas espanhóis chamaram 'livros de pinturas e caracteres' aos manuscritos que hoje nomeamos códices. Os códices eram livros pré-his-pânicos da culturas mesoamericanas com um formato específico, suas páginas organizavam-se em forma de acordeão e estavam escritas com caracteres logo-silábicos. “Vários são os matérias sobre os quais estão pinta-dos esses códices, muitos deles têm como suporte o papel feito da casca da árvore conhecida genericamente como amate (que designa as várias espécies de fícus)".
(LEÓN-PORTILLA, 2012, p. 19)
O Especialista em epigrafia e códices pré-hispânicos que conseguiu decifrar o alfabeto maia, entendendo que os desenhos representavam sílabas, foi: