O chamado Antigo Regime foi um termo que surgiu no final do século XVIII para designar um conjunto de práticas e instituições aristocráticas características dos governos absolutistas. Com base no contexto histórico que caracterizou os Estados com esse tipo de prática, analise as afirmativas a seguir: I - Apesar de várias nações possuírem práticas semelhantes, o Estado inglês foram os responsáveis em aplicar as relações sociais, políticas e econômicas típicos do Antigo Regime. II - A mercantilização da economia marcou esse período através das práticas de liberalismo econômico. III - Dos grupos que formavam a sociedade no Antigo Regime a configuração pela sociedade da corte estava ligada à construção do Estado absolutista. De acordo com as afirmativas anteriores, assinale:
A Revolução Francesa é considerada um dos movimentos sociais mais importantes da história do mundo ocidental. Dentre as fases do processo revolucionário, uma das mais impactantes foi a radicalização do movimento através da República do Terror. Com o fim dessa fase, considerada republicana, o Estado francês passou a ser governado:
Leia o texto a seguir:
"Nas primeiras horas do dia 13 de agosto, os últimos festeiros descobriram que os trens não funcionavam; moradores da Bernauer Strasse foram acordados pelo barulho de caminhões militares; em vários lugares ouviamse operários com britadeiras abrindo buracos nas ruas. Logo ficou claro que uma cerca de arame farpado estava sendo erguida nas ruas de Berlim.
[..]
O Ocidente pouco podia fazer além de protestar. Com o tempo, os dois lados aprenderam a conviver com a situação. O muro simbolizou a Guerra Fria, tanto em sua construção como em sua derrubada, em 1989." PEARCE, Robert. Começa a construção do Muro de Berlim. In: FURTADO, Peter (Org.). 1001 dias que abalaram o mundo. Rio de Janeiro: Sextante, 2009. p. 800. Com base no texto e nas conjunturas que arcaram o início da bipolarização mundial, é correto afirmar:
As sociedades africanas passaram por profundas transformações entre os séculos XIX e XX, sobretudo em consequência de dois fenômenos: o colonialismo e a descolonização. A respeito das rupturas e das transformações ocorridas nas sociedades africanas nesse período, julgue o seguinte item.
A descolonização foi um fenômeno iniciado após a Segunda Guerra Mundial e que se irradiou da Ásia para a África.
Tendo como base as informações do texto precedente a respeito da história das sociedades e reinos africanos na região sudanesa, julgue o item subsequente.
O Islã tornou-se a religião oficial do Império do Mali, o que favoreceu o surgimento de uma classe de letrados e das conexões com o mundo árabe, marcadas pelas peregrinações à Meca realizadas por alguns de seus imperadores.
Em meados do século XVIII, muitos principados indianos estavam submetidos à administração da Companhia Inglesa das Índias Orientais. Sobre essa temática, é correto afirmar que:
Uma das revoltas mais significativas contra o domínio britânico ocorreu na Costa do Ouro, atual Gana, entre 1890 e 1900. Essa revolta foi denominada:
Vários filósofos ficaram conhecidos no período iluminista (1694-1778). Um deles teve sua teoria como um grande sucesso entre as camadas populares e a pequena burguesia, pois atendia às expectativas de um Estado democrático. Qual filosofo foi esse?
“Relata o período entre 1848 a 1875, começando pela Primavera dos Povos e terminando com a Alemanha unificada, contudo sem deixar de analisar os componentes que interagem nesse ambiente (as cidades, o mundo burguês, a ciência, a religião, as artes, etc…). É o período em que o livre mercado capitalista, guiado pela mão invisível de Adam Smith irá atingir seu esplendor."
O trecho refere-se ao conteúdo desenvolvido por uma importante obra literária que retrata o maciço avanço da economia capitalista industrial em escala mundial. Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o nome dessa obra.
Gomes (2007), relata em sua produção “1808" fatos hilários que culminaram na derrocada do Império Português e na decisão pela vinda da Corte Portuguesa para o Brasil. Sobre esses fatos, assinale V para os verdadeiros e F para os falsos.
( ) Uma das explicações para decadência do Império Português seria a política e a religião, pois Portugal era a nação da Europa mais católica, mais conservadora e anversa as ideias libertárias que produziam revoluções e transformações em outros países.
( ) A força da igreja era enorme e também um fator de decadência do Império Português, isso porque os escrúpulos religiosos, a ciência e a medicina eram atrasadas ou praticamente desconhecidas.
( ) A influência da igreja pode ser constatada na decadência do Império com a morte do herdeiro do trono de Portugal, D. José, por ter contraído varíola e não tendo tomado a vacina, devido a proibição de sua mãe junto aos médicos de aplicá-la.
( ) A vida social pautava-se pelas missas, procissões e outras cerimônias religiosas e o comportamento individual e coletivo era determinado e vigiado pela Igreja Católica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Até os séculos IX e X, é possível dizer que a economia europeia passou por um período de retração e estagnação. As produções agrícola, artesanal e comercial foram reduzidas, principalmente, em razão do retrocesso demográfico percebido no período. Predominava, nesse primeiro momento:
Na segunda metade do século XIX, a Europa vivia transformações de ordem econômica e cultural que se fizeram sentir em outras partes do planeta. Nesse contexto, as principais potências europeias adotaram a política imperialista, também chamada de neocolonialismo, para suprirem suas necessidades comerciais e expandirem suas zonas de influência sobre o restante do mundo. Entre as consequências do neocolonialismo e do imperialismo, encontra-se:
O conflito ideológico, político, econômico e militar ocorrido de maneira indireta entre os Estados Unidos e a União Soviética – denominado Guerra Fria – tem suas raízes:
No processo de luta pela independência das colônias ibéricas na América, o contexto histórico europeu das primeiras décadas do século XIX favoreceu a desintegração dos impérios que Espanha e Portugal mantinham no Novo Mundo. Esse contexto caracterizou‐se, entre outros aspectos, pelo(pela)
Transitando pelo cenário medieval, um elenco de personagens desempenhou suas funções sociais específicas. Cavaleiros, camponeses, nobres e reis, sacerdotes e bispos, cada um deles tinha uma imagem estereotipada, refletindo a mentalidade da época. MOTA, Myriam Becho. História, das cavernas ao Terceiro Milênio. São Paulo: Moderna, 1999.
Quanto a função social desempenhada na sociedade feudal pode-se afirmar que: