Acerca do MPS–BR, julgue os itens subsecutivos.
A escala de maturidade se inicia no nível G e progride até o nível A, sendo alcançado determinado nível de maturidade do MR–MPS–SW quando são atendidos os propósitos e resultados esperados tanto dos processos quanto dos atributos de processo estabelecidos para aquele nível.
A categoria gerência de processos do CMMI-DEV contempla a área de
Com relação a gerenciamento de projetos e PMBOK, assinale a
opção correta.
A direção de determinado órgão delegou ao analista de TI
as seguintes atividades, para serem executadas em prol da
implantação da gestão e governança de TI:
I avaliar os serviços e os níveis de serviços de TI atuais para
identificar as lacunas existentes entre os serviços e as
atividades empresariais;
II identificar áreas de melhoria dos serviços existentes e as
opções de nível de serviço;
III analisar, estudar e estimar a demanda futura, de acordo
com a capacidade dos serviços de TI habilitados e as
atividades de processos de negócios.
Acerca dessa situação hipotética, assinale a opção correta de acordo
com o COBIT 5 e o ITIL v3 2011
O COBIT 5 apoia a adoção dos princípios e da abordagem de implementação da norma ISO/IEC 38500 e descreve que a organização (cliente) e a TI (fornecedor) deverão colaborar em um modelo de parceria, utilizando comunicações efetivas, fundamentadas em um relacionamento positivo e confiável. Em todos os casos, as estruturas, funções e responsabilidades adequadas de governança corporativa devem ser definidas pelo corpo diretivo, sendo que uma das formas de orientar e monitorar o uso de TI na organização pode ser por meio de um comitê estratégico de TI. Considerando o texto precedente e a relação entre o COBIT 5 e a norma ISO/IEC 38500, assinale a opção correta.
Um Analista em Tecnologia da Informação está participando
de uma reunião de planejamento de um projeto do
TRF3 que utiliza o PMBOK 5a edição. Esta reunião, que
envolve toda a equipe, objetiva definir e decompor as atividades
do projeto e calcular o esforço necessário em cada
uma delas. Inicialmente, está sendo realizada a subdivisão
das entregas e do trabalho do projeto em componentes
menores e mais facilmente gerenciáveis, no processo de
Um cliente quer implantar uma intranet na empresa, então é preciso entrar em acordo quanto à disponibilidade, ao suporte ao
usuário, à implementação das solicitações de mudança, ao preço e formalizar tudo em um Acordo de Nível [ I] . Se a
empresa do cliente necessitar executar alterações, como expansão ou modificação nos serviços de TI incluídos no acordo
formalizado, deve apresentar [ II ] e o Gerenciamento de [ III ] processa o pedido. As alterações que estão fora dos
acordos vigentes devem ser tratadas no processo Gerenciamento de [ IV ] .
De acordo com a ITIL v3, as lacunas I, II, III e IV são, correta e respectivamente, preenchidas com
A disciplina de Análise dos requisitos visa modelar, de forma precisa, os conceitos relevantes do domínio do problema no desenvolvimento de software. Com relação às atividades e conceitos envolvidos na análise dos requisitos, é CORRETO afirmar que
O CMMI é um modelo de maturidade de capacitação formulado pelo Software Engineering Institute ligado à Universidade de Carnegie Mellon. Com relação a esse modelo, é CORRETO afirmar que
Processos têm sido utilizados no desenvolvimento de software para organizar o trabalho, com a obtenção de melhores resultados. Com relação a processos de desenvolvimento de software, é INCORRETO afirmar que
Diversos tipos de modelos de processos de desenvolvimento têm sido propostos e utilizados na engenharia de software ao longo do tempo. Com relação a modelos de processos de desenvolvimento, é CORRETO afirmar que
O Guia PMBOK descreve vários tipos de projetos baseado em seus ciclos de vida e no relacionamento que apresentam as fases que os compõem. Com relação a esses tipos de projetos é INCORRETO afirmar que
No contexto de ITIL, são feitas as seguintes afirmações: I A Estratégia de Serviços é a identificação de requisitos e necessidades de negócio que sejam “atendíveis” por serviços de TI. II A Estratégica de Serviços está apoiada em quatro pontos fundamentais: Perspectiva, Posição, Plano e Padrão. III Os serviços devem ter seus riscos gerenciados. É verdadeiro o que se afirma somente em
Considere correto o comando SELECT SUM(valor) AS T1 FROM vendas e as afirmações
abaixo:
I O nome da tabela é vendas.
II O resultado produzido será nome T1.
III O resultado produzido será o total de registros em vendas.
IV T1 é o apelido de vendas.
São corretas as seguintes afirmações:
Considerando o alinhamento estratégico de TI e o BSC (balanced scorecard), julgue os itens subsequentes.
Sendo bidirecional o alinhamento estratégico entre o negócio e a TI, esta pode potencializar estratégias de negócio por meio da implantação de processos e infraestrutura de TI.