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Conforme a Instrução Normativa n.º 4/2014 do MPOG/SLTI e suas alterações, na fase de planejamento da contratação de uma solução de TI, as etapas de análise de riscos e a elaboração do termo de referência ou projeto básico são dispensáveis no caso de

Considere as capacidades dos processos conforme orientações constantes do MPS.BR - Guia Geral MPS de Software.


No que diz respeito ao atendimento aos atributos do processo (AP), pelo atendimento aos resultados esperados dos atributos do processo (RAP), se
1. um processo padrão é descrito, incluindo diretrizes para sua adaptação;
2. a sequência e interação do processo padrão com outros processos são determinadas;
3. os papéis e competências requeridos para executar o processo são identificados como parte do processo padrão;

então, o processo é

O Gerenciamento de Serviços estabelecido na ITIL v.3

No que diz respeito a banco de dados, julgue o item

Em um banco de dados, é necessária a abstração dos dados, de tal forma que o usuário não se importe com a forma como eles estão armazenados.

Um Analista de Informática está estudando as classificações atribuídas à maturidade e capacidade de processos constantes do CMMI-DEV versão 1.3 e MPS.BR - Guia Geral MPS de Software e observou a seguinte classificação de níveis de processos:

I. 1 (Inicial), 2 (Gerenciado), 3, (Definido), 4 (Gerenciado Quantitativamente) e 5 (Otimizado).

II. A (Em Otimização), B (Gerenciado Quantitativamente), C (Definido), D (Largamente Definido), E (Parcialmente Definido), F (Gerenciado) e G (Parcialmente Gerenciado).

III. 0 (incompleto), 1 (Desempenhado ou Executado), 2 (Gerenciado) e 3 (Definido).

Quanto à abordagem, a classificação acima corresponde, correta e respectivamente, aos níveis de

Os cinco livros do ITIL v3 representam os elementos fundamentais do ciclo de vida da gestão de serviços. A respeito do gerenciamento de serviços ITIL v3, é correto afirmar que esse ciclo de vida incorpora as funcionalidades dos três seguintes subsistemas de TI:

ITIL e COBIT representam os conjuntos de boas práticas relacionadas ao gerenciamento de TI. A respeito dos conceitos e das diferenças entre ambas, analise as opções abaixo e marque a alternativa correta.

 

1. De um modo geral, podemos dizer que são metodologias complementares pois não são concorrentes.

2. O COBIT cobre apenas 2 domínios, estes possuem processos que por sua vez possuem diversos objetivos de controle.

3. De maneira simplificada podemos afirmar que COBIT descreve “o que fazer”, já ITIL detalha mais a execução de serviços de TI, indicando, portanto, “como fazer”.

O ciclo de vida de um JOB é quase inteiramente controlado pelo JES. A única etapa que é controlada apenas pelo z/OS é a (o)

Um Analista em TI foi designado para gerenciar um projeto de software e, como gerente, ele deve iniciar pela comunicação à equipe e aos clientes de como o trabalho será feito, buscar antecipar eventuais problemas que possam surgir no decorrer do projeto e estabelecer soluções alternativas a eles. De modo geral, a formalização desses quesitos é registrada

Considerando a execução do processo de gerenciamento de mudança na ITIL v.3, após receber o pedido do solicitador da mudança, o gestor deve aferir a prioridade da mudança. Em seguida, ele notificará o Change

No PMBOK, a padronização de processos de governança de projetos, a definição de funções de apoio ao gerenciamento de um projeto e, se for o caso, a responsabilidade pelo gerenciamento real de um ou mais projetos, são atribuições do

De acordo com a Instrução Normativa n.º 4/2014 do MPOG/SLTI e suas alterações, no edital de licitação e contratação de determinada solução de tecnologia da informação (TI) por um órgão público, para garantir uma execução com qualidade e dentro do prazo contratual, deve-se

De acordo com a Instrução Normativa n.º 4/2014 do MPOG/SLTI e suas alterações, o documento que formaliza a solicitação à empresa para a realização da prestação do serviço contratado é denominado

   Considere que um serviço de solução de TI, com vigência contratual a expirar em poucos dias, esteja atrasado injustificadamente e que a fiscalização tenha aplicado à empresa contratada todas as penalidades possíveis previstas no contrato, mas a contratada não conseguiu compensar o atraso.

 

Nessa situação hipotética, tendo em vista que há grande interesse público de concluir o objeto do contrato, mesmo com atraso, uma solução adequada é

É dispensável que o gerenciamento de finanças como custos e orçamentos conste em guias e(ou) modelos de governança de TI, apesar de esse tipo de gerenciamento caracterizar ação associada à governança. Aliado ao gerenciamento de finanças, o orçamento

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