Sobre a avaliação do desempenho do colaborador, analise as afirmativas a seguir:
I. A avaliação deve cobrir o desempenho nas atividades, alcance de metas e objetivos.
II. Deve concentrar-se em uma análise objetiva do desempenho.
III. a ênfase no processo se dá sobre o preenchimento dos formulários.
IV. Os comentários desfavoráveis do avaliador conduzem a uma reação negativa e de não aceitação por parte do avaliado.
São pontos fracos do processo avaliativo:
Dentre os critérios de avaliação da gestão pública, deve-se levar em consideração, além da a excelência no atendimento aos cidadãos,
A Avaliação consiste no processo de obtenção de informações sobre os efeitos que um programa de treinamento e desenvolvimento de pessoas tem na concretização das metas da empresa. Compreende 4 (quatro) níveis:
I. Avaliação de Reação.
II. Avaliação de Aprendizagem.
III. Avaliação Com portamental.
IV. Avaliação do Resultado Final.
Associando os itens I, II, III e IV às lacunas a seguir, temos respectivamente:
( ) É o nível de avaliação mais complexo, pois não pode ser feito de maneira imediata. Utiliza–se de amostragem de atividades.
( ) Utiliza–se de questionários.
( ) A grande dificuldade deste nível de avaliação está em separar do treinamento dos efeitos de outras atividades e eventos .
( ) Utiliza–se de entrevistas objetivas ou testes de perguntas abertas.
Assinale a sequência correta, de cima para baixo é:
A técnica de avaliação de desempenho refere‐se ao monitoramento de fatores com os quais os gestores podem equilibrar as necessidades individuais dos trabalhadores de forma a obter os melhores resultados para a organização e as pessoas. Com relação aos objetivos de um processo de avaliação do desempenho, analise as afirmativas a seguir. I. Identificar hiatos entre o padrão de excelência e a performance apresentada pelos colaboradores. II. Orientar a elaboração do plano de treinamento e desenvolvimento. III. Conciliar o interesse da empresa em relação aos interesses dos empregados. Assinale:
A avaliação de desempenho é o processo de medir
o desempenho do funcionário. Existem formas de
se fazer esta avaliação. Sobre o tema, avaliação de
desempenho e suas metodologias, leia as sentenças e
assinale a alternativa correta:
I. A avaliação de desempenho também está ligada ao
processo de administração de salários e aos planos de
desenvolvimento e de carreira.
II. A avaliação de desempenho por objetivos é uma técnica
orientada para resultados do trabalho e não para
procedimentos formalizados.
III A avaliação de desempenho por fatores consiste em
definir um conjunto de fatores que retratam um padrão
de comportamento desejado.
Quando num processo de avaliação de desempenho, o gestor se deixa levar por alguma característica do avaliado que o tenha marcado de forma significativa a ponto de impedir que ele interprete outras características relevantes com isenção e objetividade, este se encontra sob a influência
A respeito dos aspectos relacionados à função de gestão de pessoas, julgue os itens subsecutivos.
A avaliação em 360º inclui todas as pessoas que atuam direta ou indiretamente com o avaliado, abrangendo os superiores, subordinados e pares, além dos clientes e fornecedores internos e externos
"A avaliação de desempenho realiza a verificação formal e permanente dos funcionários diante das tarefas e responsabilidades definidas para seu cargo e os resultados alcançados."
Com relação aos padrões de desempenho, assinale a afirmativa correta.
Desempenho humano é o ato ou efeito de cumprir ou
executar determinada missão ou meta previamente
traçada. Sobre desempenho e sua avaliação, leia as
sentenças e assinale a alternativa correta:
I. A avaliação de desempenho (AD) é um instrumento
Gerencial que permite ao administrador mensurar os
resultados obtidos por um empregado ou por um grupo,
em período e área específicos (conhecimentos, metas,
habilidades, etc).
II. A avaliação de desempenho foi basicamente criada
para criticar o desenvolvimento cognitivo dos
empregados durante sua permanência na organização,
e especificamente para medir seu nível de CHA
(conhecimentos, habilidades e atitudes).
III. A avaliação de desempenho ao longo do tempo teve
sua dimensão e abrangência modificados e ampliados.
Entre as diversas utilidades encontradas na utilização
do instrumento de avaliação do desempenho destaca- se: identificação dos empregados que necessitam de
aperfeiçoamento; definição do grau de contribuição nos
resultados da empresa; a descoberta do surgimento
de novos talentos; facilitar o autodesenvolvimento
dos empregados; fornecimento de feedback aos
empregados; subsidiar programas de mérito, promoções
e transferências.
As organizações utilizam diversos métodos para a avaliação dos seus colaboradores. o método em que o funcionário é avaliado por todos aqueles que interagem com ele (o chefe, os colegas e os subordinados, entre outros) é denominado
Para Levinson, a Administração por Objetivos e os processos de avaliação de desempenho são inerentemente autodestrutivos a longo prazo, por se basearem em uma psicologia de recompensa e punição que intensifica a pressão exercida sobre cada indivíduo, proporcionando-lhe uma escolha de objetivos muito limitada.Tais processos podem ser:
Conjunto de características cognitivas e atitudinais que faz com que uma pessoa seja vista e avaliada de uma determinada maneira:
Em contraste com as abordagens comparativas de avaliação de desempenho, as abordagens absolutas especificam padrões exatos de medição. Das abordagens absolutas, o método que se utiliza de frases qualitativas e não de informações quantitativas, dificultando assim sua aplicação em decisões de avaliação, denomina-se
Roberto Padilha é proprietário da empresa Max Pinturas em
Jaboatão dos Guararapes, na região metropolitana de
Recife/PE. Em 2010, 12 dos 98 pintores deixaram a Max em
busca de salários maiores na concorrência. Cada vez que um
deles saía, era preciso recrutar e treinar do zero novos
profissionais. Padilha começou a reagir para evitar que a falta
de gente interrompesse a trajetória de crescimento da
empresa. Ele solicitou aos seus gerentes uma avaliação da
produtividade de cada funcionário e a usou como base para
esboçar um plano de carreiras para seu pessoal. No caso dos
pintores, ele criou três níveis hierárquicos, concedendo
aumentos de até 25% aos mais produtivos.
(Falta gente na sua empresa? Revista PME Exame. Abril/2011,
adaptado)
Padilha, ao solicitar aos gerentes uma avaliação da produtividade dos funcionários, definiu a função de gestão de pessoas da empresa Max Pinturas como
Considerando-se os métodos de avaliação do desempenho no trabalho, é correto afirmar que