Ele viveu e testemunhou dois grandes conflitos na história grega antiga: as Guerras Médias e a Guerra do Peloponeso. Foi o primeiro a produzir uma narrativa histórica em que os deuses não eram protagonistas. Por isso, Cícero o chamou de“Pai da História”. Trata‐se de
Visigodos, ostrogodos, vândalos, saxões e tribos germânicas são alguns dos povos que, penetrando sobre os escombros do Império Romano, na Alta Idade Média, deram origem
Assinale a alternativa que representa o período histórico, na Grécia antiga, em que existia a caracterização de uma comunidade gentílica, uma sociedade rural. Nessa periodização histórica, os bens econômicos dos genos, tais como terra, animais e instrumentos de trabalhos ficavam sobre o controle do chefe.
Assinale a alternativa que apresenta dados INCORRETOS sobre a história da Coreia do Norte e da Coreia do Sul.
( ... ) os medievais, tal como uma das figuras exponenciais do Renascimento, tinham um profundo respeito pela herança da antiguidade clássica, ainda que não a aceitassem de modo tão acrílico como o fizeram alguns humanistas: e é na Idade Média que encontramos as origens das técnicas artísticas que viriam a ser aperfeiçoadas no período seguinte. WOODS, Thomas. Como a Igreja Católica Construiu a Civilização Ocidental São Paulo: Quadrante, 2008.
O movimento cultural, que floresceu na Europa entre os séculos XIV e XVI, conhecido por Renascimento, caracteriza-se por:
Com a morte de Mao Tsé-tung (China, 1976), o poder passou às mãos do grupo de Deng Xiaoping, que iniciou a política das Quatro Modernizações: da agricultura, da industrial, da ciência e tecnologia e da defesa militar.
Como parte das reformas, o governo chinês:
Christian Jürgensen Thomsen foi um historiador e arqueologo dinamarques e se tornou famoso por ser o primeiro a propor o tipo de periodização das Idades da Pedra, do Bronze e do Ferro. Acerca de tal periodização é incorreto afirmar que:
Pelo conceito tradicional de História, o período da Pré-História divide-se em Paleolítico e Neolítico. Em relação ao período Paleolítico considere as afirmações abaixo: I - O Paleolítico é o primeiro e mais extenso período que conhecemos da história da humanidade, nele surgem os primeiros hominídeos antepassados do homem moderno; II - Com a acumulação de experiências e conhecimentos, os homens primitivos foram aperfeiçoando seus instrumentos, utensílios domésticos e armas, suas técnicas e meios de subsistência; III - Os homens do paleolítico viviam de uma maneira muito primitiva, em grupos sedentários, ou seja, possuíam moradias fixas. IV – Neste período paleolítico que surgiram as primeiras grandes cidades e a economia monetária; Estão corretas as afirmativas:
Tendo como base as informações do texto precedente a respeito da história das sociedades e reinos africanos na região sudanesa, julgue o item subsequente.
Uma das cidades mais conhecidas da marcante vida urbana dos Estados sudaneses foi Tombuctu, que chegou a ter milhares de habitantes, grandes mesquitas, bibliotecas, escolas e universidades islâmicas.
Ao analisar a cotidianidade da sociedade romana em seus primórdios os historiadores Philippe Ariés e George Dubbyfazem as seguintes afirmações:
"O nascimento de um romano não é apenas um fato histórico( ... ]".
"A criança que o pai não levantar (não reconhecer) será exposta diante da casa ou num monturo público, quem quiser que a recolha".
"O que acontecia com as crianças enjeitadas? Raramente sobrevivem".
(ARIÊS, Philippe, DUBBY, Georges. História da Vida Privada: do Império Romano ao Ano Mil).
A classe social a que se referem os excertos dos autores é a dos:
Qual das afirmativas a seguir pode ser associada corretamente ao pensamento filosófico de Thomas Hobbes?
No século XVII, a nova fase da colonização das Américas pertenceu à França, Holanda e Inglaterra, nações de navegadores que também dispunham de vantagens geográficas sobre os Estados do Mediterrâneo.
A demora da presença destes países na invasão à América pode ser identificada pelo fato de:
Não é possível se entender o processo de unificação da Itália e o da Alemanha, sem se analisar a configuração geopolítica da Europa já no início do século XIX, também é importante se ter como base as decisões tomadas pelo Congresso de Viena (1814- 1815). Ponto base comum às unificações da Alemanha e da Itália na década de 1870 é o fato de que as ambas:
O historiador grego Heródoto, em sua obra intitulada História, cita o seguinte trecho: "[...]
A maior parte do país é uma dádiva do Nilo, como dizem os sacerdotes, e foi essa a minha impressão. [...] De todos os rios que formam esses territórios por meio de aluviões, não há um que, pelo seu volume de água, mereça ser comparado a um só dos cinco braços do Nilo. [...]" HERÓDOTO, História. Disponível em:
Sobre a Península Arábica, tem-se um panorama histórico que vários autores concordam em chamar de pré-islâmica, isto é, anterior ao Islam. Com base nesse período, é correto afirmar: