Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 2943 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

A liderança é, de certa forma, um tipo de poder pessoal.

Com relação aos diferentes tipos de poder que um líder pode

exercer, analise as afirmativas a seguir.

I. Poder coercitivo – O liderado percebe que o fracasso em

atender às exigências do líder pode levá–lo a sofrer algum

tipo de punição ou penalidade, que ele quer evitar.

II. Poder legitimado – é o poder que se apoia na esperança de

alguma recompensa, incentivo, elogio ou reconhecimento,

que o liderado pretende obter do líder.

III. Poder de referência – é o poder baseado na especialidade,

nas aptidões ou no conhecimento técnico da pessoa.

Assinale:

Com relação aos conceitos, aos objetivos e às funções de gestão de pessoas, julgue os itens a seguir

Diretrizes, políticas e práticas de recursos humanos incidem diretamente sobre medidas e indicadores de desempenho organizacional de cunho econômico-financeiro.

No que se refere ao comportamento organizacional, julgue os itens de 65 a 72.

O modelo de liderança situacional postula que a orientação comportamental para a tarefa ou para o relacionamento deve ser determinada em razão do grau de estruturação das atividades.

A respeito das funções de caráter estratégico desempenhadas por organizações públicas, julgue os próximos itens.

A definição de critérios para avaliação de provas dissertativas em certames públicos confere maior precisão à correção das respostas dos candidatos à medida que permite a ordenação dos desempenhos a partir do resultado médio do grupo de candidatos.

No que se refere à gestão por competências, tendência na gestão de pessoas em diversas organizações do setor privado e público, bem como às demais tendências relacionadas à administração de recursos humanos, julgue os itens a seguir.

A gestão por competências traz à tona a noção de que o desempenho de uma organização é fruto de interações deliberadamente previstas entre atributos estratégicos, estruturais, contextuais e relacionados às próprias competências organizacionais e individuais.

Julgue os itens que se seguem, relativos a educação, treinamento e conhecimento.

A educação corporativa é um processo direcionado que visa capacitar o funcionário para o desenvolvimento de uma atividade ou trabalho específico e acontece em quatro etapas: levantamento das necessidades; planejamento do programa de desenvolvimento; implementação; execução e avaliação.

São considerados resultados favoráveis decorrentes de um processo de treinamento, EXCETO:

Sobre treinamento e desenvolvimento de pessoas é correto afirmar:
I. Treinamento é o processo de ensinar aos empregados as habilidades básicas que eles necessitam para desempenhar seus cargos.
II. Treinamento é o processo educacional de curto prazo, aplicado de maneira sistemática e organizada, através do qual as pessoas aprendem conhecimentos, habilidades e atitudes em função dos objetivos definidos.
III. Dramatização, uma das técnicas utilizadas em treinamentos, ocorre em módulos nos quais há ênfase na análise comportamental e na reação de terceiros a uma situação. O treinando assume um determinado papel previamente estabelecido pelo instrutor, onde se busca muito mais trabalhar ângulos emocionais do que racionais.
IV. Desenvolvimento focaliza geralmente os cargos a serem ocupados na organização e as novas habilidades e capacidades que serão requeridas.
A sequência correta é:

Assinale “V” para as afirmativas verdadeiras e “F” para as afirmativas falsas:
( ) Mostrar intimidade, fazer brincadeiras que normalmente são aceitáveis no dia a dia dentro da empresa, diante de pessoas de fora, pode parecer falta de respeito à hierarquia, ou que a empresa não se preocupa com sua imagem.
( ) Nunca fale mal das empresas nas quais já tenha trabalhado e nem comente sobre os segredos e particularidades delas, pois essa não é uma atitude ética e sim a de um profissional que não passa a menor credibilidade.
( ) Para que tenhamos continuidade no bom trabalho desenvolvido dentro de uma empresa, é possível e devemos querer que a nossa opinião prevaleça sempre.
( ) Objetividade em uma reunião de trabalho não é indispensável. Em uma reunião, o importante é todos os participantes estarem livres para debater quais assuntos e ideias eles acharem ser de interesse para o momento.
A alternativa correta é:

Quanto aos processos de treinamento e desenvolvimento de pessoal, assinale a alternativa que indica o método de treinamento cujas principais características são a flexibilidade e a facilidade de adaptação a diferentes situações e indivíduos.

A arte gerencial de analisar uma organização, refletindo sobre a função do pessoal alocado às tarefas e quanto ao modo como as pessoas são afetadas pelo ambiente de trabalho, conduz aos objetivos comuns à administração de pessoal. Com base nessa informação, assinale a alternativa que apresenta esses objetivos.

Considerando que a interação entre funcionário e organização é um processo recíproco, assinale a alternativa que explica essa reciprocidade.

Considere que a Funpresp-Exe, no respectivo processo seletivo, determina as exigências do conhecimento em gestão como um fator primordial para os futuros ocupantes dos cargos funcionais. Acerca desse tema, é correto afirmar que os fatores mais significativos relacionados ao desempenho das equipes são

Assinale a alternativa que indica funções da administração de recursos humanos.

Assinale a alternativa que apresenta o que é gestão de pessoas ou administração de recursos humanos nas organizações.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282