Dois modelos de capacidade de desenvolvimento de software muito usados no Brasil são o MPS.Br e o CMMI. Ambos são similares, porém o CMMI possui 5 níveis de maturidade, enquanto o MPS.Br possui 7 níveis. Entre ambos, há uma correlação que mapeia por similaridade de exigências os níveis do MPS.Br aos do CMMI.
Em que nível do CMMI se espera que esteja uma empresa certificada no nível C de maturidade do MPS.Br?
Preocupado com os custos e o cronograma de uma obra sob sua gestão, e considerando que o desempenho até a data presente não se alteraria para o futuro, um gerente de projetos resolveu utilizar as técnicas preconizadas no PMBOK (6ª edição) e levantou as seguintes informações para a data presente:
i) Orçamento aprovado para as atividades agendadas até a data presente - R$ 850.000,00
ii) Despesas efetivamente realizadas para a realização do trabalho previsto e concluído até a data presente – R$ 680.000,00
iii) Valor do trabalho previsto e concluído até a data presente - R$ 720.000,00
O gerente analisou essas informações e concluiu que o cronograma está
Com relação aos conceitos de governança de tecnologia da informação (TI), julgue os itens a seguir.
No ITIL, o conceito de serviço de TI diz respeito a um ou mais sistemas de TI que habilitam os processos de negócio da organização.
No que se refere à contratação de bens e serviços de tecnologia da informação (TI), julgue os itens a seguir.
A contratação de mais de uma solução de TI em um mesmo contrato é possível se o objeto contratado for gestão de segurança da informação.
Julgue os itens a seguir, a respeito de MPS-BR.
No MPS-BR, o nível de maturidade C – definido é composto pelos processos dos níveis de maturidade anteriores (G ao D) acrescidos dos processos de desenvolvimento de requisitos, integração do produto, projeto e construção do produto, validação e verificação. Nos processos desse nível, um dos resultados esperados é a avaliação dos domínios de aplicação quanto aos potenciais de reutilização.
A respeito de gestão estratégica, julgue o próximo item.
O BSC (balanced scorecard) mantém uma visão integrada e balanceada da organização; entre as suas quatro perspectivas, uma delas, denominada processos externos, tem a visão externa da organização.
No contexto do desenvolvimento de sistemas de processamento de dados, julgue o item a seguir, relativo ao gerenciamento de processos de negócio.
Para melhor compreender o processo e a organização, modelos AS-IS (estado atual) realizam avaliação inicial baseada em fatos documentados e validados; e modelos TO-BE (estado futuro) utilizam simulação para compreender as lacunas no processo atual que impedem a transição para o estado desejado.
Julgue o item subsequente à luz das Resoluções CNJ n.º 182/2013 e n.º 211/2015.
Conforme a Resolução CNJ n.º 182/2013, a análise de riscos deve demonstrar a viabilidade funcional de negócio e a técnica da contratação.
Considerando que um órgão da justiça militar federal fará a contratação, por inexigibilidade, do desenvolvimento de um sistema de informação estratégico, julgue o item a seguir à luz das Resoluções CNJ n.º 182/2013 e n.º 211/2015.
Como forma de garantir a continuidade dos serviços, o instrumento contratual deverá prever a manutenção de equipe de suporte por parte do prestador do serviço pelo período em que o sistema se mantiver operacional.
O Balanced Scorecard é uma ferramenta de gestão voltada para
Conjunto completo de serviços, incluindo serviços descontinuados, que são gerenciados por um provedor de serviços, segundo a ITIL V3 2011, versão português:
O núcleo da ITIL v3, responsável pela condução das atividades, é composto de cinco livros, que correspondem aos estágios que compõem o ciclo de vida. As alternativas abaixo apresentam os estágios do ciclo de vida, bem como a descrição de cada um deles. Qual delas apresenta o conceito de um estágio incorreto?
A ITIL v3 e sua abordagem de ciclo de vida permitem que se tenha uma visão do gerenciamento de serviços pela perspectiva do próprio serviço, em vez de focar cada processo ou prática por vez
Na forma com que é proposto o ciclo de vida dos serviços, já se observa a atuação dos conceitos do ciclo PDCA, onde as fases do ciclo de vida devem estar integradas, fazendo com que cada fase gere saídas que são utilizadas como entradas para a próxima fase. A fase de Melhoria dos Serviços deverá estar funcionando paralelamente às demais, para monitorações e avaliações.
Analise a imagem a seguir e assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas de 1 a 4 com o nome de cada fase das atividades embutidas no ciclo de vida do serviço:

Segundo a Instrução Normativa SLTI/MP n. 04/2010, o Plano de Inserção da contratada será elaborado
Considerando a figura precedente, que ilustra os diferentes níveis do MPS/BR, julgue os itens subsecutivos.
No nível E (parcialmente definido), estão introduzidos os controles de medição, a gerência de configuração, os conceitos sobre aquisição e a garantia da qualidade.