De acordo com a Instituição Normativa SLTI-MPOG 04, a responsabilidade por elaborar a análise de riscos é da equipe de
Em relação ao PMBOK 5, assinale a alternativa correta.
Considere os princípios básicos de um método de desenvolvimento arquitetural, a seguir.
• É um método iterativo que envolve a reutilização de ativos e a tomada de novas decisões a cada iteração; e
• As decisões são baseadas na competência, na disponibilidade de recursos e no valor acumulado para a empresa.
Os princípios apresentados são básicos para o framework de arquitetura
Julgue o item seguinte, relativo à governança e à gestão de TI e aos processos do PMBOK.
O gerenciamento de qualidade inclui os seguintes processos: planejar o gerenciamento da qualidade, gerenciar a qualidade e controlar a qualidade.
Acerca da estratégia de governança digital, julgue o item que se segue.
A utilização de tecnologias emergentes para o tratamento de grandes volumes de dados (big data) pode contribuir para o sucesso da implantação da estratégia de governança digital.
Julgue o item a seguir, a respeito de processos do ITIL.
A atividade planejamento e coordenação da transição de serviço faz parte do processo gerenciamento de mudança da fase transição de serviço.
Acerca de modelagem de processos com BPMN, análise, melhoria e integração de processos de negócio, julgue o item a seguir.
A gestão da mudança é um processo iterativo que utiliza um conjunto de técnicas para auxiliar as áreas na transição de um estado atual para um estado futuro sustentável, devendo, por isso, ser utilizada a partir da fase de implementação de toda e qualquer iniciativa de transformação.
Julgue o próximo item, a respeito dos indicadores de desempenho utilizados na gestão estratégica.
Os indicadores de desempenho podem ser utilizados em várias situações cotidianas da organização, tais como no processo orçamentário, na gestão da qualidade e no benchmarking.
De acordo com a abordagem do ITIL, o elemento do ciclo de vida de serviço que prevê e conceitua um conjunto de serviços direcionados ao alcance dos objetivos dos negócios de uma organização denomina-se
Considerando a figura precedente, que ilustra os diferentes níveis do MPS/BR, julgue os itens subsecutivos.
O MPS/BR prevê que exista, no nível A (em otimização), preocupação com questões como inovação e análise de causas relacionadas à maturidade de processo de software.
A respeito do ITIL v3, é correto afirmar que o(s)
A BPMN apresenta diversos elementos notacionais para modelagem de processos de negócio. O elemento que é utilizado para representar um participante do processo de negócio é denominado
Segundo a ITIL v3 (2011), uma estratégia consiste em um plano que mostra o modo como uma organização poderá atingir um conjunto de objetivos. Uma estratégia de serviço deve definir como um provedor irá utilizar seus serviços, a fim de potencializar os resultados de negócio de seus clientes, ao mesmo tempo em que viabiliza a obtenção de seus próprios objetivos. Além do desenvolvimento dessa estratégia, existem processos que fazem parte do escopo da estratégia de serviço.
Considere os seguintes processos.
I - Gerenciamento da Demanda
II - Gerenciamento do Portfólio de Serviços
III - Gerenciamento Financeiro de TI
Quais efetivamente correspondem a processos do estágio Estratégia de Serviço do ITIL v3 (2011)?
Considere as afirmações abaixo, relacionadas à Information Technology Infrastructure Library (ITIL).
I - Valor é um conceito-chave na ITIL, sendo relacio-nado a dois aspectos principais de serviços de TI: utilidade e garantia.
II - Os serviços de TI podem ser classificados em três tipos: serviços essenciais (core services), serviços capacitadores (enabling services) e serviços aprimo-radores (enhancing services).
III - O ciclo de vida de serviço consiste em seis etapas ou fases: Estratégia, Desenho, Transição, Operação, Gerenciamento e Melhoria Contínua de Serviço.
Quais estão corretas?
À luz do ITIL v3, a entrega de novas funcionalidades exigidas pelo negócio — incluindo o planejamento, a programação, o controle da construção e os testes das liberações — é de responsabilidade do(a)