Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 1999 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

De acordo com o COBIT 5, as quatro dimensões comuns dos habilitadores são Partes Interessadas, Metas, Ciclo de Vida e Boas Práticas. As metas ainda podem ser divididas nas categorias I, II e III, conforme abaixo.

I. define quanto os habilitadores e seus resultados cumprem sua meta levando-se em consideração a situação em que operam, como, por exemplo: os resultados devem ser pertinentes, completos, atuais, apropriados, consistentes, compreensíveis e fáceis de usar.

II. define quanto os habilitadores e seus resultados são disponíveis e seguros, por exemplo: os habilitadores estão disponíveis quando, e, se necessário; o acesso aos resultados é restrito a quem de direito e deles precisar.

III. define o quanto os habilitadores trabalham de forma precisa, objetiva e produzem resultados exatos, objetivos e confiáveis.

As categorias I, II e III são, correta e respectivamente:

O gerenciamento do tempo de um projeto que utiliza o PMBoK 5ª edição inclui os processos necessários para gerenciar o término pontual do projeto. Em um destes processos, "Estimar as durações das atividades", a partir de um plano de gerenciamento do cronograma, da lista de atividades com seus atributos e requisitos de recursos, da declaração do escopo do projeto, do registro dos riscos, da estrutura analítica dos recursos, dos fatores ambientais da empresa e dos ativos de processos organizacionais, utiliza-se um conjunto de ferramentas e técnicas para obter a estimativa de duração das atividades. Dentre estas ferramentas e técnicas que podem ser utilizadas estão as opiniões de especialistas, as técnicas de tomada de decisão em grupo, análise de reservas, estimativas análoga e paramétrica e

Considerando essa situação hipotética, julgue o próximo item.

O item I trata essencialmente da falta de um alinhamento estratégico na organização, que pode ser realizado com ou sem um plano estratégico de negócio formal.

Considerando essa situação hipotética, julgue o próximo item.

As ações citadas no item III podem ser realizadas com base no processo chamado “garantir a transparência para as partes interessadas" do domínio governança do COBIT 5, que trata, entre outros aspectos, da medição e dos relatórios de desempenho da TI corporativa para os stakeholders aprovarem metas e ações corretivas necessárias.

Tendo como referência essa situação hipotética, julgue o item seguinte.

Infere-se do item II que a organização já atingiu necessariamente o nível de maturidade 2 — Gerenciado — do CMMI.

No Guia PMBOK® 5 (Project Management Body of Knowledge) ou Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos, os 47 processos de gerenciamento que estão identificados são agrupados em dez áreas do conhecimento distintas. Cada um desses processos possui atividades que são agrupadas em Entradas, Ferramentas e Técnicas, e Saídas. Orientar e gerenciar o trabalho do projeto é um dos processos da área de conhecimento Gerenciamento da Integração do Projeto. Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma atividade de Ferramentas e Técnicas deste processo.

O Guia PMBOK® 5 apresenta cinco grupos de processos de gerenciamento de projetos. As dez áreas de conhecimento em Gerenciamento de Projetos com seus respectivos processos estão estruturadas dentro desses cinco grupos de processos. Realizar a garantia da qualidade e mobilizar a equipe do projeto são dois desses processos e pertencem, respectivamente, ao gerenciamento da qualidade do projeto e ao gerenciamento dos recursos humanos do projeto. Assinale a alternativa que apresenta o grupo de processo que esses respectivos processos pertencem.

No Cobit 5, o habilitador que permeia qualquer organização, incluindo todas as informações produzidas e utilizadas pela organização, é o habilitador

Uma empresa resolveu implementar seus processos de governança de Tecnologia da informação (TI) baseados no modelo COBIT. No momento atual, estão sendo executadas tarefas associadas a definições de questões estratégicas ligadas à utilização da TI para essa empresa e ao tratamento de diversos processos para TI (tais como, definição da estratégia, de investimentos e análise de risco, entre outros). Nesse caso, o domínio COBIT no qual! se está trabalhando nesse momento é a de:

Em uma organização que adota as melhores práticas da ITIL v3 edição 2011, a falta da prática de um determinado processo traz efeitos colaterais danosos ao ecossistema de prestação de serviços, como os listados abaixo.

O texto se refere à falta do processo de Gerenciamento

ITIL é um framework para gerenciamento de serviços de TI utilizado por diversas organizações.

De acordo com o ITIL V3, são processos da fase Estratégia de Serviço:

De acordo com a ITIL, os objetivos do ciclo operação de serviço são manter a satisfação e a confiança nos serviços de tecnologia da informação (TI) por parte dos usuários e minimizar o impacto nas atividades de negócio diárias por meio da coordenação de atividades requeridas para entregar serviços de TI nos níveis acordados com os clientes e usuários. Nesse ciclo, a aplicação imediata de soluções de contorno para resolver um determinado incidente, deixando o registro de problema aberto até que a solução definitiva seja encontrada, é uma atividade do processo

Existe uma discussão na equipe de sistemas sobre os conceitos dos principais diagramas UML (Unifed Modeling Language). Portanto, relacione os números dos diagramas UML do quadro A com as respectivas letras das funcionalidades desses diagramas presentes no quadro B:

Assinale a alternativa correta.

Conforme o ITIL, para determinado elemento do ciclo de vida de serviços há um processo que estabelece o vínculo entre a área de tecnologia da informação (TI) e os clientes, com o objetivo de garantir que os serviços de TI tenham qualidade e o seu custo seja aceitável para o negócio. Assinale a opção correspondente a esse binômio elemento do ciclo de vida / processo.

Sobre a Norma ISO 9001:2008, assinale a opção INCORRETA.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282