Julgue os itens a seguir, relativos a qualidade de vida no trabalho.
A cultura e a mentalidade da organização não são relevantes na implementação de programas de qualidade de vida no trabalho.
Acerca do comportamento organizacional, julgue os itens a seguir.
O comportamento organizacional investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura da própria organização têm sobre o desempenho das empresas.
A moderna administração reconhece nas pessoas que integram uma organização o seu ativo mais importante. A gestão de pessoas envolve um conjunto de processos referentes às políticas e práticas para a administração do trabalho (ChiAvenAto, 2005). Assinale a alternativa que não corresponde a um processo de gestão de pessoas.
A comunicação é um processo necessário dentro das organizações para o qual se deve estabelecer um canal efetivo e transparente afim de obter resultados positivos
.Assinale a alternativa que indica a ordem correta dos elementos do processo de comunicação.
São funções do departamento pessoal as relacionadas abaixo, exceto:
A gestão estratégica de pessoas constitui uma resposta às críticas de que as áreas de administração de recursos humanos são desarticuladas dos objetivos organizacionais, reativas e concentradas em rotinas e operações administrativas. A respeito desse tema, assinale a opção correta.
A respeito dos aspectos relacionados à função de gestão de pessoas, julgue os itens subsecutivos.
A avaliação em 360º inclui todas as pessoas que atuam direta ou indiretamente com o avaliado, abrangendo os superiores, subordinados e pares, além dos clientes e fornecedores internos e externos
Julgue os itens seguintes, relativos a modelos de gestão de pessoas.
A gestão por competência origina-se dos modelos normativos-prescritivos de gestão de pessoas e constitui-se de ferramentas padronizadas de tomada de decisão gerencial.
No que se refere ao comportamento organizacional, julgue os itens que se seguem.
Os gestores desempenham importante papel nas organizações, atuando como canal central de comunicação no processamento de informações e no compartilhamento de informações internas e externas ao ambiente organizacional com os seus subordinados.
No que diz respeito à gestão de pessoas e aos seus processos constituintes, julgue os itens a seguir.
De acordo com a gestão de desempenho, as tarefas e atividades de uma organização devem ser realizadas com base nas competências e nos resultados dessa entidade.
Com relação à cultura organizacional e ao desenvolvimento organizacional, julgue os próximos itens.
Os sistemas de valores de uma organização exprimem as características básicas que as pessoas compartilham nesse ambiente, tais como inovação e assunção de risco, atenção aos detalhes e orientação para resultados.
Na administração pública, de forma geral, as funções de recursos humanos tendem a ser influenciadas por aspectos institucionais que limitam a efetividade das políticas de gestão de pessoas. Em relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
Em geral, os métodos de avaliação mensuram, além do comportamento e da produtividade, aspectos ambientais e motivacionais, visando, portanto, o aprimoramento do desempenho dos funcionários.
A área de comportamento organizacional é um alicerce da função de gestão de pessoas, pois, por meio dela, intenta-se compreender as relações que os indivíduos estabelecem entre si e com o contexto de trabalho. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
Indivíduos com elevados níveis de autoeficácia, em razão da forte crença de que são capazes de obter sucesso em determinada atividade, tendem a reduzir seu empenho quando recebem feedbacks negativos.
Julgue os itens subsequentes, relativos a liderança, motivação e desempenho.
Nas organizações públicas, lideranças eficazes decorrem diretamente de atribuições regimentais e de uma estrutura organizacional rígida e com muitos níveis hierárquicos.
As grandes organizações são as responsáveis pelas primeiras mudanças. Existiam patrocínios de estudos acadêmicos, havendo uma valorização de novas posturas de comando. Diga-se que não era propriamente resultado da sensibilidade patronal daquela época. Sempre foram, como ainda são hoje, investimentos interessantes do ponto de vista da imagem da empresa e do seu marketing político.
Neste cenário, a área de gestão de pessoas começou a surgir, a partir do desenvolvimento dos processos, métodos e normas de trabalho, o interesse no estudo de alguns fenômenos observados no campo da psicologia organizacional e da sociedade no trabalho, principalmente, no que tange ao comportamento do homem.
Dentro do contexto das mudanças houve a evolução da área de gestão de pessoas, que se caracteriza por: