O show de Paul McCartney que aconteceu nesta quarta-feira (14/12/2011 ), no palco do estádio Olimpiisky, em Moscou, durou cerca de três horas e foi um sucesso. O ex-beatle apresentou cerca de 40 músicas, como os sucessos All My Loving, All You Need is Leve e Hey Jude. No espetáculo, que reuniu cerca de 30 mil pessoas, McCartney mostrou algum conhecimento do russo e saudou a plateia neste idioma. Depois, pediu desculpas por "não falar mais do que meia dúzia de palavras em russo" e voltou a se pronunciarem inglês.
No contexto imediato que se segue a Segunda Guerra Mundial um show como o de Paul MacCartney, na URSS, não seria possível porque:
Em 1 de junho de 1948, os aliados ocidentais, reunidos em Londres, anunciaram planos para estabelecer um Estado alemão ocidental. Em 18 de junho, uma nova moeda, o Oeutschemarck, foi anunciada; três dias depois, foi posta em circulação ( ... ). Em 23 de junho, as autoridades soviéticas responderam criando na Alemanha oriental um novo Mark e interrompendo as linhas férreas entre Berlim e a Alemanha Ocidental. No dia seguinte, o governo militar ocidental de Berlim bloqueou os esforços soviéticos no sentido de estender a Berlim Ocidental a nova moeda adotada na zona oriental( ... ) JUDY, Tony. Pós-Guerra, uma História da Europa desde 1945. Rio de Janeiro: Objetiva, 2008.
A crise de Berlim, no imediato pós Segunda Guerra Mundial, apresentou como resultado significativo a( o):
Leia os trechos da seguinte reportagem: “Sobreviventes de Hiroshima relatam drama da bomba atômica em peça teatral em SP"

A Segunda Guerra Mundial comumente é lembrada pelos campos de trabalho forçado e extermínio de milhares de judeus na Europa, entretanto há um outra face da Guerra que nem sempre é lembrada: as bombas atômicas de Hiroshima e Nagazaki.
Leia as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta:
I. As bombas atômicas foram desnecessárias sob o ponto de vista de historiadores, pois o Japão continuava sozinho na Guerra, e em parte já dominado. As bombas foram lançadas devido às intenções estadunidenses de mostrar poderio bélico.
II. Ainda hoje as regiões bombardeadas sofrem com os efeitos do ataque, pois para além dos efeitos imediatos das bombas elas também afetaram geneticamente os habitantes da região, o que justifica os inúmeros casos de câncer, má formação dos fetos entre outras doenças.
III. Sob o pressuposto de que a URSS foi capaz de controlar o exercito alemão, o que colaborou para o fim da Guerra, muitos estudiosos concordam que as bombas atômicas foram um recado direto a URSS por parte dos EUA instaurando o que seria um início da Guerra Fria.
IV. É correto dizer que os Estados Unidos da América tinham consciência da capacidade destrutiva da bomba, uma vez que, o projeto de construção da arma além de ser mantido em segredo, foi iniciado anos antes da Guerra, e supervisionado por grandes nomes da ciência durante o seu desenvolvimento.
Assinale a alternativa correta:
A chamada Revolução Neolítica teve impacto na organização de importantes civilizações antigas situadas entre a região do Oriente Médio e parte do nordeste africano, com destaque para as civilizações mesopotâmica e egípcia. Com base nisto, dentre as características predominantes na organização dessas civilizações está:
O califado Omíada foi responsável pela expansão do Islã, no começo do século VIII. Acerca desse tema, é correto afirmar:
O processo de expansão dos turcos, principalmente com a ascensão do Império Otomano, teve como uma de suas consequências:
Os exploradores espanhóis, para avançar no continente americano, tiveram de se defrontar com civilizações de sólida agricultura e cidades organizadas. Era o caso dos astecas e incas. Ao estudar a organização desses dois povos, percebe-se que:
A região do Oriente Médio se estende do mar Mediterrâneo até as fronteiras da Índia. Com cerca de 270 milhões de habitantes, os povos dessa região são formados por diferentes etnias. Considere os textos a seguir sobre a região, com base no recorte temporal entre os anos de 1910 e 1950: I – Os povos do Oriente Médio compartilharam a experiência de submissão a potências estrangeiras. Além disso, não faltaram disputas políticas entre os povos dessa região nem a tradicional rivalidade entre sunitas e xiitas, agravadas, em alguns territórios, pela presença de uma minoria cristã e, no caso de Israel, pelos judeus. II – No final da década de 1940, ocorreu oficialmente o anúncio da fundação do Estado de Israel. Com isso, os países árabes atacaram o novo país. Mais bem preparado, o exército israelense saiu vitorioso e ampliou seus territórios, avançando sobre as terras onde viviam milhares de palestinos. Alguns anos depois, estima-se que parte da população árabe tinha sido expulsa da Palestina pelos israelenses. Os Estados Unidos deram apoio a Israel, que se transformou, em contrapartida, no mais importante aliado dos norte-americanos no Oriente Médio. III – O maior império Islâmico do século XX, o Turco Otomano, foi desmembrado com a derrota na Primeira Guerra Mundial. Por meio de um tratado, ficou decidido que os países sob domínio otomano teriam a independência reconhecida sem nenhum controle estrangeiro sobre eles. A Turquia também não pode conservar a sua base administrativa e militar do ex-Império Otomano, sendo apenas liberados a religião islâmica e o idioma, representando a cultura remanescente dos otomanos no novo país. Com base nos textos anteriores, assinale:
Observe o quadrinho.
O quadrinho acima é extraído de "O papiro de César", uma das histórias do herói Asterix e se refere a uma grande conquista de Roma no século I a.C., mais especificamente no inverno de 53 a 52 a.C. Na batalha final, Vercingetórix e os seus sucessores foram derrotados e se renderam ao general romano Júlio César. Faz-se referência à conquista da(o):
Leia e responda:
“Uma enorme onda de atividades, reflexões e revisões anticoloniais e, em última análise, anti-imperiais tomou conta do edifício maciço do império ocidental, enfrentando-o, para empregar a vívida metáfora de Gramsci, num cerco mútuo. Pela primeira vez, os ocidentais foram compelidos a se encarar não simplesmente como o governo colonial, mas como representantes de uma cultura e mesmo de raças acusadas de crimes — crimes de violência, crimes de eliminação, crimes de consciência." ( Said, Edward W. – “ Cultura e Imperialismo").
O chamado neocolonialismo, que ocorreu nos territórios do Continente Africano e Asiático, produziram consequências e experiências extremas, na maioria das vezes, negativas. Sobre o Imperialismo europeu neste período, assinale a alternativa INCORRETA:
“Com a independência do Brasil, após 1822 as elites à frente daquele movimento iniciaram a construção das bases de um Estado Nacional. " (SILVA, Édson; SILVA, Mª Penha da (Orgs.). A temática indígena na sala de aula: reflexões para o ensino a partir da Lei 11.645. Recife. Ed. Universitária da UFPE. 2013. P13). Com relação a esse período histórico, assinale a alternativa CORRETA:
De acordo com Eric Hobsbawm na obra Era das Revoluções, "Se a economia do mundo no século XIX foi formada principalmente pela influência da Revolução Industrial britânica, sua política e ideologia foram formadas fundamentalmente pela Revolução Francesa. Embora a crise do Antigo Regime absolutista não tenha sido um fenômeno, apenas francês. A Revolução Francesa foi, dentre os. fenômenos contemporâneos, o mais fundamental dessa crise e o que gerou as consequências mais. profundas."(Adaptado) Assinale a alternativa que contém uma causa que diferencia a Revolução Francesa dos demais movimentos contra o Antigo Regime e que a torna fundamental na História contemporânea.
O processo revolucionário na Inglaterra, no decurso do século XVII, teve um de seus momentos marcantes com a consolidação do movimento que ficou conhecido como Revolução Gloriosa, no final da década de 1680. Foi consequência deste movimento, na esfera política do país:
No princípio do século XIX, o governo norte-americano realizou uma política de aquisição de terras para ampliar seu território, chegando a possuir, ao final da década de 1890, dimensões continentais. Sobre o contexto histórico dessa jornada expansionista, é correto afirmar:
No México, Porfírio Diaz, formado em Direito, militar veterano, exerceu a presidência, por via eleitoral, de 1876 até 1911 – com breve intervalo entre 1880 e 1884. Seu longo governo, chamado de Porfiriato, foi fundamental na consolidação do Estado Nacional mexicano e se caracterizou: