A redução da dimensionalidade de uma base de dados altamente correlacionados é objetivo da Análise
Na Biblioteca ITIL v3 de gerenciamento de serviços de TI, entre os sete processos do livro Desenho de Serviços, encontra-se o processo
O Balanced ScoreCard – BSC é responsável por traduzir os objetivos estratégicos em indicadores de desempenho classificados em quatro perspectivas: financeira, clientes, processos internos, e aprendizagem e crescimento organizacional. Embora largamente utilizado em empresas públicas e privadas, quando implementado nas organizações públicas duas dessas perspectivas precisam ser adaptadas:
O Desenvolvimento Orientado a Testes (TDD) é um método de
desenvolvimento criado e disseminado por Kent Beck em seu
livro “Test-driven development". O método define regras, boas
práticas e um ciclo de tarefas com 3 etapas: a etapa vermelha, a
etapa verde e a etapa de refatoração, ilustrado na imagem
abaixo:

Com relação às regras e boas práticas de TDD e ao seu ciclo, é
correto afirmar que:
SAN (Storage Area Network) é uma rede de alta velocidade que
conecta servidores e dispositivos de armazenamento (storage).
Com relação às características das redes SAN, analise as
afirmativas a seguir:
I.Elimina a necessidade de conexão dedicada entre um servidor e
o storage.
II.Discos magnéticos e óticos, além de fitas, podem ser
conectados à SAN.
III.Pode ser usada para movimentar dados entre discos e fitas.
Está correto o que se afirma em:
Julgue os itens a seguir, relativos ao planejamento estratégico na área de tecnologia da informação (TI).
As quatro perspectivas do BSC (balanced scorecard) — de
aprendizado e de conhecimento; dos clientes; financeira;
e de processos internos — estabelecem relações de causa e
efeito, de modo que medidas, metas e iniciativas são traçadas
para cada uma dessas perspectivas.
Julgue os itens a seguir, relativos ao planejamento estratégico na área de tecnologia da informação (TI).
No plano de TI, o alinhamento estratégico determina, com
base nas atuais e futuras necessidades do negócio, como a TI
deve alinhar-se quanto à infraestrutura, às aplicações, ao
processo e à arquitetura.
Julgue os itens seguintes, relativos a componentes e processos do modelo ITIL v3.
O gerenciamento financeiro para serviços de TI administra os
requisitos do planejamento orçamentário da organização, sem
se ocupar dos requisitos relativos à contabilidade e à cobrança
de provedores de serviço, por estar voltado para o controle de
valores internos.
Na fase do planejamento do ciclo PDCA,
No CMMI-D EV, o conjunto de práticas que se relaciona a uma área e que, quando essas são implementadas, satisfaz um conjunto de metas consideradas importantes para realizar melhorias significativas dos processos e das habilidades organizacionais refere-se, especificamente, a
Com relação a planejamento estratégico, julgue os itens a seguir.
Na perspectiva da governança de TI, o alinhamento estratégico
de TI é considerado um processo que visa determinar quais
devem ser a arquitetura, a infraestrutura e as aplicações
necessárias para atender às necessidades atuais e futuras da
organização.
Com relação a planejamento estratégico, julgue os itens a seguir.
Foi solicitado a um analista de TI que avaliasse, em relação às boas práticas do PMBOK 5 e ao MPS.BR (2016), os critérios elencados pelo órgão e discutidos pelo comitê de TI. Tendo como referência essas informações, julgue os seguintes itens, a respeito de gerenciamento de projetos e qualidade de software.
O MPS.BR pode ser utilizado para aferir a qualidade de
softwares desenvolvidos por métodos ágeis; o PMBOK
também adere a esse tipo de desenvolvimento, mas com base
no ciclo de vida adaptativo, projetado para promover
envolvimento contínuo entre as partes interessadas.
Com base na ITIL v3, julgue os itens subsequentes, relativos a gerenciamento de serviços de TI.
O gerenciamento do catálogo de serviços atua como fonte centralizada de informações sobre todos os serviços acordados.
Julgue os itens subsecutivos, relativos a componentes e processos do modelo ITIL v3.
A transição de serviço contém processo específico responsável por realizar avaliação formal de um serviço de TI a fim de determinar se a transição de serviços novos e modificados deverá ou não ser autorizada.
Julgue os itens subsequentes de acordo com a Instrução Normativa n.º 4/2014 do MPOG/SLTI.
Se um usuário final identificar, após a entrega, problemas com o produto adquirido, ele deverá notificar o fornecedor para que este solucione o problema, desde que o produto esteja dentro do prazo de garantia previamente acordado na contratação.