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O CMMI (versão 1.2) sugere que suas

22 áreas de processo sejam agrupadas em quatro

categorias de afinidade. Essas categorias são:

Considere as seguintes afirmações sobre o Plan-Do Check-Act (PDCA).

I - O ciclo PDCA pode ser usado em todos os estágios do ciclo de vida de um produto ou em qualquer processo para correção de problemas, melhoria de processos e manutenção do nível de desempenho de um processo.
II - O elemento Plan (P) inclui uma fase inicial de trei-namento das novas práticas planejadas, seguida da implementação do processo.
III - O elemento Check (C) inclui o estabelecimento de metas e o processo propriamente dito (métodos, rotinas).

Quais estão corretas?

Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, conforme a Resolução nº 182/2013 do Conselho Nacional de Justiça.

(1) Plano de Trabalho
(2) Planejamento Estratégico Institucional (PEI)
(3) Planejamento Estratégico de Tecnologia da Infor-mação e Comunicação (PETIC)
(4) Plano de Contratações de Solução de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC)
(5) Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC)

( ) Instrumento que define os objetivos, as estratégias e os indicadores de desempenho a serem alcançados pelo órgão em um período determinado.
( ) Instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão de pessoas, de processos e de tecnologia da infor-mação e comunicação, que visa a atender as neces-sidades de tecnologia de informação e de comu-nicação de um órgão em um período determinado.
( ) Documento elaborado quando o objeto da contra-tação consignar a previsão de cessão de mão de obra da empresa contratada de forma exclusiva e nas dependências do órgão contratante.
( ) Instrumento que declara as iniciativas estratégicas da área de tecnologia da informação e comunicação que deverão ser executadas em um período deter-minado, em harmonia com os objetivos estratégicos do órgão.
( ) Conjunto de contratações de solução de tecnologia da informação e comunicação a serem executadas com base no PDTIC do órgão.

A sequência numérica correta de preenchimento dos parênteses da segunda coluna, de cima para baixo, é

Business Process Model and Notation (BPMN) – Nota-ção e Modelo de Processos de Negócio apresenta diversos elementos notacionais para modelagem de processos de negócio. Os elementos que são representados graficamente por círculos e que definem algum acontecimento no processo de negócio são denomi-nados

Quando se diz que um sistema tem “disponibilidade” operacional de 99%, significa que,

Segundo o PMBOK (Guide to the Project Management Body of Knowledge), para que os projetos avancem do início à conclusão, é necessário o cumprimento dos seguintes processos de gerenciamento, de forma sequencial:

Analise as afirmativas a seguir, com base nos conceitos de gerência de projetos do guia PMBOK.

I. Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado único.

II. A modificação de um programa de software usado em uma organização é um exemplo de projeto.

III. Um projeto pode ser encerrado caso ocorra uma mudança de estratégia ou prioridade e não exista mais a necessidade do projeto.

IV. Cumprir requisitos regulatórios, legais ou sociais é um fator que pode levar os líderes organizacionais a iniciarem um projeto.

É correto o que se afirma em:

Acerca da estratégia de governança digital, julgue o item que se segue.

O indicador barômetro de dados abertos foi escolhido para medir o impacto das iniciativas dos dados abertos no Brasil.

Julgue o item a seguir, a respeito de processos do ITIL.

Um dos objetivos do processo de gerenciamento de segurança da informação é garantir a confiabilidade na troca de informações entre a corporação e possíveis parceiros tecnológicos.

Julgue o item a seguir, a respeito de processos do ITIL.

Denomina-se oficiosidade ou serviceability os acordos mantidos com terceiros que fornecem serviços para a organização de TI.

Em um relatório referente a processos de qualidade de software de uma organização, foi apontada a necessidade de processos que fornecessem subsídios para os seguintes objetivos:

I produzir e analisar os requisitos de cliente, de produto e de componente de produto;

II identificar potenciais problemas antes que ocorram, para mitigar impactos indesejáveis que comprometam a realização dos objetivos.

Tendo como referência as informações dessa situação hipotética, julgue o item a seguir, relativo ao CMMI.

Para a melhoria do processo de software, especialmente no que se refere à qualidade de software, é suficiente a implantação de um modelo tal como o CMMI, pois os fatores organizacionais, nesse caso, não afetam a aplicação do modelo.

Acerca de modelagem de processos com BPMN, análise, melhoria e integração de processos de negócio, julgue o item a seguir.

Uma das abordagens para melhoria de processos, o lean tem como princípios-chave a maximização do uso de recursos e o processamento demandado pelo cliente.

Julgue o próximo item, a respeito dos indicadores de desempenho utilizados na gestão estratégica.

Os indicadores que permitem a avaliação dos resultados esperados são denominados direcionadores do desempenho (drivers).

A norma NBR ISO/IEC 27001:2013 fornece requisitos para estabelecer, implementar, manter e melhorar continuamente um Sistema de Gestão de Segurança da Informação. Considerando o ciclo PDCA, um escopo de requisito da norma que pertencente ao “D" - DO é:

Julgue o item a seguir, relativos aos princípios estabelecidos na norma ISO 38500.

A avaliação dos riscos à integridade da informação e à base de conhecimentos da organização constitui atividade recomendada pelo princípio da responsabilidade.

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