Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 1999 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

O volume de estratégia de serviço (service strategy) da ITIL V3 define o conceito de Portfólio de Serviços, que representa a habilidade e prontidão de um provedor de serviços para atender clientes e espaços de mercado. ITIL divide o Portfólio de Serviços em três fases: Catálogo de Serviços, Pipeline de Serviços e Serviços Aposentados (Retired Services). No Portfólio de Serviços, os serviços

A literatura aponta um claro discrimen entre as atividades rotineiras de uma organização e aquelas que são caracterizadas como

projetos. Esse conceito restou sintetizado em uma das principais publicações do Project Management Institute – PMI, o PMBOK,

que define projeto como um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Um dos

conceitos apresentados pelo PMBOK, relacionado às áreas de conhecimento para o gerenciamento de projetos, é a Estrutura

Analítica do Projeto – EAP, que pode ser entendida como

Considere, por hipótese, que o TRE-SP esteja em busca de uma certificação de qualidade de software. Antes da escolha, uma equipe de Analistas realizou uma comparação relativa ao tratamento da Garantia da Qualidade entre o MR-MPS-SW e o CMMIDEV 1.3 . Este comparativo indica, corretamente, que o

Em uma situação hipotética, um Analista do TRE-SP está encarregado de checar as entradas do processo “Verificar o Escopo” de um projeto que utiliza o PMBOK 5a Edição. Dentre as entradas, ele deverá checar

Em relação ao ITIL V3, analise as afirmativas a seguir.

I. A melhoria contínua de serviço faz uso do ciclo PDCA para aperfeiçoar continuamente a qualidade dos serviços.

II. Matriz RACI é uma ferramenta que facilita a identificação dos responsáveis por cada tarefa dentro de cada processo do ITIL.

III. O processo de melhoria de serviço preocupa-se em definir o que se pode medir e não o que deve ser medido.

Está correto o que se afirma em:

Em um projeto de uma aplicação, para um respectivo modelo de negócio sensível ao desempenho da rede, os principais parâmetros específicos de QoS (Quality of Service) que devem ser levados em consideração são:

Ao estudar a Norma ISO 12207 verifica-se os processos relacionados abaixo.

Aquisição - Fornecimento - Desenvolvimento - Operação - Manutenção

Esses processos pertencem a classe denominada:

A figura a seguir mostra a estrutura das tabelas Produto, Venda e Cliente pertencentes a um banco de dados de uma empresa comercial.

A tabela Venda contém um registro para cada venda efetuada pela companhia. A fim de preservar a integridade referencial do banco de dados, assinale a opção que indica a coluna ou colunas dessa tabela que deveria(m) ser chaves estrangeiras.

O gerenciamento do tempo, assim como o gerenciamento do escopo, correspondem a algumas das áreas indicadas no PMBOK. Tempo e escopo fazem parte da área de gerenciamento do projeto, assim como o planejamento corresponde a uma das fases do projeto.

Assinale a opção que indica a fase que não faz parte de um projeto.

Para disponibilizar um serviço de tecnologia da informação ao usuário final, será realizado o processo de gerenciamento de mudança de serviço do ambiente de homologação para o ambiente de produção.

Considerando-se essa situação, é correto afirmar que o processo de gerenciamento de mudança encontra-se no estágio de ciclo de vida de serviço denominado

Um dos princípios do Cobit 5 é atender às necessidades das partes interessadas considerando suas expectativas acerca da tecnologia da informação na organização. Com base nesse princípio, assinale a opção que apresenta o objetivo corporativo que atende a dimensão BSC (balanced scorecard) do cliente.

Na Gestão de Projetos de TI, pode-se estruturar um projeto nas seguintes fases: Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle e Encerramento. Na primeira fase do ciclo de vida de um projeto, muitas vezes chamada de Iniciação, deve-se:

Sobre o COBIT (Control Objectives for Information and Related Technologies), assinale a alternativa correta.

O COBIT se baseia em cinco princípios básicos para fornecer modelos de governança e gestão de TI. O princípio que possui a especificidade de proporcionar a integração da governança corporativa de TI com a governança corporativa empresarial é o

Acerca do Modelo Integrado de Maturidade e de Capacidade (CMMI, v1.2), para cada afirmativa abaixo, informe se é verdadeira V ou falsa F. Em seguida, marque a opção que corresponde à sequência CORRETA.

( ) O CMMI para Desenvolvimento tem como objetivo auxiliar as organizações na melhoria de seus processos de desenvolvimento e manutenção de produtos e serviços.

( ) O CMMI para Desenvolvimento consiste de dois modelos: o +IPPD e o sem +IPPD.

( ) Os modelos que fazem parte do CMMI para Desenvolvimento contêm práticas que cobrem Gestão de Projeto, Gestão de Processo e Engenharia de Software, mas deixam de fora a Engenharia de Sistemas e a Engenharia de Hardware.

( ) O CMMI possibilita abordar melhoria e avaliação de processos utilizando duas representações diferentes: contínua e por estágios.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282